terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Aprendendo a Jogar Magic

Acredito que muitas pessoas já tenham tido contato com o jogo, mas não viraram jogadores. Além do preconceito sobre o jogo (que será discutido em posts futuros), outro grande problema são as regras do jogo.

As regras são muitas e complexas, e grande parte dos que olham uma partida não entende nada do que está acontecendo. Essa postagem serve basicamente para te situar numa partida de magic.

1. O Jogo
No jogo você representa um poderoso mago, capaz de andar entre os planos (Planeswalker, Planinauta), e visa conquistar territórios. Você enfrenta outros magos também poderosos, e deverá vencer seu oponente ou deixando-o a zero pontos de vida ou então esgotando os recursos mentais de seu oponente (deixá-lo sem cards no grimório).

2. Como Fazer Isso
Para conseguir isso você invocará criaturas para lutarem por você, seja atacando seu inimigo ou te defendendo. Além disso você poderá usar mágicas que fortaleçam suas criaturas, enfraqueçam as de seu oponente, causem dano direto ou global, entre tantas outras opções.

3. Os Tipos de Cartas e suas Caracterísitcas Principais
Os tipos de cartas são: Criatura, Terreno, Artefato, Encantamento, Feitiço, Mágica Instântanea, Planinauta e Tribal.
Criaturas representam seus exércitos, elas lutam por você, e podem ser destruídas. Você só pode invocar uma criatura durante seu turno.
Terrenos te dão os recursos (mana) para você jogar suas mágicas. Você só pode descer um terreno por turno, embora eles não custem nada para entrar em jogo.
Artefatos são "objetos" que ficam em jogo e tem certos poderes para também te ajudar (também podem ser jogados apenas no seu turno).
Encantamentos são como os artefatos, só podem ser jogados em seu turno e ficam em jogo com seu efeito. Existem encantamentos do tipo Aura, que são aqueles que afetam apenas uma permanente que esteja encantanda.
Feitiços são mágicas poderosas, que requerem muita concentração, e por isso podem ser feitas apenas no seu turno. Eles são jogados, resolvem, e então são colocados no seu cemitério.
Mágicas Instântaneas são mágicas de menor porte, rápidas de serem feitas, e podem ser jogadas a qualquer momento no jogo (assim como habilidades de criaturas).
Planinauta é um tipo novo de permanente introduzido a partir da edição Lorwynn. Planinautas entram com certa quantidade de Lealdade, que conta como se fosse sua vida. Se a lealdade de um planinauta acaba, ele é colocado no cemitério, os Planinautas tem habilidades que podem ser jogadas uma vez por turno, dependendo apenas de você poder pagar por ela (elas custam lealdade ou aumentam a lealdade).
Tribal é um tipo de carta criada para uma brecha na regra. Uma mágica instântanea Tribal - Goblin por exemplo fará com que uma mágica instântanea possa ser também uma mágica de goblin, coisa que antes não poderia acontecer, pois apenas criaturas tinham tipo. Isso pode fazer a diferença se houver uma carta que diz "As mágicas de goblins custam 1 a menos para serem jogadas" por exemplo. Tribal vem sempre acompanhado de outro tipo de carta (Terreno Tribal, Encantamento Tribal...).

4. O Turno
O turno é composto de várias fases e etapas, de modo geral, você:
- desvira todas as suas permanentes;
- entra na fase de manutenção (pode jogar mágicas instântaneas);
- compra uma carta;
- Entra na fase Principal 1 (pode jogar Terrenos, Feitiços, Artefatos, Encantamentos, Criaturas e etc);
- Entra na fase de Combate (declara atacantes, bloqueadores);
- Entra na fase Principal 2 (Igual a fase Principal 1);
- Entra no final do turno (os jogadores podem jogar mágicas instaneas);
- Acaba o turno (As criaturas que sobreviveram perdem a "memória" do dano tomado, descarta-se cartas da mão até ter apenas 7);

E aí recomeça tudo, no turno do seu oponente.

5. Combate de Criaturas
Entendam que somente se ataca JOGADORES. Você não pode atacar uma criatura, você ataca somente jogadores.
Sendo assim, você pode mandar uma criatura para o território inimigo, afim de atacá-lo, e ele decidirá se vale mais a pena bloquear a criatura ou não.
Caso ele bloqueie, cada criatura tem dois números, um poder e uma resistência respectivamente, uma criatura que seja, por exemplo, 2/2, tem 2 de poder e 2 de resistência, enquanto uma criatura 3/4 tem 3 de poder e 4 de resistência.

Aqui entra uma grande sacada do magic, uma criatura 1/1 e uma criatura 6/1 se matam em combate, pois a contagem é feita que uma criatura causa seu poder na resistência da outra, ou seja, a criatura 1/1 toma 6 de dano no seu 1 de defesa (ficando "-5"), enquanto a criatura 6/1 toma 1 no seu 1 de defesa, ficando com "0" de resistência, e assim morrendo.

Para efeitos de regra, a resistência não muda, então falamos que é uma criatura com 1 de defesa e 1 de dano sobre ela.

Caso eu ataque com minha criatura 1/1 e o oponente não a bloqueie, ele tomará 1 ponto de dano, se a criatura tiver 2 de poder, ele tomará 2 pontos de dano, e assim por diante. Os jogadores começam a partida com 20 pontos de vida.

Deixo claro que isso não é um manual para você ser capaz de jogar, são apenas linhas gerais para você entender o que acontece em uma partida. Se você quiser aprender a jogar magic, terá que aprender ao vivo com pessoas que já jogam, mas esse post ajudará muito a entender as situações mais básicas!

10 comentários:

  1. Muito bom ver sites relacionados ao magic aqui no Brasil.
    Sou o dono do blogger relacionado a magic tambem.

    http://magicandmetal.blogspot.com/

    Vou acrescentar o seu blog no meu para fazer uma rede maior de informação.

    Sou o usuario brunoschepers da ligamagic.

    Abraço e bom futuro para seu blog

    Bruno Schepers Melo

    ResponderExcluir
  2. Podemos baixar apenas 1 criatura por turno?? Náo lembro desta regra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Apenas uma criatura e um terrno , a menos que vc tenha uma mágica ou um feitiço que permita vc baixar duas criaturas de uma vez

      Excluir
    2. Sim! Apenas uma criatura e um terrno , a menos que vc tenha uma mágica ou um feitiço que permita vc baixar duas criaturas de uma vez

      Excluir
  3. "...Criaturas representam seus exércitos, elas lutam por você, e podem ser destruídas. Você só pode invocar uma criatura durante seu turno...."

    Não estou limitando ao numeral 1, e sim usando um artigo indefinido, ou seja, você só poderá invocar criaturas caso seja seu turno.

    Vou ver se edito depois para tirar a ambiguidade. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade pode-se jogar uma criatura no turno do outro , basta ela ter esta habilidade . Eu tenho vormes com esta habilidade .

      Excluir
  4. Alguem me ensina a jogar pelo MWS (Magic Workstation)?
    magic eh mto complicado...xD
    msn - Lucas_kazuo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Por ex, uma criatura 2/2 ataca e eu bloquei com 1 criatura 3/3 minha criatura fica com 1 de resistencia correto? mais ela volta a ser 3 no final do turno ou ela mantera 1 ate morrer ou ser curada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final do turno a criatura volta a ser 3/3 !! ''As criaturas que sobreviveram perdem a memória do dano tomado''

      Excluir
  6. Tô montando meu deck, e preciso aprender a jogar.

    ResponderExcluir