terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Conflux Review: Parte 2/X

Blue (19/19)

Brackwater Elemental - 2U
Creature - Elemental (Common)
When Brackwater Elemental attacks or blocks, sacrifice it at end of turn.
Unearth {2}{U}
4/4
LIMITED: Acho uma criatura relativamente boa. Ela é praticamente uma removal (bloqueando ou sendo bloqueada), e caso o cara não bloqueie, causar 4 também é uma boa opção. Depois disso, o unearth também é forte. Como o formato é lento, eu gosto dessa carta em um deck rápido, para você conseguir usar antes de tomar as bombas do oponente. Não acho ótima, mas é melhor do que um filler.
T2:Não... existem muitos drops melhores do que essa carta... aliás, no t2, unearth não mostrou a que veio.

Constricting Tendrils - U
Instant (Common)
Target creature gets -3/-0 until end of turn.
Cycling {2}
LIMITED:Legal como filler, e olhe lá. Pode ser uma combat trick não muito poderosa e tem o cycling para não ser de todo inútil, mas eu só usaria se não tivesse MESMO o que por.
T2: O efeito é fraco no limited, imagine no T2? Angels Song, que dá fog e tem cycling não jogou, imagina isso aqui...

Controlled Instincts - U
Enchantment - Aura (Uncommon)
Enchant red or green creature
Enchanted creature doesn't untap during its controller's untap step.
LIMITED:Uma removal efetiva, para ser deixada no sideboard. Como os decks mais fortes, na minha opinião, tem red ou green (aliás, só Esper não tem), a carta tem seu valor tanto no limited como no draft. Pode parar pingers, etc.
T2:É na melhor das hipóteses um pacifismo azul. Eu disse NA MELHOR das hipóteses... Não acho que vá jogar uma carta dessas por ser azul, até porque o ambiente é MUITO multicolor...

Cumber Stone - 3U
Artifact (Uncommon)
Creatures your opponents control get -1/-0.
LIMITED: Carta interessante. Não gosto muito, porque o formato tem bombas demais, mas pode ter certa utilidade contra certos arquétipos...
T2:No t2 a carta tem mais valor. Eu imagino algum controle com essa carta, que tem força contra fadas, tokens e até contra o kithkin... mas não sei, posso estar muito enganado, ainda não esbocei nenhuma lista. Seilá, eu acho que essa carta tem chances de jogar.

Esperzoa - 2U
Artifact Creature - Jellyfish (Uncommon)
Flying
At the beginning of your upkeep, return an artifact you control to its owner's hand.
4/3
LIMITED:Custa 3 manas e é 4/3 com evasão. Ok, você dificilmente jogará ele no 3º turno, mas com um deck com razoável quantidade de artefatos, pode ser interessante. Inicialmente não acho tão bom, pois tomar uma removal no artefato e ter que voltar ele pra mão é um golpe de tempo ENORME, mas ainda sim o tamanho do corpo dela combinado com evasão...
T2:No t2 a carta pode ter um deck que funcione mais ao seu redor. É outro "enabler" de um deck Esper-Affinity, que eu ainda tenho minhas reservas, mas não duvido totalmente. Acho que sairá algum deck tier 2 que aproveite essa carta. No t4 acho difícil de arrumar espaço para isso no affinity, custa mais mana que o somber hoverguard, mas é artefato (sacrificável, modulável, etc)... talvez, mas eu acho MUITO difícil achar espaço...

Ethersworn Adjudicator - 4U
Artifact Creature - Human Wizard (Mythic Rare)
{1}{B}{W}, {T}: Destroy target creature or enchantment.
{2}{U}: Untap Ethersworn Ajudicator.
4/4
LIMITED:Bomba! Se você estiver em Esper, é uma carta muito forte, tem um corpo razoável e no fim do jogo pode quebrar 2 criaturas por turno (ok, bem no final). Mesmo assim, ele é 4/4, atacar e no passe devirar e destruir já é bom o bastante! Em esper é bomba, se você tiver acesso as cores (um bant splash black por exemplo) ainda é bom!
T2:No t2 é mais difícil... é uma carta que demonstra ser control, mas que control usa uma criatura de 5 manas que só faz algo no turno seguinte? Ainda é artefato e não é preto... muito frágil por pouco efeito!

Faerie Mechanist - 3U
Artifact Creature - Faerie Artificer (Common)
Flying
When Faerie Mechanist comes into play, look at the top three cards of your library. You may reveal an artifact card from among them and put it in your hand. Put the rest on the bottom of your library in any order.
2/2
LIMITED:4 manas, 2/2 fly já é aceitável, com uma potencial card advantage ainda... eu só usaria se tivesse diversos artefatos no deck (>10), mas dado os pools de Alara que eu já abri, acho que a carta é forte sim!
T2:Carta feita pra limited. Eu DUVIDO MUITO que isso possa jogar, já que tem um corpo fraco, serviria quase que exclusivamente para tutorar artefatos, e não enxergo como isso pode ser bom.

Frontline Sage - 2U
Creature - Human Wizard (Common)
Exalted
{U}, {T}: Draw a card, then discard a card.
0/1
LIMITED:Card Selection com exalted. Uma criatura boa, fortalece seu atacante enquanto você vai jogando fora as cartas ruins e buscando novas respostas. Uma carta que serve sempre no jogo, e pela versatilidade, eu acho muito boa. Podia ser 0/2 para não morrer pros pingers. =\
T2:Eu já comentei sobre exalted não ser uma habilidade para construído? Então, além de manter a opinião, a carta custa um a mais do que o Merfolk Looter, e ainda precisa pagar para ativar a habilidade (e não tem poder).

Grixis Illusionist - U
Creature - Human Wizard (Common)
{T}: Target land becomes the basic land type of your choice until end of turn.
1/1
LIMITED:Num ambiente multicolorido desses, onde vemos os jogadores falando a todo instante que perderam porque não veio a mana certa, essa carta me parece ótima. Fora isso, você pode travar o oponete para ele não conseguir uma segunda mana de certa cor (ou travar a verde na upkeep por exemplo). Acho que valorizo até demais essa carta, mas ela me parece muito boa mesmo nesse formato (bem melhor no selado do que no draft).
T2:O tritão que fazia a mesma coisa já não jogava, e tinha o Lord of Atlantis naquela época...

Inkwell Leviathan - 7UU
Artifact Creature - Leviathan (Rare)
Islandwalk, trample, shroud
"Into it's maw went the seventh sea, never to be seen again while the world remains." -Esper Fable
7/11
#30/145
LIMITED: Ele é uma bomba de 9 manas... eu acho 9 manas muito, mas já vi tantos Godsire e Hellkite Overlord na mesa, que acho razoável um terreno a mais para ele. No selado considero bomba, mas no draft acho uma carta ruim (a menos que você tenha uns 5 escultor do etherium ;Þ ).
T2:Muita mana pra morrer para Cólera. =)

Master Transmuter - 3U
Artifact Creature - Human Artificer (Rare)
{U}, {T}: Return an artifact you control to its owner's hand: You may put an artifact card from your hand into play.
1/2
Illus. Chippy
LIMITED:Parece interessante. Um desses e você consegue salvar suas criaturas artefato que vão morrer, colocando outro artefato da mão ainda! Quando começa a funcionar fica chato, pena que é frágil e custa 4 manas... mas, sem playtests, eu o considero uma boa criatura!
T2:Muito frágil para funcionar como "elfo lirista" e muito lento para usar a mesma função que possui no limited...

Parasitic Strix - 2U
Artifact Creature - Bird (Common)
Flying
When Parasitic Strix comes into play, if you control a black permanent, target player loses 2 life and you gain 2 life.
2/2
LIMITED:Forte pelo seu custo/corpo/evasão, e ainda tem uma habilidade razoável (pra ativar temos a coruja, a cápsula, o 2 manas 2/1 unearth...). Carta muito boa no formato!
T2:No t2 ela não justifica o custo/habilidade, embora possa jogar no deck de esperzoa previamente citado. Pena que tenho quase certeza que o deck será Tier2 (no máximo)...

Scepter of Insight - 1UU
Artifact (Rare)
{3}{U}, {T}: Draw a card.
LIMITED:Interessante. Você deixa na mesa e se começar a floodar pode comprar cartas... boa no late game, e esse formato costumar ir para o late game. Novamente, bem melhor no selado do que no draft!
T2:Lembra da comparação do Scepter W com o Icy Manipulator? Esse é a mesma coisa, só que com o Tomo de Jayemdae. =\

Scornful �ther-Lich - 3U
Artifact Creature - Vedalken Wizard (Uncommon)
{W}{B}: Scornful �ther-Lich gains fear and vigilance until end of turn.
2/4
LIMITED:Ganha evasão e tem um corpo razoável para bloquear! Em esper é uma carta forte, se você não estiver em Esper...
T2:4 manas por um 2/4 já é difícil de ver jogo, e a habilidade não é relevante... carta pra limited!

Telemin Performance - 3UU
Sorcery (Rare)
Target opponent reveals cards from the top of his or her library until a creature card is revealed. Put all noncreature cards revealed this way into that player's graveyard, then put the creature card into play under your control.
LIMITED: Ah, se eu tivesse um desses no meu pool e não tivesse nada nessa curva, eu acho que até usaria, mas é uma carta que depende muito... você vai pagar 5 manas pela "surpresinha" podendo vir N cartas ruins. No draft fica pior ainda. Eu não acho a carta boa, mesmo com o potencial de vir a bomba do oponente para mim.
T2: É um bribery que você não escolhe a carta. Eu não imagino um deck que possa usar isso, TALVEZ de side contra QnT, mas mesmo assim, a carta não ganha o jogo, e usar de side uma carta "mais ou menos" é dose... acho mais fácil jogar de side contra Minds Desire. ;Þ

Traumatic Visions - 3UU
Instant (Common)
Counter target spell.
Basic landcycling {1}{U}
LIMITED: Eu sou um dos poucos players que não odeia counters no limited, mas esse custa 5 manas... o basic landcycling ajuda a dar o mínimo de versatilidade para a carta, mas eu só usaria como o último dos fillers.
T2: Basic Landcycling já me parece uma habilidade para limited (trocar uma carta por um terreno básico no T2?), e o counter pela "bagatela" de 5 manas... não joga. =)

Unsummon - U
Instant (Common)
Return target creature to its owner's hand.
LIMITED: Por ser bounce, tem sua função como combat trick já (exemplo: trocar duas criaturas 3/3, você dá bounce na sua e o cara perde a dele). Fora isso, é um counter em souls fire e um golpe razoável de tempo. Gosto bastante da carta, principalmente se meu deck for mais wheenie.
T2: Reprint. =) Inclusive, já está na décima edição. =)

View from Above - 1U
Instant (Uncommon)
Target creature gains flying until end of turn.
If you control a white permanent, return View from Above into your hand.
LIMITED: Ahn... uma instant que dá evasão... e num deck certo, vira um "encantamento que por 2 manas dá fly pra qualquer criatura"... acho que até seria bom, se não fosse U e precisasse de W para jogar (as duas cores que mais tem fly na coleção). Apesar disso vejo chances de jogar em Bant, pela força das criaturas verdes... nessa carta acho até que posso estar enganado, mas eu achei ruim!
T2: Carta para limited. ;)

Worldly Counsel - 1U
Instant (Common)
Domain - Look at the top X cards of your library, where X is the number of basic land types among lands you control. Put one of those cards into your hand and the rest on the bottom of your library.
LIMITED: É basicamente um Impulso. No começo do jogo te corrige a curva (buscando land que falta ou uma criatura de poucas manas pra ser cast) e no final busca a bomba. Estando em pelo menos 3 cores (98% dos casos) parece legal, mas se precisasse cortar alguma coisa, praticamente certeza que seria isso.
T2: Parece bom para "buscar peças do combo", mas combos não usam terrenos básicos. Se surgir um deck baseado em Domain, duvido que use essa carta, que é ruim. Outros decks multicoloridos não usam terrenos básicos. ;)

Black (18/18)

Absorb Vis - 6B
Sorcery (Common)
Taget player loses 4 life and you gain 4 life.
Basic landcycling {1}{B}
LIMITED: Eu gosto da carta! Ela possui um efeito poderoso para o formato, e se você abrir com ela na mão inicial, não é mulligan, já que você pode trocá-la pelo terreno básico. Eu acho a carta boa, principalmente porque o limited de Alara é muito lento!
T2: Não tem a menor chance sequer de jogar. O mesmo tanto de mana que um Ultimato Cruel. =\

Corrupted Roots - B
Enchantment - Aura (Uncommon)
Enchant Forest or Plains
Whenever enchanted land becomes tapped, its controller loses 2 life.
#41/145
LIMITED: Ruim. O cara vai tomar uns 4 de dano e depois parar de usar o terreno. Se comprar no lategame é perder a draw. Ruim é pouco, péssimo.
T2: Eu imagino o Kithkin rindo da sua cara, quando descobrir que você mulligou (sim, abrir essa carta na mão é um mulligan). =Þ

Drag Down - 2B
Instant (Common)
Domain - Target creature gets -1/-1 until end of turn for each basic land type among lands you control.
LIMITED: Boa! É uma removal que na pior das hipóteses serve como um combat trick! Como todo deck tende a ter 3 cores ou mais, é forte!
T2: Bom, se houver um dia um deck de Domain, essa carta provavelmente jogará, mas não imagino porque não usar um Fim do Seca-Olho no lugar, que não depende de terrenos básicos e tudo mais. Uma carta que não verá jogo por enquanto, mas quem sabe no final de sua estadia no T2...

Dreadwing - B
Creature - Zombie (Uncommon)
{1}{U}{R}: Dreadwing gets +3/+0 and gains flying until end of turn.
1/1
LIMITED: Se você tiver acesso as manas (estiver de grixis) é legal. Uma mana por um 1/1, mas que fica 4/1 voar! Com grixis é legal, em outros casos, não.
T2: Bitterblossom e Mogg Fanático (fora outras 1000 cartas). Não.

Extractor Demon - 4BB
Creature - Demon (Rare)
Flying
Whenever another creature leaves play, you may have target player put the top two cards of his or her library into his or her graveyard.
Unearth {2}{B}
5/5
LIMITED: Bomba! 6 manas por um 5/5 fly já é forte. Ele tem Unearth, o que é justo, e uma habillidade que dificilmente ganhará o jogo, mas pode esgotar os recursos do oponente! Muito bom!
T2: Oona é simplesmente muito melhor do que isso. =)

Fleshformer - 2B
Creature - Human Wizard (Uncommon)
{W}{U}{B}{R}{G}: Fleshformer gets +2/+2 and has fear until end of turn. Target creature gets -2/-2 until end of turn.
2/2
LIMITED: Você precisa estar de 5 cores. 3 manas por um 2/2 não é excelente, no limited eu não gosto, no draft, se você estiver de 5-colors é melhor. Ele fica 4/4 fear, e ainda debilita uma criatura do oponente, mas você precisa de 5 manas pra isso, e aí a criatura do oponente não vai morrer... é, acho que é um dos piores desses que tem habiidades de 5 manas pra ativar, e eu só usaria como Gray Ogre...
T2: Lembra, denovo, daquela história da carta pra Limited? Não vou nem perder o tempo...

Grixis Slavedriver - 5B
Creature - Zombie Giant (Uncommon)
When Grixis Slavedriver leaves play, put a 2/2 black Zombie creature token into play.
Unearth {3}{B}
4/4
LIMITED: Ele é 6 manas 4/4 e deixa um zumbi em jogo. Depois com o Unearth deixa outro... não acho excelente, mas também não repudio a carta!
T2: Lembra da comparação do Extractor Demon com a Oona? =)

Infectious Horror - 3B
Creature - Horror (Common)
Whenever Infectious Horror attacks, each opponent loses 2 life.
2/2
LIMITED: 4 manas por um 2/2 que sangra o oponente. No selado pode ser usado, mas no draft eu não gosto, porque ele é basicamente uma Barata Gigante modificada (ataca os mesmos 4, mas se for bloqueada é 2 no bicho e 2 no cara).
T2: Péssimo. Um drop de 4 manas 2/2 e sem habilidades significativas. Péssimo.

Kederekt Parasite - B
Creature - Horror (Rare)
Whenever an opponent draws a card, if you control a red permanent, you may have Kederekt Parasite deal 1 damage to that player.
1/1
LIMITED: Um drop de uma mana que provavelmente vai ficar sangrando o oponente... pena que é raro, então você não vai conseguir ter uns 2~3 desse na sua pool, mas a carta tem um efeito interessante, acho que pode ser usada sim!
T2: Um Underworld Dreams com corpo... morre junto pra cólera, em compensação é mais rápido... talvez tenha suas chances no blightning aggro por exemplo, mas eu acho que não vai jogar.

Nyxathid - 1BB
Creature - Elemental (Rare)
As Nyxathid comes into play, choose an opponent.
Nyxathid gets -1/-1 for each card in the chosen player's hand.
7/7
LIMITED: Para essa criatura ser forte, seu oponente já tem que estar "perdendo", ou seja, com poucas cartas na mão. Eu não gosto muito, porque ele é meio paradoxal (custa poucas manas pra entrar rápido, mas se entrar rápido entra fraco), mas apesar disso, se ele entrar 3/3 e forçar o oponente a não dropar terrenos e bichos para enfraquecer o bicho é bom! Eu não testei, e por isso não posso dar uma certeza, mas gostei dela! Acho que usaria sem problemas!
T2: Se você "jogá-lo" em algum deck, ele vai ser mais ou menos (muitos decks jogam com muitas cartas na mão, ou podem removê-lo). Se você fizer um deck "em torno dele", correrá o risco de ficar em maus lençóis quando ele morrer. Muita gente fez muito barulho em torno dessa criatura, mas acho que ele vai lançar a seus 25 reais e terminar sua estadia no t2 por 5. Alguém arrisca palpites?

Pestilent Kathari - 2B
Creature - Bird Warrior (Common)
Flying
Deathtouch
{2}{R}: Pestilent Kathari gains first strike until end of turn.
1/1
LIMITED: Ele PODIA ser 2/1. ;P 3 manas com evasão, mas ela não vale de muito porque ele só tem 1 de ataque. Apesar de ser um atacante horrível, ele é um excelente bloqueador, pois para evasão, tem deathtouch e pode ganhar a iniciativa. Uma carta que sem dúvida vai dar um belo stalling effect na mesa, achei bom, principalmente em jund com as criaturas que se beneficiam da morte de outras, essa carta pode dar uma segurada legal enquanto seu exército cresce.
T2: Jamais! Se tivesse manto ia ser difícil, desse jeito ele morre para todas as removals, e não faz diferença se fica na mesa!

Rotting Rats - 1B
Creature - Rat (Common)
When Rotting Rats comes into play, each player discards a card.
Unearth {1}{B}
1/1
LIMITED: Um drop razoável, melhor em Jund do que em Grixis (já que Jund prefere criaturas que tão mais pra morrer do que pra outra coisa). Não tem muito a comentar, mas acho a carta boa.
T2: Aqui reside minha dúvida. Eu não sei afirmar se isso é melhor do que Ravenous Rats, e menos ainda se existe chance de um deck de descartes jogar (sem goyf e sem the rack fica difícil ;Þ ). Acho que pode ter chances em alguns rogues, BR principalmente, mas não sei.

Salvage Slasher - 1B
Artifact Creature - Human Rogue (Common)
Salvage Slasher gets +1/+0 for each artifact card in your graveyard.
1/1
LIMITED: Se fosse +1/+1 ia ser muito melhor, sendo como é, é razoável porque pode trocar pelo 3-drop do oponente (ou mesmo por um musgodonte por exemplo)... o problema é que no começo do jogo ele é fraco, e no final, uma criatura /1 dificilmente causa impacto na mesa (a menos que tenha habilidades, etc). Se você tiver algumas cápsulas fica melhor, mas eu não gosto da carta.
T2: Se tivesse evasão, ia ser mais ou menos, mas não tem. Bitterblossom consegue acabar com a jogabilidade de 50% das criaturas. =\

Scepter of Fugue - BB
Artifact (Rare)
{1}{B}, {T}: Target player discards a card. Play this ability only during your turn.
LIMITED: Interessante. Acabar com as cartas do oponente por 1B ao turno é bom. Custa BB para descer, então dificilmente entrará no segundo turno, mas pode ser chato. Eu acho que deixaria a carta no side, para colocar contra os decks não rápidos (e são muitos esses!).
T2: Esse eu tenho quase certeza que vai. O 5-colors/QnT/Cruel_Control sofre MUITO contra essa carta, e ela entra rápido demais em jogo. Mana Ramp que deve voltar a ver jogo também sofreria, e não acho que deva jogar em um deck discard-based, e sim isso + thoughtseize como descarte em um monoblack control. Gostei bastante da carta!

Sedraxis Alchemist - 2B
Creature - Zombie Wizard (Common)
When Sedraxis Alchemist comes into play, if you control a blue permanent, return target nonland permanent to its owner's hand.
2/2
LIMITED: Bom! Ele é 3 manas por um 2/2, você pode ter o Escultor do Etherium, a Cápsula Azul, a Coruja, o Grixis Illusionist, ou então guardá-lo para mais tarde (e mesmo que não guarde, 3 manas por um 2/2 no preto não é de todooo o mal). Carta forte pelo seu potencial, ele é um bounce com corpo (mesmo que tenha que usar no turno 12).
T2: No T2 é mais complicado... a carta é razoável, mas tem decks que você não vai querer/precisar do bounce, e deck UB aggro, só me ocorre o fadas (que não usará isso) e alguma versão Esper (que terá drops melhores). Se não dependesse de nada talvez jogasse, mas desse jeito é carta pra limited.

Voices from the Void - 4B
Sorcery (Uncommon)
Domain - Target player discards a card for each basic land type among lands you control.
LIMITED: Heavy discard, bom contra decks mais lentos, mas aconselho a só usar se tiver jogando de 4 cores (3 + splash) ou mais (para garantir um descarte de 3 cartas).... Usar isso é card advantage pura, e se encaixado no momento certo pode ganhar o jogo!
T2: Pelo mesmo tanto de manas você tira 3 aleatórias. Considerando que dificilmente você terá 5 terrenos, todos básicos e diferentes, mind shatter é num geral melhor. Se lançarem o deck de domain algo pode mudar, até o momento, desculpem mas não.

Wretched Banquet - B
Sorcery (Common)
Destroy target creature with the least power or tied for least power.
LIMITED: Removal é removal! Tudo bem que você não pode tirar a bomba, mas no começo do jogo é muito forte! O único problema mesmo é se você tiver que tirar uma criatura sua por exemplo, mas é difícil disso acontecer, e eu acho a carta boa, como 98% das removals!
T2: Melhor do que no Limited, na minha opinião! É como se fosse um Innocent Blood (já que no T2 o cara quase sempre vai querer tirar a carta de menor poder) o problema é o deck de fadas, que como sempre, só perderá um token da blossom. Acho que pode jogar num possível mono black control (com splash para algo).

Yoke of the Damned - 1B
Enchantment - Aura (Common)
Enchant creature
Whenever a creature is put into a graveyard from play, enchanted creature's controller sacrifices it.
LIMITED: Uma removal a longo prazo. Você joga numa criatura e espera que qualquer outra morre para matar essa junto. Não é excelente, mas na falta de coisas melhores no pool, dá pra usar!
T2: Acho que não. Terror é instant e é melhor, existem 5 argumentos para mostrar que essa carta é melhor, e 12 para mostrar que é pior. Fique com a maioria. =)







Aqui encerro a parte 2/X (X provavelmente = 5), com a análise (breve) das cartas azuis e pretas. Agradeço a todos os comentários e aceito críticas e sugestões. =)

Só lembrando que minha análise está sendo feita encima do spoiler que temos na mtgsalvation, publicado na Ligamagic.com. Não esqueçam de comentar!

Um comentário:

  1. Ae Chineis,

    gostei da análise. Só discordo na hora que você fala da Constricting Tendrils. Acho uma carta interessante para o Limited.

    Em Shadowmoor tinha uma removal parecida e jogou bastante.

    ResponderExcluir