terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Mitos e Verdades Sobre o Magic

Como em qualquer outro hobby, aqueles que praticam o magic tendem a ser rotulados. Se jogadores de futebol geralmente são rotulados de "burros" e "vagabundos", jogadores de Magic costumam ser taxados de nerds, virgens, devotos de satã, entre tantos outros.

Mas porquê disso? Em primeiro lugar, entendam, pessoas com problemas existem em todo o lugar! Se uma pessoa problemática jogar Counter-Strike, ela vira um assassino em potencial. Se uma pessoa problemática jogar Magic, ela pode sim se transtornar ao longo do jogo e virar uma maníaca psicótica perigosa, mas isso NÃO é culpa do jogo.

O Magic, inclusive, é um dos jogos mais educativos a serem praticados! Ele EXIGE a leitura, a matemática (não me refiro a contas, mas sim a parte lógica, ao "se, então" para prever estados de jogo e definir as melhores jogadas) e ainda exercita a imaginação, já que, embora não tenha utilidade alguma durante um jogo, as histórias por trás do jogo são realmente envolventes!

É fato que Magic já teve seus problemas. No começo, Magic era um jogo baseado em aposta (no início da partida, os jogadores colocavam a carta do topo do seu deck na aposta, e o vencedor ganhava a carta do oponente). Não me recordo exatamente da data em que isso foi mudado (e proibido), mas certamente foi antes de 1996, pois nessa época já se vendia Magic no Brasil (coisa que só aconteceu depois dessa proibição).

Outro grande problema foram as "alusões ao demônio".

A carta força profana por exemplo tinha o desenho de um pentagrama atrás, o que também acabou sendo proibido anos depois. O grande problema nisso tudo, é que quem procura chifre em cavalo, encontra não um, mas logo dois! Existem sem dúvidas referências a "seres inferiores", existem dezenas de cartas do tipo "demônio", existe uma carta chamada "Anjo Caído", mas ao mesmo tempo, existem cartas como o Arcanjo Empírico, o Anjo Serra ou mesmo a Glória.

Magic se passa numa espécie de guerra. O combate é inevitável. Se você entender a Color Pie (que será explicada amanhã), você entenderá que PRECISAMOS de cartas de demônios para poder ter as cartas de anjo.É importante notar que NADA difere, em termos de regra, um Anjo de um Demônio. São simplesmente nomes adotados para divertir, atrair jogadores um pouco mais esclarecidos, e que sabem que tocar uma carta escrito "demônio" de nada significa vender sua alma para o tinhoso.

Algumas pessoas dizem que Magic atrapalha na escola. É verdade. Assim como TV, futebol ou natação também atrapalham. Entendam, Magic é um Hobby. Você gasta tempo e dinheiro nele, e isso PODE SIM ser prejudicial a uma criança/adolescente. Cabe aos pais ou responsáveis ajudarem a conciliar o tempo, pois o excesso de Magic é prejudicial como QUALQUER OUTRO excesso.

Agora, caso seja praticado moderadamente, o Magic tende a só colher bons frutos! Não tenho embasamento oficial para afirmar isso, mas a enorme maioria dos jogadores costuma se sair bem na escola e na faculdade. Magic dá uma noção de valores (cada carta tem seu preço, e uma troca É uma negociação), em uma idade menor, a criança tem que saber cuidar do que é dela (pois as cartas, assim como dinheiro, não tem nome), e numa idade mais avançada, cálculos estatísticos são feitos a todo instante para análise das melhores jogadas.

Magic já fez parte das Olímpiadas Mentais, o JSS (Junior Super Series) dava premiações em forma de BOLSAS NA FACULDADE para os campeões (e se você duvida, clique aqui). Você aprende a lidar sob pressão, pois jogar com mais de 40 jogadores olhando para você é difícil!

Espero ter quebrado alguns dos mitos que acercam o Magic:the Gathering. Podem ter certeza, Magic, na medida certa, não é e nem será prejudicial a ninguém!

2 comentários:

  1. Muito bom o post ^^ Estou com um amigo formando um blog no mesmo tema só que tratando de RPG. Meu e-mail é este, se quiser entrar em contato

    mauro_rvm@hotmail.com

    e do meu amigo

    tidus_tuer@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. http://tavernamestre.blogspot.com/

    Ai vai o link ^^

    ResponderExcluir