quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Levando a Regra ao Extremo

Esse post é quase que de exclusividade para jogadores competitivos, já que dificilmente conhecemos um jogador casual, que joga com os amigos que seja anti-desportivo. É a mesma coisa que você jogar bola na rua e um adversário quebrar sua perna ou te dar uma cotovelada. Sério, você tá jogando bola na rua, com o "gol" feito com dois chinelos. Isso é mesmo necessário?

Mas aí vem a grande idéia: E se fosse um jogo sério, seria necessário quebrar a perna do seu adversário ou dar uma cotovelada nele? Ambos são lances desleais e anti-desportivos! E não importa se o jogo não vale nada ou é a final da UCL, antes de tudo é um esporte, não uma guerra!

Deixando um pouco as metáforas de lado, venho finalmente abordar a questão dos jogadores de magic que "levam as regras ao seu extremo".

O que é um "tapeteiro"?
Tapeteiro é aquele jogador que tenta ganhar de você não pelo jogo, mas por detalhes da regra que as vezes você até sabe, mas não percebe a intenção dele, através de perguntas capciosas.
Exemplo: Você vai atacar. Eu falo para você "tenho efeitos antes de você atacar". Antes do seu ataque eu viro duas montanhas e uma floresta e declaro um Incinerar em você. Aí eu falo "ops, eu virei uma mana a mais... anota aí que eu tomei um ponto de dano de mana burn". Você anota e então vai atacar, e eu falo "você anotou o mana burn, então já saímos da fase de ataque, você não pode mais atacar". Perceba, eu te ludibriei. Você queria atacar, você ia atacar, mas através de uma jogada e um detalhe da regra, você saiu da fase de ataque. A jogada foi perfeitamente correta, uma pena que eu serei desqualificado do torneio por atitude anti-desportiva (também chamada no magic de Cheating - Trapaça).

Como assim desqualificado? Você quer dizer que por causa de uma única jogada dessa, de um jogador exemplar como eu, eu serei eliminado do torneio? Exatamente. E fique feliz se não tomar um gancho da wizards e ficar sem poder jogar por alguns meses... entendam, a tolerância com trapaças (por trapaça entenda: ações que visam fraudar o jogo, transformar o jogo num jogo de sorte (rolar dados para determinar o vencedor, etc) ou ganhar vantagem sobre o oponente de maneira desonesta) é ZERO. Você pode ter salvo 32 filhotes de guaxinins de um incêndio protegendo-os com sua própria carne, nada em seu currículo de "bom jogador" pode salvá-lo de uma punição, e é por isso que você deverá saber que cheating é uma atitude desonesta.

A "Arte" de Tapetar
Honestamente, o que mais faz aparecer jogadores tapeteiros, é que eles acreditam que isso é uma arte. Assim como o pixador acredita estar sendo reconhecido e tem orgulho disso, muitos jogadores acham que sua atitude é certa, que eles merecem ser beneficiados por conhecerem cada detalhe da regra e saberem usá-la ao seu favor, não percebendo que eles estão sendo desonestos.

Jogador Sério x Jogador Tapeteiro
Também é importante notar que não é porque eu jogo sério que eu sou tapeteiro. Muitas pessoas começam a falar "ele ganhou na regra" porque ele não deixa você desvirar um terreno e virar outro no lugar, ou voltar uma jogada de qualquer tipo. Honestamente, EU não deixo isso acontecer, assim como também não peço para fazerem comigo. Magic é um jogo mental, de inteligência e concentração. É comum você fazer uma jogada e perceber que ela não foi a mais correta, e eu acho sim que o jogador com mais QE deve se beneficiar! Da mesma forma que se eu erro, foi um engano MEU, e eu acho que tenho que arcar com as consequências!
*a título de curiosidade, a inteligência é grossamente medida através do QI (quociente intelectual) e QE (quociente emocional). O QI é seu raciocínio, etc, o QE seria as emoções que você sente e como reage a elas, ou seja, aquela aluna do cursinho da primeira fileira a 3 anos que não passa no vestibular tem um bom QI, mas fica nervosa e acaba indo mal na prova. Isso é uma falha em saber lidar com a pressão, ou seja, ela possui um QE baixo.*

A Solução
A solução é relativamente simples. Certifique-se que o juiz que apita seus torneios sabe da intolerância que deve acontecer a esse tipo de atitude (segue um trecho do PG aqui: Philosophy
There will be zero tolerance for this type of activity. One does not need to be a player in a game to commit Fraud. In particular, teammates observing the game are expected to point out problems and summon a judge to help deal with them if necessary.
, o Penalty Guidelines completo você encontra aqui
), instrua seus conhecidos a respeito, chame sempre o juiz em situações que você se sentir injustiçado, mesmo que pareça errado (o máximo que vai acontecer é o juiz dar razão ao oponente e te explicar porque você está errado), e principalmente, coloque em sua cabeça que isso não é necessário para ganhar, pelo contrário, pode até te dar uma "falsa vitória" e te levar ao nacional (por exemplo), mas uma pessoa que depende disso para ir ao nacional, inevitavelmente fracassará lá, além de estar criando inimizades.

Espero que esse tipo de atitude continue diminuindo (felizmente, vejo cada vez menos tapeteiros =] ), e possamos um dia dizer que não existe mais nenhum "Materazzi" no magic. =)

Leu? Comenta. =)

6 comentários:

  1. Bernardino mode on!!!!!
    Legal o exemplo....
    Stifle na praia? pumba se demitindo no tapete?
    Bernards mode off.
    Dahora o texto chines ...
    Tapeteiros tem mais eh que se f.....

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog...
    Acesso diário aqui de casa de hoje em diante

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post, como sempre. O blog é leitura diária para mim.

    Como tu já disseste, não deixo meu adversário voltar e já chamei juiz pra conferir sideboard irregular, mas esse exemplo das manas é foda.

    ResponderExcluir
  4. Conheço um exemplo semelhante, pelo qual nunca vi alguém tomar punição:

    Player A: Descarto Basking Rootwalla para meu Wild Mongrel.
    Player B: De que cor virou o Mongrel?
    Player A: Preto.
    Player B: Ok. Agora coloca teu Rootwalla no cemitério que você passou a prioridade sem usar o madness.
    Player A: JUIIIIZZZZZ!!!!!!!!!

    Pois é, Chineis, madness propiciou muitas oportunidades para os tapeteiros...

    []'s!

    ResponderExcluir