segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Conflux Review: Parte 1/X

Essa será a parte 1 do meu Review de Conflux. Eu pretendo opinar sobre o impacto de cada umas dessas cartas no limited selado, no limited draft e no formato Standard. Tenho noções baixíssimas dos outros formatos, e por isso dificilmente opinarei. Eu posso falar algumas bobagens ao longo da análise, e peço que não me crucifiquem por isso. Eu não sou nenhum token, mas ainda estou bemmmm longe de ser um top player.

Essa é a parte 1/X porque eu simplesmente não sei quantas partes terá essa série de reviews. Simplesmente tem dias que vou querer falar de mais de uma cor, em outros vou querer dividir a mesma cor em dois posts... então simplesmente aguardem, pois a vida é uma caixinha de surpresas (não entendeu, digite "Os melhores do mundo - Joseph Climber" no youtube). Sem mais delongas, começa aqui a análise!

White (20/20)

Aerie Mystics - 4W
Creature - Bird Cleric (Uncommon)
Flying
{1}{G}{U}, {T}: Creatures you control gain shroud until end of turn.
3/3
LIMITED: Uma criatura 5 manas que seja 3/3 fly é no mínimo aceitável no Limited. A habilidade dela é praticamente um counter numa removal, apesar de você dificilmente deixá-la "de pé" para usar essa habilidade, continua sendo uma boa opção, mais pra selado do que pra draft.
T2: É uma carta ruim, custa muito e faz pouco, carta feita para limited.


Asha's Favor - 2W
Enchantment - Aura (Common)
Enchant creature
Enchanted creature has flying, first strike, and vigilance.
#2/145
LIMITED: Como toda aura, é ruim em um geral. Auras tem que ser MUITO boas para poderem jogar, a ponto de valer a pena o provável 2-por-1 que você vai tomar com a removal. Existem algumas exceções que valem a pena (Escudo do Alma Suprema, Manto Mofado, Aço da Divindade), mas num geral...
T2: Se no Limited já não é bom... tomar 2-por-1 já é ruim, mas sabendo que caso você não tome, a carta não chega a fazer a diferença...

Aven Squire - 1W
Creature - Bird Soldier (Common)
Flying
Exalted (Whenever a creature you control attacks alone, it gets +1/+1 until end of turn.)
1/1
#3/145
LIMITED: Muito forte. É uma criatura rápida (geralmente não temos muitos drops de custo 1 nesse formato), com evasão e exalted. Por 2 manas ela bate 2/2 fly, e continua com sua utilidade na mesa pumpando as criaturas mais tarde. Ótima carta para Limited.
T2: Confesso que fico em dúvidas. Eu não gosto dessa carta, pois a habilidade exalted no T2 me parece fraca. De que me adianta a criatura custar 2 manas para eu descer ela rápido, se não posso atacar com outras criaturas? E se não posso atacar com outras criaturas, então não é melhor ter criaturas fortes ao invés dessas pequenas? Pra mim isso não joga.

Aven Trailblazer - 2W
Creature - Bird Soldier (Common)
Flying
Domain - Aven Trailblazer's toughtness is equal to the number of basic land types among lands you control.
"The bird wore the form of a man, bereft of filigree. Why do the Texts not speak of it?"
- Belator of Esper
2/*
#4/145
LIMITED: Bom. Por 3 manas tem fly e 2 de ataque. Geralmente terá 2 ou 3 de resistência, embora possa chegar a exorbitantes 4 . Evasão nesse formato sempre é bom!
T2: Não cabe em lugar nenhum. Domain já parece difícil de ser usado no constructed, já que os decks de várias cores costumam usar 1~2 lands básicos, e caso você monte um deck de domain, pra que Diabos você vai usar uma criatura dessas, que não é uma ótima defensora, e um atacante ainda pior?

Celestial Purge - 1W
Instant (Uncommon)
Remove target red or black permanent from the game.
"Our spirit is stronger and cannot be broken; you cannot outlast us, and we will defeat you" - Bant Credo
LIMITED: Carta boa. Os decks nesse formato costumam ter 3 cores, e a menos que você pegue um Bant, sempre terá utilidade. Tira grande parte das bombas, acaba com o Unearth e custa poucas manas. Não usaria de main deck, mas subiria do side contra qualquer deck que use preto ou vermelho.
T2: Só pelo fato de tirar Bitterblossom e Demigod já se torna um excelente sideboard, mas deve ser melhor ainda no block. Acho que essa carta tem espaço nos formatos construídos, ainda que como side.

Court Homunculus - W
Artifact Creature - Homunculus (Common)
Court Homunculus gets +1/+1 as long as you control another artifact.
1/1
LIMITED: É um drop razoável de primeiro turno. Para o turno seguinte as opções seriam a Gárgula Abaixo, o Master of Etherium e a Cápsula Azul, já que a coruja custa UB e você precisou de W para essa criatura (e o Salvage Slasher é ruim!). Dificilmente será 2/2 no segundo turno, mas não é de todo o mal! Um filler aceitável, na minha opinião.
T2: Ruim. Depende de outro artefato na mesa para ainda assim ficar 2/2. Eu duvido que vá jogar, embora possa aparecer um "pseudo-affinity" que utilize a carta. Sou cético e acho que não vai jogar nada. ;Þ

Darklit Gargoyle - 1W
Artifact Creature - Gargoyle (Common)
Flying
{B}: Darklit Gargoyle gets +2/-1 until end of turn.
1/2
LIMITED: Bom! Custa 2 manas e ataca 3 com evasão! Carta forte, o branco está com muita evasão nessa edição, e essa gárgula bate forte o suficiente pra justificar a mana preta que você terá que gastar turno a turno.
T2: Essa é uma carta que me dá esperanças de um "affinity" (não sei porque tem esse nome, já que a habilidade não existe mais, mas...). Ele é dropado cedo e bate bem, não ser 3/1 direto é até bom, num ambiente que tem Mogg Fanático. Isso tudo faz você pensar que a carta pode ser boa, mas aí você lembra que existe bitterblossom, e vê que a carta não vai jogar. =\

Gleam of Resistance - 4W
Instant (Common)
Creatures you control get +1/+2 until end of turn. Untap those creatures.
Basic landcycling {1}{W}
LIMITED: Ótimo Combat Trick, pode ser quase uma cólera unilateral, além das chances de tirar a zica. Uma carta que vale a pena usar no deck! (mas acredito que não mais do que uma cópia)
T2: Algumas cartas foram feitas para serem utilizadas no Limited. Esse é um exemplo clássico.

Lapse of Certainty - 2W
Instant (Uncommon)
Counter target spell. If that spell is countered this way, put it on top of its owner's library instead of into that player's graveyard.
LIMITED: Pode funcionar como um time walk, se seu oponente perder o land drop ou estiver no "top deck mode", mas no começo do jogo, o turno que você ganha anulando a mágica, você perde deixando as manas abertas para usar o counter. Acho que num arquétipo com spells mais pesadas, ou num deck de tempo pode ser legal, mas a princípio não usaria a carta.
T2: Aqui ficam muitas dúvidas. Assim como Mana Tithe jogou muito bem no final de sua história no T2, eu acho que dar um efeito de "counter" para o branco é bom, mesmo que seja um counter temporário. Ok, a cólera vai entrar, mas um turno a mais de ataque é muito bom! Tenho minhas dúvidas ainda, mas com certeza terei 4 guardados!

Mark of Asylum - 1W
Enchantment (Rare)
Prevent all noncombat damage that would be dealt to creatures you control.
LIMITED: São poucas as cartas realmente prejudicadas com isso. Tira o Raio Divisor, o Magma Spray e prejudica o Volcanic Fallout (ver análise da cor vermelha) e o Resounding Thunder... Parece bom, mas é um topdeck morto no final do jogo. Eu NUNCA usaria de main deck, e pra subir do side, precisaria ver NO MÍNIMO umas 8 cartas de dano.... ;P
T2:
Algumas pessoas dizem que o fadas ficará esper e usará isso contra Volcanic Fallout. Honestamente, acho a idéia péssima. São mais cartas com sorcery speed a fazer, o hate de blossom leva essa carta junta, e você mata a consistência do deck tendo que colocar uma terceira cor. Acho que a carta dificilmente vai ver jogo, pois burrenton costuma segurar a onda muito bem já.

Martial Coup - XWW
Sorcery (Rare)
Put X 1/1 white Soldier creature tokens into play. If X is 5 or more, destroy all other creatures.
Illus. Greg Staples
#11/145
LIMITED: Bomba! Fazer X soldados por X+2 manas é uma carta razoável, mas com um Wrath Effect junto, ganha o jogo! Com certeza é uma carta que pode te fazer querer mudar de cor só para usá-la!
T2: Aqui existem controvérsias. Usar para fazer soldados somente não vale a pena, e para fazer o cast com 7 manas no mínimo... pode jogar em algumas versões de Ramp com branco, ou mesmo no QnT/Cruel Control, mas se for o caso, será uma ou duas cópias no máximo. Acho a carta BEM mediana, assim como o Comando Austero (aquela carta que parece legal, que você quer usar, mas acaba optando pela clássica Cólera mesmo).

Mirror-Sigil Sergeant - 5W
Creature - Rhino Soldier (Mythic Rare)
Trample
At the beginning of your upkeep, if you control a blue permanent, you may put a token into play that's a copy of Mirror-Sigil Sergeant.
4/4
LIMITED: Bomba também! 6 manas por um 4/4 trample é médio... mas com qualquer permanente azul, no turno seguinte é dois... e depois 4, e 8 (ok, não chegaremos a esse ponto). Sem dúvida divertido, se cair na mesa e o cara não tiver a resposta na hora, a derrota fica inevitável. Na pior das hipóteses, sem permanentes azuis, ainda não é de todo inútil (um 4/4 trample é respeitável, ainda mais numa cor que possui exalteds).
T2: Divertidíssimo para o casual, mas não vai jogar. Existem poucas permanentes azuis que você quer ter na mesa (aliás, acho que a melhor opção seria Jace), e o bicho toma N removals antes de copiar. Pra piorar, no T2 os baralhos utilizam mass removals, então mesmo que você chegue a ter 3 cópias, você ainda não vai ter ganho o jogo...

Nacatl Hunt-Pride - 5W
Creature - Cat Warrior (Uncommon)
Vigilance
{R}, {T}: Target creature can't block this turn.
{G}, {T}: Target creature must block this turn if able.
5/4
LIMITED: Bom! 6 manas 5/4, você ataca e antes do cara declarar bloqueadores você pode forçar ou proibir o block (ok, você precisa ser naya para aproveitar 100%). Mesmo que você fosse Esper, 5/4 vigilância é legal! Filler se você não usar R nem G, e legal se você estiver nas cores!
T2: Outra carta para limited. Criaturas de 6 manas precisam ser MUITO boas, e essa não é.

Paragon of the Amesha - 2W
Creature - Human Knight (Uncommon)
First strike
{W}{U}{B}{R}{G}: Until end of turn, Paragon of the Amesha becomes an Angel, gets +3/+3, and gains flying and lifelink.
2/2
LIMITED: No selado é um 3 manas, 2/2 iniciativa, o que é aceitável. No draft só me parece bom se você tiver acesso as 5 cores ou precisar MUITO de um drop de custo 3... Preciso draftar para dar uma impressão certa dessa criatura, mas a considero mais ou menos...
T2: Não... você não vai usar uma criatura dessas para tomar uma das 1000 removals existentes em resposta ao pump de "apenas" 5 manas, todas definidas e diferentes, né?

Path to Exile - W
Instant (Uncommon)
Remove target creature from the game. Its controller may search his or her library for a basic land card, put it into play tapped, then shuffle his or her library.
LIMITED: Carta muito boa! Trocar uma bomba por um terreno básico não é ruim nunca! Eu não gostaria de usar isso em uma criatura do oponente nos primeiros turnos, mas quando ele faz uma criatura que eu não possa lidar (evasão, corpo muito grande), essa é uma removal muito consistente. Lembrando que impossibilita Unearth e mata Indestrutíveis.
T2: Essa sim eu acho que vai ver jogo! Podem falar que acelerar a mana do oponente é ruim, mas eu aceleraria o jogo do meu oponente para tirar um Demigod (do grave inclusive) sempre! Também é resposta para Oona (a criatura não precisa atacar) e para quase qualquer criatura do ambiente (o único Shroud q me lembro de estar jogando é o Arcanjo Empírico...). Reservem suas 4 antes que isso vire um Kitchen Finks e custe seus 10 reais. =(

Rhox Meditant - 3W
Creature - Rhino Monk (Common)
When Rhox Meditant comes into play, if you control a green permanent, you may draw a card.
2/4
LIMITED: Carta legal. Corpo razoável e provavelmente um cantrip (no quarto turno, você geralmente terá uma criatura verde...). Não digo que certamente jogará, mas num geral você vai querer usar essa carta (se tiver verde no deck também, claro).
T2: Não. Masked Admirers independe de outras permanentes e já não joga...

Scepter of Dominance - 1WW
Artifact (Rare)
{W}, {T}: Tap target permanent.
LIMITED: Muito bom! É uma "removal" da melhor permanente do oponente! Tappers já são bons, e esse é difícil de ser removido. Pode travar uma mana do oponente na zica, impedir o big one de atacar e bloquear... Carta muito boa!
T2: Manipulador Gélido custa um a mais, mas independe de manas coloridas e não joga NADA. Eu não acho que o custo de um a menos, sobre o preço de DUAS manas definidas e outra todo o turno justifique que essa carta jogue...

Sigil of the Empty Throne - 3WW
Enchantment (Rare)
Whenever you play an enchantment spell, put a 4/4 white Angel creature token with flying into play.
LIMITED: Se você tiver mais uns 8~10 encantamentos no deck, isso vai ser aceitável, mas aí seu deck vai ser ruim e dependerá disso para ganhar sempre... ou seja, não joga!
T2: Eu não acho que alguém vai fazer um deck que dependa de um encantamento de 5 manas para jogar. Casual APENAS!

Valiant Guard - W
Creature - Human Soldier (Common)
"Alright, this is making you cry, it's making me cry. Life's hard enough as it is; you don't wanna cry anymore."
0/3
LIMITED: Eu não sou grande fã de barreiras desse tipo. Ele não mata criatura nenhuma, e esse formato não é rápido o suficiente, cheio de criaturinhas, para justificar a adição dessa carta... No máximo um Filler, e ruim. =\
T2: Em linhas gerais, Condemn é melhor. Se você quer se defender, pode dar vida ao oponente, e é melhor tirar a criatura dele do que ficar bloqueando até perder o block.

Wall of Reverence - 3W
Creature - Spirit Wall (Rare)
Defender, flying
At the end of your turn, you may gain life equal to the power of target creature you control.
1/6
LIMITED: Essa sim é uma barreira respeitável! Aguenta boas pancadas, segura flyers e tem um mínimo de ataque para matar pelo menos o Iguanar. Fora o efeito de stalling de ganhar vida no final do turno. Pode mudar a história do Rush, e eu usaria em um deck um pouco mais lento!
T2:
A carta tem potencial para decks de controle. Ela potencialmente para o Mono Red, Kithkin, BG e outros "aggro rogues", e mesmo ganhando 1 de vida apenas (o próprio poder) não é de todo o mal. É meio que uma aposta aonde posso quebrar a cara, mas essa carta eu acho que vai jogar T2!




Aqui se encerra meu review da cor branca em Conflux! Amanhã devo postar a cor azul e preta (ou só azul). Deixo claro que minha intenção é postar na sexta feira a última parte (5 partes acredito que seja o suficiente), mas isso vai depender da minha disponibilidade! Espero que tenham gostado, críticas, sugestões e etc, não deixem de comentar aqui!

6 comentários:

  1. Cara, sensacional, ótima análise.
    Como disse na Wirewood sábado, parabéns pelo Blog no geral, tá dando uns tokes e dicas interessantíssimas....
    Parabéns e que venha a parte 2

    ResponderExcluir
  2. Ae Chineis, meu primeiro comentário aqui, só pra constar, gostei da análise no geral, mas faltou você comentar na Mark of Asylum que ela para todos os pingers(stinger, blood cultist, vein drinker[tá, essa aqui mais bate que usa a habilidade..]) e no constructed não para só o fallout, como segura cloudtresher, firespout, piroclasma.. sei lá essa carta me parece bem forte sim, mesmo que pra sides.

    Continue com os posts, to lendo todos!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. muito bom! parabens, fico no aguardo da análise das cartas verdes!
    gostei muito do blog...

    ResponderExcluir
  4. /thorgriM

    Ae Chineis, bem legal a análise. Acho que concordo com praticamente tudo.

    Os destaques para mim no Constructed são: Path to Exile, Celestial Purge e Martial Coup. Outras que podem ver jogo é o Memory Lapse branco e a barreirinha que dá vida.

    Continue com o excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Po, convida alguem para elaborar um mini review extended, legacy e vintage (só com as cartas que podem ser uteis), ia ficar bem mais completo =)

    Kami

    ResponderExcluir
  6. Cara, estou jogando com 4 Wall of Reverence no Toast e não tiro ela contra nenhum deck. Ela é simplesmente auto-win contra todos os decks de burn e vai obrigar todos os agros a usarem remoções pra tirá-la da mesa. Até o Blightning que é um match muito ruim de jogar contra, quando vc baixa essa barreira fica mais tranquilo. O melhor de tudo é que ela NÃO mata Lark.

    Path to Exile até agora achei + ou -. Ainda não me convenceu.

    ResponderExcluir