quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Preparando-se Para um Grande Torneio: Qual Seu estilo de Jogo?

Escrito por Robson “Bones” Toneto
Adaptado por Cauê “Chineis” Hattori

Os jogadores sempre tem dúvidas sobre qual deck eles irão utilizar nos torneios realmente relevantes, em que REALMENTE se quer ganhar (PTQ, GP, etc...).
Para fazer a sua escolha, é necessário você saber qual é o seu tipo de jogador. Você sabe qual é o seu?

Agro
O deck aggro visa assumir uma postura ofensiva na partida.

Agro-Control
O aggro control também possui uma postura ofensiva, mas ele tem mais opções de contornar jogadas do oponente, seja destruindo permanentes, anulando mágicas ou descartando cartas. É menos rápido que o aggro, costuma assumir uma postura control contra os aggros e uma postura aggro contra os controls.

Control
É, você vai sempre ser reativo, esperar as mágicas do oponente para decidir qual mágica sua melhor reage a dele.

Combo
Eu não ligo para você, e vou fazer minhas interações/jogadas que fazem eu ganhar o jogo, não importa what the hell você faz.

Vale lembrar que essa escolha já vem dos decks que você mais gosta de jogar com os amigos mesmo, só para se divertir, até mesmo fora do magic! (no Diablo você joga com o Bárbaro ou a Maga? =Þ )

Cada jogador escolhe o deck que mais lhe agrada, não porque não sabe utilizar outros, mas sim porque você se sente mais confortável com esse deck, você sabe o que faz, quando é hora de acelerar ou diminuir o ritmo. Lógico que esse feeling só vem com treino, muito treino, e essa é a dica para se preparar: escolha o deck que te conforta e treine MUITO, mas muito mesmo!

Eu por exemplo, sou um jogador que na enorme maioria das vezes jogo de Agro ou Agro-Control, é com esse estilo de deck que eu me sinto bem e obtive meus melhores resultados, embora eu já tenha jogado de control e combo, mas não me sinto bem com esses decks, e acabo não conseguindo bons resultados!

Para obter bons resultados, é importantíssimo definir seu estilo de jogo! Lógico que existem jogadores polivalentes, ou você mesmo pode mudar seu estilo de jogo com o tempo, mas isso não acontece num geral!

O modo como pessoas pensam diferente em situações iguais influencia MUITO o modo como elas jogam! Em linhas gerais, jogadores mais impulsivos, agitados, impacientes e explosivos preferem decks agro ou combo, enquanto uma pessoa calma e pensativa irá preferir os controls ou agro control.

Lembre-se que até mesmo num draft ou num selado isso causa influências no seu modo de jogo, embora você tenha tendências a seguir seu pool ou o que está acontecendo no draft, você terá suas preferências SIM!

É como se fosse um Skill Test: A situação é de um jogador com um incinerar na mão e 4 pontos de vida, o oponente tem também 4 de vida e faz um Boggart ram-gang, ficando sem cartas na mão. A sua postura basicamente define como você vai jogar nessa situação! Você prefere matar o boggart e zerar o jogo (os dois na mesma situação) ou você prefere arriscar e ganhar na volta? As opiniões de cada jogador mostram o estilo de cada um deles! (talvez nessa situação argumente-se com fatos estatísticos, mas não cabe ao momento uma situação muito mais elaborada do que isso)

Agora é hora de VOCÊ se perguntar: Qual é meu estilo de jogo? Definido seu estilo, é mais fácil você escolher o deck que quer usar, e aí resta treinar e treinar muito, até você adquirir a confiança nele (aquela coisa de “eu vou fazer isso porque eu sei que vai acontecer isso”). A partir daí é concentração, lembre-se das táticas e deixe que seu nível de jogo aumente, porque as vitórias e bons resultados serão apenas consequência de um trabalho duro e focado!

Volto a ressaltar que esse artigo foi feito pelo Bones e simplesmente adaptado por mim. =)

Se você também quer ter um texto publicado aqui, não perca tempo e entre em contato comigo, ou simplesmente faça sugestões sobre temas que você gostaria de ler!

E sintam-se a vontade para comentar. =)

2 comentários:

  1. rapaz, isso conta MUITO mesmo. Eu sempre joguei de control, SEMPRE.

    Quando voltei a jogar magic, no começo de dezembro, optei por um monored devido ao custo/benefício. No começo dos playtests eu me pegava noobando muito com dano e mais dano na mão escorando alguma possível criatura inimiga.

    ResponderExcluir