quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Conflux Review: Parte 3/X

Ah, o vermelho. Acredito que essa seja a cor mais badaladas de conflux, já que ela revelou cartas fortes contra o Deck to Beat (fadas) do momento. Acho que é a cor com mais cartas jogáveis! Sem muitas delongas, vamos a análise!



Red (20/20)

Banefire - XR
Sorcery (Rare)
Banefire deals X damage to target creature or player.
If X is 5 or more, Banefire can't be countered by spells or abilities and the damage can't be prevented.
Limited: O Limited é um formato "caótico". Você não tem acesso a todas as cartas que queria, e por isso as vezes fica faltando "aquela" carta de 3 manas, só pra não deixar passar o turno em branco, ou você fica em dúvida se coloca mais uma de custo 2 ou uma bomba. Kicker era forte em limited por isso, você podia comprar a carta no começo e usá-la ou no final usá-la mais forte! Essa carta, como todo "x de dano" é assim, MUITO versátil. Ela é uma removal de bichinhos, ela é uma removal de bombas, ela é um finisher no oponente! Excelente a carta, como toda XR - Causa X. É BOMBA sim, porque justifica o splash!
T2: Se vocês acharam que eu puxei o saco dela no limited, no T2 é muito pior! A habilidade de não poder anular se torna relevante, e a carta promete abalar o formato. Fadas muitas vezes controla o jogo com seus 5~7 pontos de vida, e a bitterblossom na mesa (ou sendo removida nesse ponto pela mistbind clique). E se você, mesmo com os comandos e spellstutters não tivesse mais SEGURANÇA NENHUMA contra o QnT? E mesmo contra o toast, uma partida MUITO lenta, tomar um desses...? Ela vai lançar cara, e não vai abaixar! Carta muito forte, não falo que é minha aposta na edição porque isso não é uma aposta, é uma certeza. =)

Bloodhall Ooze - R
Creature - Ooze (Rare)
At the beginning of your upkeep, if you control a black permanent, you may put a +1/+1 counter on Bloodhall Ooze.
At the beginning of your upkeep, if you control a green permanent, you may put a +1/+1 counter on Bloodhall Ooze.
A drop of blood spilled from the first dragon.
1/1
Limited: Muito boa também! Você desce ela rápido, e vai castigando aos poucos o oponente, até uma hora que se torna gigante. Obviamente em Jund é obsceno, mas eu usaria mesmo que estivesse em Grixis ou Naya, porque a carta é muito boa! Simplesmente vale o investimento, porque ele em 98% dos jogos vai chamar a removal ou ficar pelo menos 4/4.
T2: Eu, de início, considerava a carta razoável, mas conseguiram me convencer que é forte! No "MonoRed", que vai Boggart Ram Gang, Ashenmoor Gouger entre outras cartas, ele pode ir pumpando quase que no ritmo da figura, e convenhamos, ele atacando 3 pelo investimento de uma mana no turno 1 já é o bastante. Tá certo que a Figura é uma ameaça sozinha (ela + lands), esse precisa de outras permanentes, mas com uma Bitterblossom na mesa por exemplo já é o bastante. No block a carta fica ainda melhor! Me convenceram que a carta é boa e vai jogar, e agora eu acredito nisso!

Canyon Minotaur - 3R
Creature - Minotaur Warrior (Common)
I got nothin'.
3/3
Limited: Bom, desnecessário comentários, porque nem tem o que comentar. Pior do que criaturas como Rhox Charger, mas razoável.
T2: Carta pra Limited? Simmm!

Dark Temper - 2R
Instant (Common)
Dark Temper deals 2 damage to target creature. If you control a black permanent, destroy that creature instead.
Limited: Muito forte! 3 manas causa 2 já é bom (sim, você quer usar isso em Naya inclusive), mas tem a opção de ser 3 manas destrói a criatura, sem conversa nenhuma! Carta muito boa!
T2: No T2 ela não terá tantas chances. Aliás, nenhuma. É um dano que só pode ser usado em criaturas, e se você tem preto também (para poder destruir), não é melhor usar uma removal efetiva?

Dragonsoul Knight - 2R
Creature - Human Knight (Uncommon)
First strike
{W}{B}{U}{R}{G}: Until end of turn, Dragonsoul Knight becomes a Dragon, gets +5/+3, and gains flying and trample.
2/2
Limited: Sério, se você conseguir ativar, 7/5, fly, trample, first strike é quase GG. Fora isso, 3 manas por um 2/2 iniciativa é aceitável. Gosto muito da carta, prefiro se tiver acesso as 5 cores, mas acho plenamente usável mesmo sem acesso a elas.
T2: 5 manas definidas e diferentes pra ativar a habilidade? Só se a habilidade for "ganhe o jogo", "compre 5 cartas" ou coisa assim...

Fiery Fall - 5R
Instant (Common)
Fiery Fall deals 5 damage to target creature.
Basic landcycling {1}{R} ({1}{R}, Discard this card: Search your library for a basic land card, reveal it, and put it into your hand. Then shuffle your library.)
Limited: Removal é removal! Pode buscar um terreno pra corrigir a curva e no final 5 de dano é uma removal razoável. Não acho lá essas coisas, e MUITO melhor no selado do que no draft, mas é aceitável!
T2: Lembra aquela história de carta pra limited...?

Goblin Razerunners - 2RR
Creature - Goblin Warrior (Rare)
{1}{R}, Sacrifice a land: Put a +1/+1 counter on Goblin Razerunners.
At the end of your turn, you may have Goblin Razerunners deal damage equal to the number of +1/+1 counters on it to target player.
3/4
Limited: Forte! Quase bomba! 4 manas por um 3/4 é razoável, sacrificar lands para aumentar o P/T é mais forte, e no eot ainda causar dano direto no oponente? A carta é MUITO boa, ainda mais no formato lento que tende a ter MUITOS terrenos na mesa e levar o jogo ao late game muitas vezes!
T2: Eu acho que joga! A criatura é, na minha opinião, melhor que o Siege-Gang, já que dá utilidade aos lands (e você usa vários, porque, a via de regra, vai demigod também) e se o cara não responder logo, ele tá perdido! Isso dá dano em planeswalker e na minha opinião vai jogar no formato constructed! (tanto t2 como block)

Hellspark Elemental - 1R
Creature - Elemental (Uncommon)
Trample, haste
At end of turn, sacrifice Hellspark Elemental.
Unearth {1}{R}
3/1
Limited: Eu não gosto muito da carta, porque em alara o jogo fica muitas vezes travado, e é melhor uma criatura que fique em jogo para continuar travando do que essa, mas eu enxergo situações onde a carta é boa, principalmente jogando de Jund ou Grixis. Eu considero um filler, e não muito bom, mas posso estar enganado...
T2: Bem melhor do que spark elemental, que funciona como um "na melhor das hipóteses tome 3". Talvez seja o primeiro Unearth a jogar no constructed, e talvez tenha espaço até nos burns t4. Gostei da carta, considero ela "justa".

Ignite Disorder - 1R
Instant (Uncommon)
Ignite Disorder deals 3 damage divided as you choose among any number of target white and/or blue creatures.
Limited: Justíssimo! Joga contra Esper e Bant e é aceitável contra Naya e Grixis. Pode ser até uma "semi cólera" depois de acertar alguns blocks, ou uma removal (2 manas 3 num bicho). Lógico, para ser usado de side, mas acho a carta forte!
T2: A carta é boa contra kithkins, mas não enxergo como ela pode valer o slot no lugar de piroclasma por exemplo... acho que no T2 não tem vez não!

Kranioceros - 4R
Creature - Beast (Common)
{1}{W}: Kranioceros gets +0/+3 until end of turn.
5/2
Limited: Se tiver acesso a W, bom! 5 manas por 5/2, que pode inflar a resistência pelo menos 2 vezes (suponho). Mesmo pagando, 5/8 é virtualmente imortal, o que o torna um bom blocker e como atacante vai geralmente matar a criatura do oponente e sobreviver.
T2: Blablabla, limited, blablabla.

Maniacal Rage - 1R
Enchantment - Aura (Common)
Enchant creature
Enchanted creature gets +2/+2 and can't block.
Limited: Legal, pump permanente e a criatura só vai atacar! Mas, conforme eu havia dito, Auras geralmente só jogam se compensarem a potencial disadvantage que se toma na removal da criatura, e essa aura não é boa o suficiente. Filler total, e com muita tristeza de ter que usar!
T2: Já esteve no T2 (é reprint) e nada mudou para fazer a carta jogar de repente. =)

Molten Frame - 1R
Instant (Common)
Destroy target artifact creature.
Cycling {2}
Limited: Acho que não dava para ser mais específico quanto ao "vs Esper" do que isso. É uma removal consistente, de bombas inclusive (Sharuum, a que faz Tópteros quando causa dano, entre outras. E se você comprar numa hora que não vai valer a pena, você pode ciclar. Eu arrisco dizer, que pelo cycling, também na falta de cartas decentes, você possa usar de main deck (porque criaturas artefato azuis jogam em grixis por exemplo), então a carta dificilmente vai ser totalmente ruim, e mesmo que seja, você pode ciclar, mas num geral, carta de side. (Em draft é 100% side).
T2: Criaturas artefatos no t2? E se tiverem para justificar o in, você não vai querer ciclar, porque você pois de side a carta, então melhor usar o Smash to Smithereens, muito melhor. =)

Quenchable Fire - 3R
Sorcery (Common)
Quenchable Fire deals 3 damage to target player. It deals an additional 3 damage to that player at the beginning of his or her next upkeep unless that player pays {U} before that step.
Limited: Razoável! 3 de dano no oponente, que podem virar 6, não é excelente porque é só em jogador, e também não seria uma carta garantida do baralho, mas considero um excelente filler.
T2: Não... a maioria dos decks vai azul, e os que não vão, a via de regra, ignoram esse dano.

Rakka Mar - 2RR
Legendary Creature - Human Shaman (Rare)
Haste
{R}, {T}: Put a 3/1 red Elemental creature token with haste into play.
2/2
Limited: Bomba! Floodar a mesa de 3/1 só pode ser bom! Se o cara tiver numa zicadinha, por menor que seja, vão acumuladndo esses tokenzinhos e aí meu amigo... acho a carta muito forte!
T2: Não consigo enxergar espaço. Não existe nenhuma interação forte o suficiente (Intruder alarm seria token porem interessante), e eu prefiro inúmeros outros drops antes desse. Pode até ser que jogue 1-of por ser uma threaten sozinha na mesa (a longo prazo), mas seilá...

Toxic Iguanar - R
Creature - Lizard (Common)
Toxic Iguanar has deathtouch as long as you control a green permanent.
1/1
Limited: Alguma dúvida que é um blocker? Muito melhor em Jund do que em Naya, pois Jund se beneficia das mortes de criaturas, acho razoável, longe de bom.
T2: ... Se fosse 1 mana, 1/1 deathtouch ia ser meio ruim, tendo dependências para ganhar o deathtouch é muito ruim.

Viashino Slaughtermaster - 1R
Creature - Viashino Warrior (Uncommon)
Double strike
{B}{G}: Viashino Slaughtermaster gets +1/+1 until end of turn. Play this ability only once each turn.
1/1
Limited: Em jund é ótimo, em outras cores ainda é bom! Ele troca pelas criaturas /2 ou por /4, e lembre-mos que limited é um formato CHEIO de pumps, onde o potencial dele fica elevado! Imagine você de Naya usando um Resounding Roar ou Sigil Blessing e vendo ele causar 8 no oponente...
T2: No T2 é difícil, porque o pump dele é muito proibitivo, e as cores dele te levam ao mana ramp, que vai rampar nesse turno ao invés de dropar uma criatura que morre pra mogg fanático...

Volcanic Fallout - 1RR
Instant (Uncommon)
Volcanic Fallout can't be countered.
Volcanic Fallout deals 2 damage to each creature and each player.
Limited: Forte! Danos globais costumam ser fortes, pois agem como cólera (as vezes de um lado só dependendo da skill e outros fatores), e ainda causa nos players (jogadores de red costumam ser aggros)! Infest é bom, esse que é instant é melhor!
T2: Taí uma carta que promete mudar o metagame. Ela é basicamente um "fadas, eu não tenho mais medo de você!" O fadas não vai parar de jogar (até cair, na minha opinião), mas essa carta é uma paulada na cabeça. Não pode ser anulada e zera a mesa do fadas (só sobra a mistbind), considerando a adição de banefire junto, eu não acho que seja "eu tenho isso então vou ganhar do fadas", mas algo do tipo "eu tenho isso e agora tenho chances contra fada". Imagina o cara na upkeep fazendo a mistbind e tomando um desses...? Ouch!

Voracious Dragon - 3RR
Creature - Dragon (Rare)
Flying
Devour 1
When Voracious Dragon comes into play, it deals damage equal to twice the number of Goblins it devoured to target creature or player.
4/4
Limited: 5 manas, 4/4 fly. É bom! Ops, ainda tem habilidades, devour e pode causar dano no cara! Eu não abri selados ainda para ver uma média razoável de goblins que podemos ter no pool, mas sacrificar os dois tokens do Dragon Fodder para matar uma criatura ou causar 4 no oponente já é aceitabilíssimo! Carta muito forte!
T2: Se tivesse haste ia ser faaar away melhor... não tem, então é aceitável. Eu não sei se vai jogar, me parece interessante, mas ruim (assim como o haste/devour 2)... eu acho que não vai jogar, mas posso estar enganado.

Wandering Goblins - 2R
Creature - Goblin Warrior (Common)
Domain - {3}: Wandering Goblins get +1/+0 until end of turn for each basic land type among lands you control.
0/3
Limited: Médio... parece bom ele poder ficar 4/3 ou mesmo 5/3, e com 6 manas um poder "incrível" de 8... mas por outro lado, você só quer ele no late game, pois não pode ficar gastando manas pra pumpar e deixar de desenvolver o jogo no começo... talvez eu usasse UM deles se tivesse na pool, e olhe lá.
T2: Não. Ele é 3 manas por 0/3, e digamos que você pague para ele ficar 5/3 (olha bem, você tem um land de cada em jogo!) ele ainda toma todas as removals... só limited mesmo, e olhe lá!

Worldheart Phoenix - 3R
Creature - Phoenix (Rare)
Flying
You may play Worldheart Phoenix from your graveyard by paying {W}{U}{B}{R}{G} rather than paying its mana cost. If you do, it comes into play with two +1/+1 counters on it.
2/2
Limited: Se você tiver acesso as 5 cores, forte! Mesmo que você só use no turno 23, o formato é lento, e uma 4/4 na mesa é forte! Fora disso, 4 manas por um 2/2 fly é médio, acho que até joga como filler...
T2: Aqui acho que é onde eu vou quebrar a cara! Eu acho isso bom! Imagino um QnT por exemplo usando a carta, já que no late game ela é uma kill condition razoável. O problema é que eu conheço a existência de magma spray, condemn, bant charm e unmake, então a kill condition boa por ser recorrente perde a recorrência. É, pensando melhor, não vai jogar. =(





Aqui se encerra a análise parte 3/X (X = 5 ou 6, pois há chances de aparecer uma análise sobre legacy/vintage!), amanhã devo postar o verde!

Não se esqueçam de comentar, seja pelo incentivo, críticas ou sugestões!

Até amanhã!

3 comentários:

  1. Muito bom o review. Tenho,como sempre, acompanhado o blog diariamente e esperava ansiosamente pela análise do vermelho de conflux. Assim como tu disseste, acho o vermelho a cor mais forte e até por atualmene estar jogando de monored tinha uns pensamentos parecidos com os seus quanto as cartas que devem jogar.

    O que realmente me surpreendeu foi o Bloodhall Ooze. Nunca tinha pensando nesse bixo rodando no monored. Ainda acho que Figure não vai perder seu lugar, mas um playtests com ele ainda são válidos.

    abraços.

    ResponderExcluir
  2. ae, legacy ftw /o/

    boas analises!

    Kami

    ResponderExcluir
  3. Boa análise, só discordo da análise da Phoenix, pois é bem forte se pensarmos que as remoções dos agros já vão estar apontadas para Wall of Reverence e pelo fato de que Volcanic Fallout é um bom card, mas também não vai ser tão fodástico assim no field.

    ResponderExcluir