sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O Preço do Magic

1- Magic é um Jogo de Elite?

Esse post pode ser desanimador para muitos aspirantes a jogadores, e já logo jogo a verdade na cara de todos: Sim, é um "jogo de elite".

Simples, os boosters, pelo menos no Brasil, são caros. As cartas avulsas são caras. Os torneios são "caros" (R$10,00, sendo que 5 vitórias e 2 derrotas não te dão direito a nada), e se você quer ser jogador, terá que se locomover muito com viagens e viagens.

Hoje, montar um deck tipo 2 custa por volta de 350 reais, isso se for um deck BEM barato! Montar um QnT por exemplo chega por volta de 1000 reais, mesmo valor de um fadas. Muitas pessoas acham isso um absurdo, mas não a nada a ser feito quanto a isso. =/


2- Como Investir?

Uma vez disposto a gastar os valores necessários para se tornar um jogador competitivo de Magic, é necessário saber direcionar seus investimentos. Não adianta de nada você começar a comprar cartas ao Deus dará, tampouco ficar jogando Drafts ou coisa do tipo. Meus conselhos são que você junte um bom capital inicial (cote os decks em sites, e junte mais ou menos 70% do valor cotado). Depois disso, vá em lugares com grande concentração de jogadores ou procure "dealers" em outros lugares (na Internet por exemplo) e tente comprar "o grosso". Como você estará praticamente comprando um deck fechado, a grande maioria te dará um bom desconto OU enviará sets de comuns e incomuns como brinde. O ideal seria você colocar na sua mente o quanto quer investir por mês (acredito que 300 nos primeiros 3 meses e 150 daí em diante seja o suficiente), e de fato você deve juntar essa grana numa carteira a parte e colocar em sua mente que esse dinheiro já tem lugar certo. Com isso, você consegue aproveitar boas oportunidades de compra (sempre aparece algum cara parando de jogar, ou que abriu N² boxes e quer vender cartas avulsas), e aí você consegue comprar cartas que você quer a preço barato.

Depois, quando a maior parte do baralho estiver pronta, é a hora de ser furtado e comprar cartas "pelo preço delas mesmo" (isso se você estiver impaciente, senão espere mais e continue aproveitando ofertas). Note que a compra inteira tem que ocorrer em até um mês, pois mais tempo que isso já vai ficar próximo demais de um releaze de nova edição, o que pode ser prejudicial para a jogabilidade de seu deck.

Uma vez com um deck T2, aí sim é hora de começar a jogar drafts, abrir boosters de premiação e etc, para começar a compor uma pasta de troca. Eu sei que é legal você vender seus boosters por 8 reais cada, mas lembre-se que além de estar atrapalhando um lojista, você ainda vai limitar seu próprio pool, e caso você enjoe do seu deck, ou tenha idéias para remodelá-lo, terá que gastar novamente. Magic demora MUITO para dar lucro, primeiro você deve fazer com que ele se sustente, e então pensar em lucrar.

3- Eu não tenho como gastar tudo isso. =\

Para muitas pessoas, não é uma realidade gastar essa grana toda por mês. Se esse é o seu caso, mas mesmo assim você quer jogar, você pode apelar para patrocínios (pessoas que possuem as cartas e emprestam o baralho para você mediante parte da premiação) ou então pedir cartas emprestadas para amigos. Não deixa de ser um problema, pois como as cartas não são suas, você está sujeito a ficar sem baralho na porta do torneio ou coisa do tipo... mas isso não deixa de ser uma opção. =)

Lógico, mesmo que as cartas não sejam suas, TREINO DURO é necessário, porque sem treinar, nenhum jogador fica bom, e de nada adianta as melhores cartas sem o treino.

Não tem como eu jogar sem gastar tanto?

Não. Ou pelo menos não irl...
Entenda, jogar irl (in real life, na vida real) requer todo esse dinheiro, mas fazem anos que temos como recurso o MOL. No MOL você consegue comprar um baralho competitivo bem mais barato que irl, consegue se desfazer das cartas rapidamente também caso precise de dinheiro, e pode jogar torneios quando quiser, treinando e fazendo seu capital aumentar (de acordo com suas vitórias, obviamente). Um problema é que jogando no MOL, ou você vai ter que comprar seu deck para os torneios grandes IRL (PTQs, Regionais, Nacionais), ou vai ter que acabar recorrendo ao empréstimo para conseguir jogar esses torneios.

Eu considero o blefe uma boa parte do jogo, entre outros fatores que só podem ser notados em partidas irl, por outro lado, uma partida online fica muito mais na estatística e cálculos de probabilidade. Cada treino tem seu valor, e não cabe a mim desmerecer nenhum deles.

Concluindo, Magic é um jogo caro SIM, e você só deve entrar nesse círculo se souber que vai gastar. A diversão obtida (tanto no jogo como entre as rodadas de um torneio), a progressão no seu raciocínio (o que você esperava de um jogo inventando por um matemático?) e as possíveis premiações valem a pena, mas como no mundo dos negócios, para obter bons lucros, é necessário um grande investimento!

7 comentários:

  1. Discordo em alguns pontos... tudo isso que você falou é válido somente para uma pessoa que quer jogar campeonatos Standard (o famoso tipo II). E se a pessoa quer começar a jogar magic simplesmente pra fazer uma roda de jogo com os amigos em casa... aí é possível fazer decks que rodem bem usando cartas boas antigas (que são mais baratas pois não rodam no formato de torneio Standard e Extended por serem antigas).

    E para quem quiser jogar torneios, O formato extended não necessita te tanto investimento mensal e se desatualiza com maior dificuldade que o Standard, o "investimento" inicial seria parecido com o do Standard... mas por ser um formato que tem um maior número de cartas disponível é possível, com um pouco de criatividade, fazer um deck bom e barato.

    Uma segunda opção pra quem quer jogar torneios sem gastar muito é o Legacy. Pois é um formato onde as cartas que você compra nunca vão "perder a validade", então geralmente tu investe num deck uma vez e vai poder jogar com ele pra sempre e isso sem falar que existem algumas cartas "chave" do formato que se encaixam numa quantidade muito grande de decks. O maior problema de se jogar legacy é que você tem que ser um jogador mais experiente do que no standard.

    Mas, infelizmente, para ser um jogador "profissional" de Magic é obrigatório jogar o mundo do Standard, já que é ai onde a maioria dos torneios acontecem.

    ResponderExcluir
  2. Chineis, acredito que qualquer Hobby é caro. Não importa qual seja. Um exemplo: Se você for jogaro futebol com os amigos numa quadrinha society, vc vai desembolsar pelo menos 30 reais mensais no aluguel (indo ou não). Uns 100 numa chuteira boa e uns tantos outros reais em roupas proprias.
    Isso se você não for levar a sério a brincadeira. Agora um uniforme completo, bola profissional, campo de qualidade, Com certeza qualquer um vai deixar uns 500 por mes.
    Se vc quer ser competitivo no Magic, sim vc vai gastar 1000 num baralho (mas vc pode vende-lo depois, as vezes pelo mesmo preço).
    mas qualquer um pode se divertir, for fun, como a pelada semanal society por 50 ou 60 reais.
    Na loja eu mesmo faço muito isso, monto baralho baratos para se jogar com pouco dinheiro.
    Magic não é de elite, ele PODE ser de elite, se vc quiser.
    Fox

    ResponderExcluir
  3. Ae Chineis, ano passado eu escrevi um texto bem parecido com a idéia do teu texto.

    Se quiser dar uma olhada: http://factorfiction-br.blogspot.com/2008/07/como-se-sustentar-no-standard-nos-dias.html

    Depois vc me diz o que achou hehehe

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. @Mauricio, @Fox - Sem dúvidas, meu post se refere a "levando a sério", e acho que isso não ficou claro. Eu me refiro justamente aquele que quer levar o jogo a sério, quer se tornar um "alguém" no magic, e para isso você tem que gastar dinheiro. Você pode gastar bem menos para jogar apenas for fun, ou mesmo montar um deck top (elfs ball) no extended. Só que para virar um "top player", você precisará do T2, para regionais e nacional, além de parte dos PTQs.

    Assimilei as críticas e tentarei ser mais claro nas próxima postagens. ^^

    @thorgrin - Já tinha lido o artigo a um bom tempo, reli agora e gostei. É que eu sou um cara que prefere investir e ter as cartas, ao invés ficar na mão de outras pessoas (por exemplo equipe, e aí na hora só tem 8 bitterblossom e 3 jogadores querendo usar). Eu sei que com muita gente funciona, mas com muita gente não funciona, eu já tomei na cara com 3 equipes/sociedades (e em duas só não tomei porque já tava vacinado), e por isso não recomendo a ninguém. =)

    ResponderExcluir
  5. cara, otimo post!
    entao, se vc for um jogador for fun como eu, vc pode montar um burn!
    eu nao tenho mto dinheiro pra gastar, tbm pela minha idade(12), e ja to enrolando pra acaba o de burn desde a metade do ano!
    acho q as cartas em si sao baratas,+ se vc for ve, um burn sai uns 200 reais ou algo assim!
    mais enfim, otimo post, desculpa ae pelo momento "desabafo", que eu ja fiz no blog do fox tbm,e isso demonstra a pura realidade do T2!!

    falou!

    ResponderExcluir
  6. Nao precisava de desanimar o pessoal... Quem quer só jogar com os amigos com 100 reais faz coisa boa (compra deck pronto e boosters)... E quem quiser ir um pouco além, economizando 50 reais por mês dá ^^

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, so lembrando: essa artigo é para aquelas pessoas que estão pensando em virar PROFISSIONAIS.

    Nada te impede de jogar com umd eck de 100 reais no max apenas 4fun(a não ser o deck ruim que você vai ter...)

    ResponderExcluir