segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Como virar um Juiz

Ok, esse é sem dúvida alguma o assunto mais pedido para que eu poste no blog, então nesse post pretendo ensinar algumas coisas para aqueles de desejam virar juízes um dia.

No entanto, quero deixar claro, isso NÃO é um passo-a-passo!

Ter o título de juiz é bem mais simples do que você pensa. De fato, você pode ser juiz exatamente agora, basta chegar para algum TO (organizador de torneio), tipo o dono da loja em que você joga de fim de semana, e pedir para apitar o torneio. Ahn, apitar o torneio? Mas como se eu não sou juiz? Simples, você NÃO PRECISA ter o título de level1 da DCI para apitar um torneio. De fato, nos nacionais (suas melhores chances de fazer a prova), grande parte do staff não é level1 ainda...

Você deve estar se perguntando: mas se eu nunca apitei, como posso de repente ser um juiz? O que eu faço enquanto apito?. Simples, arrume um "tutor"! Converse com juízes pela internet, ou então arrume um juiz de verdade (o juiz que geralmente apita os torneios da sua loja seria seu "melhor" tutor possível) para te acompanhar (na realidade, você o acompanhará) e comece a pegar os procedimentos iniciais.

Depois de alguns torneios assistidos, existirão dois grandes passos para você: Seu primeiro torneio em que você apita sozinho e seu primeiro torneio grande (com e sem assistência).

Entenda, apitar sozinho significa NÃO TER A PRESENÇA de outro juiz. Se um juiz que eu costumava tutorar for apitar um torneio, e eu estiver jogando esse torneio, ele com certeza se dirigirá a mim antes de tomar qualquer decisão um pouco mais complicada. Essa dependência é ruim, porém ela irrefutavelmente existe. Esse é o fato pelo qual o "aprendiz" de juiz deve estar sozinho, sem ter a quem recorrer!

Torneios grandes então, esses são maravilhosos. Você pode até conferir um artigo meu aqui sobre apitar um torneio grande. São muitos jogadores, muitas dúvidas o tempo todo, e de vez em quando pegamos até uma tentativa de tapetar... essa seria a "iniciação final", o ponto em que após nós podemos dizer que nos sentimos juízes, que vimos a coisa toda funcionar graças ao nosso trabalho!

Uma vez nesse ponto, com certa experiência em torneios, com confiança e vontade de continuar na carreira, é hora de expandir os horizontes. Contate a Devir e explique, ofereça seu nome para apitar regionais, PTQs e o Nacional. A Devir costuma incentivar os juízes que estão em evolução, e certamente você será chamado pelo menos para o Nacional. Trabalhe duro, estude (sim, você tem que ler o manual inteiro) e tente fazer a prova para finalmente obter sua certificação de Level1 e poder ostentar o título de Juiz Level1 Certificado pela DCI.

Vale lembrar que a enorme maioria das pessoas quer passar a carroça a frente dos bois, e obter uma certificação para aí então começar a apitar. Dica do dia? Desista. Só será certificado aquele que precisa disso para continuar seu trabalho, não para começar. É como se fossem as horas obrigatórias de estágio antes do diploma, entende? Se você quiser fazer a prova de juiz, vão te perguntar "Por que você quer fazer a prova?". A resposta natural é "Porque eu quero ser juiz." Além de natural, essa é a resposta errada. Entenda, É ÓBVIO que você quer ser juiz, senão não pediria para fazer a prova. ¬¬

A resposta "certa" seria: "Para testar meu conhecimento, ampliar meus limites e continuar evoluindo". Note que essas coisas só podem ser conseguidas se você JÁ apita, e quer somente se APRIMORAR, não COMEÇAR.

Só para esclarecer alguns mitos sobre "ser juiz"...

1- É legal? Enxergue como ser professor. Você pode praticar a profissão, ou dar aula. Ser juiz é "licenciatura em magic", veja se você prefere isso ou bacharelado.
2- Eu vou ganhar N caixas de boosters? Mito. Você geralmente sai com uma caixa (ou quase isso) de um PTQ ou regional, mas os torneios regulares que você apita (e se você não apitar, não será convocado para torneios grandes) pagam bem menos (de fato, o melhor lugar que já apitei foi a devir, que paga 5 boosters pelo torneio regular inteiro). Você tem que gostar de ajudar mesmo...
3- Compensa? Aí vai do ponto de vista. Eu acho compensador ver fluindo o torneio graças ao meu trabalho, tem gente que acha ridículo. Volte ao ponto de "licenciatura x bacharelado", e veja se você REALMENTE gosta, porque o salário é relativamente baixo, só vale a pena se você gostar mesmo.
4- Meu trabalho será notado? Se você trabalhou bem, não. Você num geral somente prevenirá alguns erros, e passará despercebido. Isso é importante em torneios típicos, porque senão vem aquele caso do futebol, onde o juiz quer ser maior que o espetáculo. Você tem somente que fazer o torneio fluir bem, as coisas acontecerem como os jogadores querem, e corrigir o que eles não querem mas fazem. A partir do momento que você vira um "fiscal" e põe o dedo em tudo quanto é jogo, você não está sendo um bom juiz. Lógico que tem torneios que você aparece e dá DQ em 25 jogadores, todos justos, mas isso é tão típico quanto uma enchente no deserto ou uma mulher virar presidente. =)

Acho que o post já está longo o suficiente (serei eu xingado?), e se eu escrever mais do que isso ficará cansativo. Caso alguém ainda tenha mais dúvidas a respeito, me informe que eu posso pensar em escrever uma "parte 2". =)

E quase que como um apelo, comentem aqui. =) Pelo que eu vejo no contador de acessos, bastante gente acessa, mas poucos comentam, e meu ego gosta de comentários (sejam críticas ou elogios). ^^

Abraços e até amanhã!

6 comentários:

  1. bonito post, se eu tivesse paciencia eu tentaria heuheuhe, continue postando mano.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Ótimo blog, ótimos posts.

    Sou de São Luis - MA, e pretendo jogar num regional, vc já conhece datas e/ou locais dos mesmos??

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. O blog esta ficando muito legal! Parabens!
    Axo que, por eu nunca ter pensado em ser juiz esse topcio não me ajudou, mas creio q deve ter ajudado quem tem essa idéia... Flw aew

    ResponderExcluir
  4. Ego, é? HAUHUAHUAHUA

    Bom...

    Tou "nesta vida"... de Juiz... mas só nivel 0 (rules advisor) não almejo subir muito na carreira (na verdade é comodismo tbm hAUHAUHUA)...
    Mas achei interessantissimo o post.

    ResponderExcluir
  5. Chineis, tu tá de parabens kra, seu blog está muito bom , este texto me ajudou pois atualmente pretendo apitar jogos aqui da cidade, e fora isso os outros artigos estão muito bem escritos.
    Parabens e continume assim pois o Magic nacional agradece.

    ResponderExcluir
  6. Olá, meu nome é Christophe e sou reponsável pela organização dos torneios da Odisséia em Governador Valadares MG, e admito que você está de parabéns, seu post foi muito construtivo, eu gostaria que você fizesse uma segunda parte, com links das provas, mais imagens etc.

    ResponderExcluir