sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Magic é coisa de menina também?

Um dos assuntos que mais geram polêmica em jogadores de magic é sem dúvida esse. Ele funciona como se fosse falar de futebol em um roda de homens, ou falar mal de homens em uma roda de mulheres. Todos gostam de argumentar, falar e convencer que sim ou que não, uns juram que é normal meninas jogarem magic, outros alegam todo tipo de motivo para dizer o quanto isso é impossível, e a discussão chega até um ponto de fatores psicológicos e sociais.

Acho que seria possível fazer um filme a respeito disso, mas como minha verba está limitada, vou fazer só um post mesmo. :)

Primeiro de tudo, para podermos solucionar uma questão-problema, precisamos encontrar o problema, e qual é o problema de uma mulher jogar magic?

TODOS!

Eu quero dizer, eu não me incomodo com mulheres jogando, eu conheço mulheres que jogam, mas acho que isso é um paradigma social muito maior do que falar de sexo ou coisas assim. Parece que a mulher que quer jogar é tratada como um ser vivo híbrido e estranho. Quando uma mulher chega num lugar propício para a prática do jogo (e me refiro a lojas apenas, pois não me refiro a jogos 4fun, e sim jogar competitivamente), os homens inconscientemente se separam em 3 grupos nocivos:

Homus Nerds
Caralho mano, é uma mina!
Esse é o exemplo típico. Você vê uma (incomum) figura feminina no meio do magic. Será verdade? Ele começa a babar, ele quer conversar, ele quer mostrar a loja e falar sobre as cartas. Ele até é bonzinho, mas honestamente, ele acaba assustando a pobre garota que mal entrou no recinto.

Muleke Piranha
Eu sou foda, né?
Uma mina aqui? Vish, ela vai pirar na minha, eu pego várias mina na escola, essa aqui é mais uma que na certa já tá pirando na minha... vo trocar meia hora de idéia e colar nela que tá fácil. Além de prepotente, geralmente age como um idiota e quer pegar a menina a qualquer custo. Necessário dizer que espanta os (poucos) exemplares femininos que existem?

Trouxas Aleatórios que Querem Abalar
Aff, uma mina que joga Magic, vamo zuar ela?
Auto-explicativo. ^^


E os homens restantes, que diga-se de passagem, são poucos, ficam de boas em relação as meninas, ou então podem até ser gentis, mas tratando-as como pessoas normais.

Esse é o problema, quem faz isso é uma minoria, e por mais que você não se enquadre nem no caso do "Muleke Piranha" nem no "Trouxas Aleatórios que Querem Abalar", você acaba tratando as meninas de um modo muito diferente! E não, elas não gostam. Ou pelo menos é o que elas dizem. ^^

Vejam bem, no meu trajeto já de alguns anos como juiz e player, tive oportunidade de conhecer "muitas" meninas que jogam Magic, e outras que simplesmente iam aos eventos. Lembro inclusive de ter feito amizade com algumas delas, conheço (mesmo que de vista) algumas das únicas mulheres que jogam em São Paulo (Mariana, namorada do Bones e Thabata, namorada do Zaghi, que até comenta no blog sobre o pseudônimo de Aya de Apus), e não é difícil você notar num evento como as coisas funcionam!

Aí eu te pergunto, é convidativo um ambiente desses?

Já não bastam as razões sociais que espantam as mulheres? Não é machismo, mas mulheres num geral não gostam de competições ou de jogos que envolvem muito da mente, as que gostam, costumam ver no Magic uma coisa muito mais fantasiosa do que matemática (sim, elas tem dó de sacrificar suas pobres criaturinhas), e as poucas que passam desse paradigma, gostam do jogo e querem jogá-lo, se deparam com um ambiente totalmente inóspito e agressivo.

E antes de alegar que isso não tem nada a ver, se perguntem, quantas meninas jogam e não tem um namorado que também jogue? Será que isso é só uma coincidência?

O fato é que a sociedade já tem preconceitos contra o Magic. Eu diria que 80% da população tem preconceitos de algum tipo contra RPG, Magic e outras atividades "Nerds". Dos poucos que restam, não seria interessante abrir um ambiente propício para que elas joguem?

Uma questão muitas vezes alegada é que o cara fala que sempre escondeu o Magic das meninas que ele ficou/pegou/namorou, e de repente uma menina que joga? Eu não posso perder essa oportunidade! E é nessa hora que ele pensa que tem que conquistá-la, mostrar como é bom no jogo, e todo tipo de atitude de macho alfa possível! Comprovado que isso, além de não resultar nem em uma despedida com beijo no rosto, ainda faz com que ela não volte! Ela mal chegou no lugar, quer conhecer o jogo, e as pessoas começam, ainda que levemente um assédio? É, acho que querem me ensinar a jogar. ¬¬

Eu, de fato, não enxergo um modo de Magic se popularizar entre as meninas. Algumas pessoas vão alegar que é simpres, basta os jogadores mudarem suas atitudes e agirem de forma normal com as meninas. Isso é tão simples quanto implantar o Socialismo no mundo. =)

Conheço, ao todo, umas 6 meninas que jogam "competitivamente", e mais umas 4 que jogam apenas para se divertir. Até torço para que esse número aumente, resta agora a esperança.

Faça sua parte, apresente o jogo para meninas, mostre como ele pode ser bom e divertido (além de seu lado competitivo) e tente fazer o jogo popularizar entre o tão estimado público feminino que joga magic!




Aproveito esse post também para agradecer a todos os usuários que costumam acessar o blog. Coloquei o contador de acessos começando do número 87 (sim, achei que fosse passar vergonha e comecei com um número "alto"), e qual a minha surpresa que com uma semana o blog já teve mais de 1000 vizualizações! Espero que esse número só aumente, porque cada vez que vejo que mais pessoas vizualizaram o blog, que mais pessoas comentaram, mais sinto vontade de continuar postando coisas aqui!

No final de semana dificilmente tem postagem aqui (eu mereço viver, né?), mas devo postar um tutorial/manual de como você pode fazer para ter textos publicados no blog, ou mesmo virar um ajudante (sim, eu precisarei cedo ou tarde de alguém que me ajude com textos e etc)! Se você tem interesse, manifeste-o! =)

Na pior das hipóteses, até semana que vem, e não esqueçam de comentar com críticas, sugestões, ou simplesmente comentários mesmo!

9 comentários:

  1. "Trouxas Aleatórios que Querem Abalar
    Aff, uma mina que joga Magic, vamo zuar ela?"


    ahushuauhsuhasuh

    Ri muitoo...

    Muito bom o blog...

    Askindorn

    ResponderExcluir
  2. maano, os piores são os muleques piranha, além de ficar secando a garota pra sempre, ainda fica te cutucando, dizendo que pega facil e tal, eu presenciei isso uma vez, resultado: depois de cinco minutos ela dropou da loja =/

    ResponderExcluir
  3. Otimo post, como sempre.

    Kami

    ResponderExcluir
  4. Isso é tão simples quanto implantar o Socialismo no mundo. =)

    lol

    bom post, assunto meio complicado...

    ResponderExcluir
  5. Caramba, falou de mim? O.O
    Bom, eu gostei muito do post, a definição dos players foi realmente engraçada.
    Entre os caras as vezes rolam umas atitudes um tanto bizarras quando uma menina ta jogando. Eu já vivenciei três tipos de situação que já me deixaram ou incomodada ou bastante irritada.

    Situação 1: “Vamos ajudar ela a jogar”.
    Tá certo, eu admito que não sou nenhum pró player (longe disso) e cometo vários erros bobos, as vezes por falta de atenção, as vezes por não conhecer bem o deck do oponente. Sabendo disso, eu gosto de conversar sobre a partida, ver onde errei, qual seria a melhor jogada na situação, isso é legal, sadio e me ajuda a evoluir no jogo. Mas isso são coisas pra se fazer depois que a partida ACABA.
    Eu não sei por que, mas sempre tem gente que insiste em tentar jogar pela gente. E isso é extremamente irritante. Por mais que eu cometa algum erro, eu não sou um token, sei jogar sozinha e me atrapalha ter um marmanjo cantando as jogadas que eu devo ou não fazer.

    Situação 2: “Menina jogando, obvio que eu ia ganhar” ou “Perdeu pra menina!?”
    Um jogador de Magic, sendo menina ou não, possui chances de perder ou ganhar uma partida. Como qualquer jogador ele pode dar sorte e cometer ou não erros. Isso é normal, ser ou não um homem não influencia absolutamente em nada.

    Situação 3: “Uma menina jogado, vou torcer pra ela e intimidar o oponente.”
    Pode parecer brincadeira, mas já tive jogadores torcendo pra mim que tentavam intimidar meu oponente para me “ajudar” a ganhar.
    Normalmente esses jogadores sentam do nosso lado e ficam encarando feio oponente e soltando comentários do tipo “Nossa olha o que ela comprou!”, “Passa por cima!”, ”Dá na cara dele!” e “Jogou errado man, ela vai te comer vivo agora.”

    ResponderExcluir
  6. Ain gnt...so mulher e jogo magic e me amarro...qm me apresento o jogo foi meu namorado..nem gostava d inicio n sabe..+aprendi e honestamente axo o preconceito maior vindo das mulheres...minhas amigas axam um absurdo eu me misturar com um bando d homem (so a unik mulher q vai no encontro semanal)pra jogar ¬¬..E qr saber...elas gostam de receber atenção sim!Nenhuma mulher gotsa de ser tratada como homem neh XD...
    mt bom o texto...
    =*

    ResponderExcluir
  7. [i]...Raríssimo uma Mulher Jogadora Nata,que jogue por conta e vontade própria,estão sempre com seus namorados(não que seja contra)ou cercadas de amigos(algo comum)na vida delas ^_^...
    ...Como muito já vi...E Espero ver ainda mais...Até...[/i]

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post e ótima iniciativa. Estou aos poucos ensinando minha namorada a jogar e concordo que quando penso nela talvéz um dia em um campeonato, penso exatamente nesse hambiente nada convidativo hehehe. Mas vamos lá, estou do lado dos que querem que isso mude :)

    ResponderExcluir
  9. Bem legal o post ^-^
    Pior que é verdade e olha que eu jogo Magic é muito raro ver meninas jogando
    ,no meu grupo de amigos contando com as meninas que eu apenas conheço somos 6 garotas, eu sempre vou sozinha pra loja é bem raro ir com alguém e minhas amigas vão com namorado ou amigos. Quando eu falo que eu jogo sempre tem aquela reação pronta O.O uma menina que joga magic O.O

    ResponderExcluir