quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Conflux Review: Parte 4/X

Devo deixar claro que minhas cores preferidas em limited são vermelho, preto e verde. O vermelho tem criaturas quase sempre fortes e burns, o verde tem as criaturas apelonas e o preto tem as removals. Sempre fui mal nos selados de Shadowmoor, justamente porque o melhor para se draftar era o UW.

Em Alara, eu me dei bem com Naya, já que tinha os fatores que eu gostava do R/G e algumas douradas GW, que também são muito fortes. É como se você não soubesse jogar muito bem, e por isso fizesse o café-com-leite, draftar G e R para criaturas, pumps e burns, só tendo que ficar atento a ter muitas criaturas e uma curva consistente.

Não é o modo certo de draftar, e estou treinando para sair um pouco dessa rotina. ^^

Porque eu falei tudo isso? Porque acho chato simplesmente colocar o começo da análise sem um comentário. =) A partir do que eu falei, vemos que o verde continua assim, criaturas fortes com um bom custo/benefício!


Green (20/20)

Beacon Behemoth - 3GG
Creature - Beast (Common)
{1}: Target creature with power 5 or greater gains vigilance until end of turn.
5/3
LIMITED: Bom. Valoriza muito o Rakeclaw Gargantua por exemplo, tem um corpo razoável e muda a história do jogo! Carta forte, assim como o Mosstodon.
T2: Não. Só limited mesmo.

Cliffrunner Behemoth - 3G
Creature - Rhino Beast (Rare)
Cliffrunner Behemoth has haste as long as you control a red permanent.
Cliffrunner Behemoth has lifelink as long as you control a white permanent.
5/3
LIMITED: O corpo dele pelo custo é razoável, e como é bem sincero aceitar que você terá uma criatura ou vermelha ou branca (muitas vezes, os dois), eu considero a carta muito forte. Tudo bem que morre pra quase tudo, mas 4 manas 5/3 já é bom!
T2: Essa é uma incógnita pra mim... eu vejo a força disso com Figure of Destiny ou Wooly Thoctar por exemplo, mas ao mesmo tempo eu não acho que seja assim tãooo forte. Fica difícil, se eu tivesse que apostar, ia falar que não joga, mas não duvido tanto assim do potencial dessa carta...

Cylian Sunsinger - 1G
Creature - Elf Shaman (Rare)
{R}{G}{W}: Cylian Sunsinger and each other creature with the same name as it get +3/+3 until end of turn.
2/2
Illus. Jesper Ejsing
#80/145
LIMITED: Se já cabe nos decks o Cylian 2 manas que é 2/2 vanilla, esse só pode ser bom. Desnecessário dizer que em Naya é bem melhor, mas mesmo sem ter acesso as 3 cores é um filler.
T2: Eu acho que pode jogar. É um drop honesto, o pump, para o T2, se encaixa melhor do que o Olho Celestial (que custa 3G para o pump) e esse ainda pode pumpar amigos dele na mesa! Não acho que ele vá mudar o ambiente, mas acho que ele cabe bem em um arquétipo naya!

Ember Weaver - 2G
Creature - Spider (Common)
Reach
As long as you control a red permanent, Ember Weaver gets +1/+0 and has first strike
"Each night, the sun unravels and blows away. Each day, the spiders set a new one in the sky."
- Sunseeder myth
2/3
#81/145
LIMITED: Muito bom! 3 manas por um 2/3 com alcance é forte, se tiver a permanente vermelha fica 3/3 iniciativa e alcance! Uma comum excelente, e como a cor vermelha também está forte (tanto em alara como em conflux), eu acho que Naya e Jund são as melhores opções! Muito boa mesma essa carta!
T2: Deck R/G que quer bloquear Flyers? Só se for o Bode, mas aí Antífona ou Ajani já acabam com o first strike. Simplesmente tem drops melhores, e que são bons sem depender de outra permanente...

Filigree Fracture - 2G
Instant (Uncommon)
Destroy target enchantment or artifact.
If that artifact or enchantment's controller controls a black or blue permanent, you may draw a card.
LIMITED: Considerando que artefatos normalmente nos remetem a criaturas artefato, ou simplificando, Esper, pode ser uma removal + cantrip muito boa! Fica no side, mas vale a pena!
T2: Quebra a bitterblossom, potencialmente compra uma carta. As outras opções de quebrar não são lá tão boas... Tem que ver que se o cara faz a bitterblossom e começou, você corre risco de tomar a spellsutter nisso (blossom + token + spellstutter), então eu não sei não. Acho que prefiro naturalize, mas não condenaria alguém por estar usando esse, que custa uma mana mais por uma draw em potencial.

Gluttonous Slime - 2G
Creature - Ooze (Uncommon)
Flash
Devour 1
2/2
LIMITED: Forte! 3 manas por um 2/2 flash, você pode jogar com o dano na stack para deixá-lo mais forte aproveitando suas criaturas que já iam morrer, ou mesmo colocar um block surpresa. Não acho excelente, mas é uma carta forte, melhor em Jund (com suas criaturas “eu quero morrer” do que em Naya ou Bant, que tem criaturas mais “úteis” (exalted, habilidades mais fortes...).
T2: Não. A melhor utilidade é usar em resposta ao firespout/piroclasm/infest/volcanic fallout, já que em resposta a cólera não muda nada. Em cada 25 games, em 2 isso vai ser bom. Cabe a você querer ganhar 2 games em 25 ou 23 games em 25.

Matca Rioters - 2G
Creature - Human Warrior (Common)
Domain - Matca Rioter's power and toughness are each equal to the number of basic land types among lands you control.
*/*
LIMITED: Potencialmente 3 manas por um 3/3, podendo chegar a 4/4 (acredito que 5/5 já seja uma “mentira”). No selado é bom, mesmo com só 3 cores, mas no draft eu só usaria se tivesse com pelo menos 4 cores.
T2: Esse tem uma chance remota de jogar num “zoo” T2, caso se confirme o boato de voltarem as shocklands em décima edição. Se isso acontecer, ele será um 2G – 5/5, talvez não desde que ele caiu na mesa, mas potencialmente. O problema é que o Thoctar é sempre 5/4, e pouco importa o custo definido, já que você precisaria ter os terrenos para a criatura ser forte mesmo... Eu acho que tem chances remotas, mas não apostaria muitas fichas não...

Might of Alara - G
Instant (Common)
Domain - Target creature gets +1/+1 until end of turn for each basic land type among lands you control.
LIMITED: Como todo combat trick, bom. Acaba com as contas do oponente, seja dando +2/+2, +3/+3 ou se for mais, melhor ainda. Eu gosto muito de pumps e burns, porque eles podem agir como removals ou finishers, e a versatilidade é algo que eu prezo muito. Sem mais, é bom!
T2: Olha, NO T2 só joga caso aquele zoo que eu sugeri apareça (e sim, isso depende das shocklands). Agora, no T4... é o substituto perfeito (ou melhor, é uma cópia exata) da Gaea's Might, que já jogava no Zoo! Óbvio que se é uma cópia exata é bom!

Nacatl Savage - 1G
Creature - Cat Warrior (Common)
Protection from artifacts
2/1
LIMITED: Máquina! Tem muitas criaturas artefatos (mesmo sem estar de Esper, existem as criaturas artefatos que se encaixam em outros arquétipos por serem de uma cor só ou coisa assim), e mesmo que o oponente não tenha nenhuma, ele é 2 manas por 2/1. Forte, potencial para ser usado de main deck!
T2: Não sei. Falando em t4, ele bloqueia o Ravager e o Master of Etherium. Mas será que vale a pena o drop disso (uma carta defensiva) sabendo que você ainda morre para fatal frenzy? No t4 eu acho que ele fica sem espaço. Sendo remetido ao T2, a MVP aparente do deck Esper de artefatos será a Esperzoa, que tem evasão, e aí essa criatura também não terá tanto valor. Talvez como um 2-drop imbloqueável... será? É, eu acho que não vai jogar por diversos fatores, mas posso estar enganado e ele surgir como um bom blocker no Elfs por exemplo (que tem que ser mais calmo no G2 por causa da travação do Canonist por exemplo).

Noble Hierarch - G
Creature - Human Druid (Rare)
Exalted
{T}: Add {G}, {W} or {U} to your mana pool.
0/1
LIMITED: Muito bom! Tem exalted, o que já o torna interessante, acelera o jogo, o que o torna mais interessante, e corrige a curva dando mana de 3 cores! Criatura muito boa, pena ser raro, e por isso você só terá um na pool, mas vale a pena usar com certeza (mesmo em Naya por exemplo).
T2: Bom, quero deixar claro uma coisa, Birds of Paradise é melhor que isso, já que ela dá mana de QUALQUER cor (fatores de blefe ou decks de outras cores) e ela tem evasão, o que faz a diferença com um Loxodon ou coisa do tipo. Dito isso, vamos falar sobre a carta. Exalted É UMA HABILIDADE PARA LIMITED. Lógico, Rafiq é uma máquina, porque ele sozinho na mesa bate 8. Batllegrace Angel todos falam que é bom, eu acho ele bom, mas ele não joga! Talvez essa criatura jogue, mas me expliquem, um deck que está acelerando o jogo no primeiro turno quer mesmo atacar com uma criatura só? Lógico, se você não tiver opção, como na jogada “lendária” “Mana isso, mana rhox, mana Rafiq” você vai gostar de atacar 10 com seu Rhox, mas no turno seguinte, você vai atacar os mesmos 10. Uma spot removal vira uma fog junto, porque previne o dano inteiro. Uma bitterblossom garante 20 turnos de vida. Aí você alega, ah, eu posso dar Oblivion Ring na Bitterblossom. Então não seria melhor fazer o anel no segundo turno e depois o Rafiq, que sozinho vai atacar os mesmo 10, sem lifelink? Eu não quero dizer que a carta é ruim, ou criticar um deck que ainda nem existe, mas como vocês podem notar, eu poderia escrever um post inteiro sobre o Noble Hierarch (e pretendo). Eu acho a carta razoável, só peço, ou melhor, imploro, que percebam: Se for pra usar isso pra acelerar um deck de bichos, Exalted será irrelevante, porque você baterá com várias criaturas. Se você for usar poucas criaturas para que elas sejam efetivas, será interessante usar Cólera, e aí essa carta vai ficar de fora! Pode até ser que surja um deck com “plano perfeito” (tipo, isso, mímico U/G, Rafiq bateu 14 trample), mas serão jogadas isoladas. Como a carta já vai lançar ao seus 25 reais (mais? oO) eu não sei se vale a pena você garantir seu set disso, já que o preço dificilmente vai aumentar e existem chances de a carta não jogar tanto quanto dizem.

Paleoloth - 4GG
Creature - Beast (Rare)
Whenever another creature with power 5 or greater comes into play under your control, you may return target creature card from your graveyard to your hand.
5/5
LIMITED: Bom! 6 manas por uma carta com corpo razoável, e existem muitos drops de poder >=5 para fazer funcionar! Fora isso, ela mesma é afetada por várias cartas (mosstodon, rakeclaw gargatua, o novo que dá vigilância, o que você compra carta...). Acho um drop excelente!
T2: Difícil... muita mana para pouco efeito, você não vai montar um deck repleto de cartas com poder alto no T2, né?

Sacellum Archers - 2G
Creature - Elf Archer (Uncommon)
{R}{W}, {T}: Sacellum Archers deals 2 damage to target attacking or blocking creature.
2/3
LIMITED: Principalmente em Naya, forte! É usável como 3 manas 2/3 (bemmm filler), se você tiver acesso as manas necessitadas, mesmo que por splash, já fica mais forte, porque potencialmente é uma removal por turno, e se você estiver de Naya (“garantindo” a ativação) é muito forte. Tudo bem que é só atacantes e bloqueadores, mas ele é um pinger que dá 2 de dano. Se os que causam 1 já são chatos no combate...
T2: Muita mana para pouco P/T, habilidade irrelevante em constructed.

Scattershot Archer - G
Creature - Elf Archer (Common)
{T}: Scattershot Archer deals 1 damage to each creature with flying.
1/2
#90/145
LIMITED: Interessante! Pinger em flyers é bom, e tem um custo baixo por um corpo aceitável. Teria grandes chances de ficar no side, mas contra um deck que eu veja 2~3 flyers no primeiro jogo eu subiria com certeza, porque a habilidade dele tem muito potencial. Só testando para dar certeza...
T2: Eu acho a carta interessante, mas não resolve nem 1/3 dos problemas contra fadas. Tudo bem que “acaba” com a blossom, mas o cara não vai descer a blossom se você fizer isso. E se você fizer depois, pode ser anulado. E se você fizer no momento exato, ele ainda toma a agony warp. Atrapalha? PODE atrapalhar, mas não é tudo que dizem por aí... volcanic fallout >>>abismo total>>>fundo do oceano>>>isso. ^^

Shard Convergence - 3G
Sorcery (Uncommon)
Search your library for a Plains card, an Island card, a Swamp card, and a Mountain card. Reveal those cards and put them into your hand. Then shuffle your library.
LIMITED: Limpa o deck de forma absurda (provavelmente buscando 4 lands), mas só faz isso se você já tem 4 lands na mesa. É incomum, então pegar uns 2 desses já seria “lucro” demais no draft... acho uma carta meia boca, mas como filler, ou se eu tivesse muitos bichões, ou se estivesse de 4~5 cores eu acho que usaria. Mais uma que só testando...
T2: Bom, se voltarem as Duais vai ficar mais interessante... porque aí sim eu vou acreditar num five colors control que pode usar lands básicas... em linhas gerais, acho que não vai jogar, porque não acelera, mas como limpa e garante aí 5 lands drops (porque só jogaria em um deck five colors), talvez, em um futuro estranho e deturpado com alara reborn e 11ª, possa ver jogo.

Soul's Majesty - 4G
Sorcery (Rare)
Draw cards equal to the power of target creature you control.
An avatar he sculpts of wisdom and strength.
#92/145
LIMITED: ”Bomba”! Sendo verde, tem muitas criaturas de poder 5, e no limited, comprar 5 cartas e desvirar... acho muito forte, mesmo que eu compre, tipo, 3 cartas, já fez uma boa diferença!
T2: Eu vi pessoas falando que isso é bom no Mana Ramp, para usar no Cloudtresher, broodmate, etc... eu não vou desacreditar totalmente, porque PODE funcionar... mas tomar uma removal em resposta sai como 2-por-1, ao contrário de counter no harmonize por exemplo... na minha opinião é carta pra limited!

Spore Burst - 3G
Sorcery (Uncommon)
Domain - Put a 1/1 green Saproling creature token into play for each basic land type among lands you control.
LIMITED: Muito bom! Em Jund é forte, pois aproveita Devour e as criaturas que crescem com a morte de outras, e em Naya e Bant fica bom graças a Sigil Blessing! A carta PEDE por um deck de 4 cores, mas dá pra usar em 3 color inclusive! Gostei bastante dela!
T2: Em decks sérios não joga... talvez seja legal no for fun, mas no T2 competitivo, não.

Sylvan Bounty - 5G
Instant (Common)
Target player gains 8 life.
Basic landcycling {1}{G}
LIMITED: Eu já não sou grande fã de Beijo de amesha, que é UW (cores mais defensivas) e você compra 2 cartas. Isso aqui pra mim é SÓ o landcycling mesmo, achei péssima...
T2: Nunca.

Thornling - 3GG
Creature - Elemental Shapeshifter (Mythic Rare)
{G}: Thornling gains haste until end of turn.
{G}: Thornling gains trample until end of turn.
{G}: Thornling is indestructible until end of turn.
{1}: Thornling gets +1/-1 until end of turn.
{1}: Thornling gets -1/+1 until end of turn.
4/4
LIMITED: Bomba! Indestrutível já é difícil de lidar (Resounding Thunder, Bant Charm e Oblivion Ring). Ele pode ficar 7/1 trample, ele pode pumpar a defesa para não tomar nenhum -X/-X e morrer. Simplesmente Bomba, põe pressão, segura o jogo, difícil de lidar!
T2: Eu gosto! A maioria das pessoas reclamaram que Haste não se encaixa pra ele, mas eu adoro haste, e discordo. Eu não vou querer fazer essa criatura no 5º turno, e a menos que eu tenha counter, é bom eu fazer isso e já atacar no mesmo turno enquanto a pessoa não se preparou para nenhuma resposta (a cólera que põe no fundo por exemplo). Tudo bem que T2 sim você acha vários Unmake, Oblivion Ring, Bant Charm, Condemn... mas o deck que vai isso vai vai ter várias outras threats (Colosso, Tresher...). Acho que jogará, pelo menos um pouco, pelo fator “não tem resposta? Tá fu...”, mas o T2 tem mais meios de lidar com indestrutível e se ele jogar, não vai ser muito.

Tukatongue Thallid - G
Creature - Fungus (Common)
When Tukatongue Thallid is put into a graveyard from play, put a 1/1 green Saproling creature token into play.
1/1
LIMITED: Sinergia justa com Devour, troca por algumas criaturas (Hissing Iguanar, Dragon Fodder)... é um filler, mas até é interessante.
T2: Pouco impacto demais... 1/1 já não é pressão, e quando ele morrer, outro “poderoso” 1/1? Não...

Wild Leotau - 2GG
Creature - Cat (Common)
At the beginning of your upkeep, sacrifice Wild Leotau unless you pay {G}.
5/4
LIMITED: Bom. Tem poder 5, o que se encaixa na proposta Naya, troca pela maioria das criaturas e é razoável tanto no começo do jogo como no final. Gosto bastante da carta, mas não usaria mais do que 1 ou 2 (de acordo a curva).
T2: Melhor dropar um colosso, um garruk ou algo assim, certo?




Aqui termina a análise da cor verde, e amanhã teremos provavelmente a mais esperada, com as cartas multicoloridas, artefatos e terrenos! Como no final de semana é minhas férias, aguardem a segunda feira para uma análise do impacto final de Conflux no T2 e no que muda o seu draft a entrada do booster de conflux!

Obrigado a todos pela audiência, não deixem de conferir o blog todo, inclusive com as partes 1,2 e 3 desse review!


Gostou? Deixa comentário! =)

6 comentários:

  1. Vc não acha que vc subestimou o domain de mataca rioters, por exemplo, levando em consideração um prismatic omen?

    Não digo que é algo fechado, mas o primsatic vê jogo (não necessariamente num five color - jamais sozinho pra base de mana - mas nele tb apesar da vulnerabilidade de encantamento), e com ele o domain funciona não?

    ResponderExcluir
  2. Eu dependo de duas cartas para obter um 5/5 no terceiro turno, mas a verdade é que até agora, Wooly Thoctar, que sozinho é 3 manas 5/4, não jogou.

    Eu posso, sem dúvida estar enganado, mas com base nisso eu acho mais provável que não jogue do que que jogue. =)

    ResponderExcluir
  3. Bom de fato... O thoctar não joga por aqui por causa da base de mana. Se vão fazer três cores pra um drop de segundo turno (com birds ou fertile) geralmente colocam o rhox.

    Concordo que o domain não seja a principal estratégia do deck, mas acho que talvez veja jogo com o prismatic (não de uma criatura, mas a habilidade pode rolar).

    Mas isso só vamos saber mesmo qd as agonias pra acertar a base de mana pra baixar aqueles five colors vier. rs

    Tô ansioso pelo review de amanhã =)

    ResponderExcluir
  4. Essa é a questão, para o Matca Rioters jogar, você precisa ter, não só as 3 cores, como outras 2 mais! E se você depender do Prismatic Omen, porque não jogar o Toctar que tem um a menos de resistência mas continua forte mesmo sem o encantamento na mesa?

    É por isso que acha que a carta não vai jogar, e a mecânica de Domain é boa, mas não tem cartas o suficiente para justificá-la... se lançarem as shocklands em Décima Primeira, ou se lançarem mais cartas com Domain em Alara Reborn, aí tudo muda de figura...

    =)

    ResponderExcluir
  5. gosti dos comentários em geral mas discordo do que vc falou do Scattershot Archer e do Noble Hierarch, acho que com nebulizador(sei como escreve isso) no main, e com o Scattershot Archer de side de um deck WGU, o Noble Hierarch é melhor que que birds. E mesmo que vc não goste de exaltado, em um deck WGU, ter exaltado é melhor do que não ter.

    Pandeiro

    ResponderExcluir
  6. E o Tukatongue Thallid tem sinergia com o trinax e o amigo novo dele....

    Pandeiro

    ResponderExcluir