quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A Color Pie

Algumas pessoas devem estar se perguntando o que é essa tal de color pie. Pois bem, suponho que todos vocês já tenham visto as costas de uma carta de Magic. Atrás dela, existe um pentagrama com cinco bolinhas (uma branca, uma azul, uma preta, uma vermelha e uma verde). Essas bolinhas representam as 5 cores do magic, e a relação entre elas.

Por exemplo, A cor branca está adjacente as cores azul e verde, e oposta em relação as cores preto e vermelho. Isso significa, exatamente, que a cor branca é aliada do azul e do verde e inimiga do preto e do vermelho.

Para explicar melhor a color pie, fica uma breve explicação de cada cor, suas forças e fraquezas.

Branco: é, basicamente, a cor da ordem e da paz. Existem inúmeros soldados e cavaleiros, políticas, regras e ideais. Além disso, existem Anjos, clérigos e curandeiros. Na cor branca, prega-se a igualdade e a punição, então uma carta que destrua uma criatura vai, ou destruir a todas as criaturas (Cólera de Deus), ou então vai punir uma criatura atacante (Condenar) ou ainda não vai matar a criatura, vai somente atacar seus ideais evitando assim que ela queira combater (Pacifismo). A cor branca tem incrível facilidade para lidar com encantamentos e prevenir dano/ganhar vida. Habilidades características da cor branca são a Iniciativa (mostrando habilidades treinadas de combate) e Proteção (mostrando determinada benção). Resumindo, o branco seria uma mistura de entidades divinas (anjos), regras, políticas e busca pela paz.

Azul: É a cor do conhecimento. Aquele que se utiliza do Azul preza por saber tudo sobre tudo. É por isso que as cartas azuis costumam exercitar a mente do mago (comprando cartas), permite que eles possam evitar que sejam feitas as coisas (anulando mágicas), desfazer o que foi feito (retornando permanentes para a mão) ou mesmo controlar aquilo que foi feito (Persuasão). É a cor com maior afinidade pelos artefatos (pois artefatos seriam seres animados ou embutidos de poderes mágicos, coisa que precisa de conhecimento para ser feito), e que preza o "pense antes de fazer". É, essencialmente, uma cor chata, pois não é explosiva, pelo contrário, é calma e demora a realizar suas funções. Resumindo, é a cor do conhecimento.

Preto: É basicamente a cor "do mal". Aqueles que usam a mana preta enxergam um mundo onde só os fortes sobrevivem, e vale tudo para ser um vitorioso nesse mundo. A morte de conhecidos? É um detalhe necessário, e você não exitará em sacrificar suas próprias criaturas, ou fazer pactos com seres inferiores (perder vida) em troca de vantagens como conhecimento (compra de cartas, busca de cartas no baralho) ou matar outras criaturas (Vendeta). É uma cor repleta de remoções de criaturas e efeitos de drenar vida, mas justamente por ser tão ligado a vida, ele tem uma enorme dificuldade em acabar com objetos inanimados (a cor preta não possui remoções para artefatos).

Vermelho: A cor vermelha é o caos. Você não é mal, você é simplesmente caótico. Arrisque suas chances, jogue moedas, evite civilizações com suas regras chatas e somente faça aquilo que você acredita. É uma cor explosiva, impulsiva e que evita pensar demais, apenas faz o que acha que deve fazer. Também é uma cor de muita destruição, com explosões que podem acabar com artefatos, terrenos e criaturas, embora não consiga afetar encantamentos (já que esses são intangíveis). A cor vermelha lida bem com danos causados diretos a jogadores ou criaturas, carcaterizando violência, agressividade e impulsividade.

Verde: É a cor da natureza. As ações são baseadas no instinto, os seres pensam como em uma comunidade, a força é grande e presente, criaturas com corpo grande (poder/resistência altos) por poucas manas. Por tanto representar a natureza, existe uma facilidade em destruir itens artificiais (artefatos), mas um grande problema para acabar com a vida (destruição de criaturas da cor verde praticamente inexistem). É uma cor que pode ser agressiva, mas geralmente faz isso através de mágicas que aumentem o corpo de suas criaturas ou através de fenômenos da natureza que podem culminar com a destruição de seres vivos (Furacão, Ciclone do Deserto).

Através da Color Pie, podemos notar sua interação. A cor azul por exemplo se dá bem tanto com a ordem branca quanto com a ordem preta (que embora tenham ideais totalmente diferentes, agem de forma parecida, seguindo seus conceitos). Já a cor vermelha e verde, que agem através do caos e do instinto, não possuem boa interação com essa cor. O vermelho, com seu caos e impulsividade, não interagem bem com a razão do azul ou com a ordem do branco, mas conseguem interagir tanto com a selvageria verde como com a destruição preta.

E assim podemos estabelecer relacionamentos entre todas as cores. Ponto importante de se notar são as interações "inimigas". Existem cartas douradas pretas e verdes por exemplo. Geralmente essas cartas representam contradições na história, como por exemplo um Ent Zumbificado, ou um Anjo mal (branco e preto).


O mais importante de tudo: para que existe a Color Pie?

A color pie serve para balancear o magic. É importante que nem todas as cores tenham acesso a todas as cartas, pois assim consegue-se estabelecer um equilíbrio, um baralho vermelho TEM dificuldades de lidar com encantamentos, e se quiser lidar com eles, terá que ter acesso a mana de outras cores. Esse equilíbrio faz com que o Magic seja um jogo divertido, sem exageros, e diferenciado de todos os outros. Com raras exceções, decks costumam ter 2 ou 3 cores, e isso faz você ter que abrir mão de algum recurso (um deck sem branco e sem verde lidará com dificuldades contra encantamentos, um deck sem azul terá poucas cartas que permitam comprar, e por aí vai). Atualmente a color pie está em baixa, porque existem muitas cartas que possibilitam decks de 4~5 cores, além de cartas com manas híbridas (Kitchen Finks), entre outras facilidades, no entando, os conceitos de color pie são importantes, principalmente para entender certas "discrepâncias", como uma carta verde de 5 manas que é 5/3 e pode atropelar (Musgodonte), enquanto o preto tem uma carta de 5 manas 4/3 sem habilidades (Despojador de Escórias). Aparentemente, uma das cartas é simplesmente melhor em todos os aspectos, e a explicação disso vem da color pie, que faz o verde ter criaturas com melhor custo benefício que o preto.

Espero mais uma vez ter ajudado aqueles que gostam ou se interessam pelo jogo, e não deixem de comentar com críticas, sugestões ou qualquer coisa. =Þ

4 comentários:

  1. Muito bom o texto. A boa seria pegar esse texto e outros que você já escreveu voltado para pessoas que praticamente estão começando com o jogo agora e transformar em uma série.

    Se algum amigo meu que não sabe jogar Magic e tem interesse em aprender, com certeza vou recomendar teus textos. ;)

    Mas tente também escrever mais sobre assuntos mais "avançados" como foi aquele artigo sobre o QnT.

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  2. E ai chinora!

    Gostei, bem escrito, até parece que você entende do assunto. :-)

    Fox

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  3. Mto bom o texto e o blog como um todo, mto bem organizado e escrito, parabens! vou ler sempre

    Kami

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  4. Texto bom.
    Estou procurando uma imagem da color pie que vi tempos atrás. Ela é semelhante a uma bem famosa na internet que mostra a filosofia das cores. Mas essa imagem é mais completa e mostra as habilidades e keywords associadas a cada cor.
    Preciso disso pq to fazendo design de um bloco de brincadeira aqui com os amigos e precisamos de um guia em comum pra fechar o que cada cor pode usar.

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