sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Conflux Review: Parte 5/5

Finalmente resolvemos, X = 5!

Eu tenho um pedido aberto para um jogador que conhece mais o ambiente legacy/vintage do que eu, e tão logo ele me passe o artigo, eu o posto como parte especial.

Para esse final guardei as cartas douradas, artefatos e terrenos. Espero que todos gostem da análise (uma das maiores, pois é a que tem mais cartas).


Multicolor (36/36)

Apocalypse Hydra - XRG
Creature - Hydra (Mythic Rare)
Apocalypse Hydra comes into play with X +1/+1 counters on it. If X is 5 or more, it comes into play with an additional X +1/+1 counters on it.
{1}{R}, Remove a +1/+1 counter from Apocalypse Hydra: Apocalypse Hydra deals 1 damage to target creature or player.
0/0
LIMITED: Bomba! Por 7 manas é um 10/10, e se você tiver “zicado”, ele pode ser por 4 manas um 2/2 que vai causar 2 de dano (por exemplo). A habilidade dela é boa (dar pings), e o corpo dela versátil ajuda! Carta muito forte mesmo!
T2: Não sei... se não for pra ela entrar dobrada, eu acho que não vale a pena, e pra jogar por 7 manas e tomar cólera na volta/terror no passe... acho que a carta não vai ver jogo não, embora eu possa estar enganado.

Blood Tyrant - 4UBR
Creature - Vampire (Rare)
Flying
At the beginning of your upkeep, each player loses 1 life. Whenever a player loses life this way, put that many +1/+1 counters on Blood Tyrant.
Whenever a player loses the game, put five +1/+1 counters on Blood Tyrant.
5/5
LIMITED: 7 manas por um 5/5 fly que ganha 2 marcadores por turno. Apesar de ser “fácil” de lidar, ele é muito forte e resolve o jogo assim como Hellkite Overlord por exemplo. Segunda habilidade 100% flavor/casual, mas a carta é boa!
T2: Ruim (uma Oona custa 1 mana a menos e é melhor), e a segunda habilidade dele é só pra multiplayer casual (2HG não serve). Acho a carta uma boa iniciativa da wizards, mas não joga.

Charnelhoard Wurm - 4BRG
Creature - Wurm (Rare)
Trample
Whenever Charnelhoard Wurm deals damage to an opponent, you may return target card from your graveyard to your hand.
6/6
LIMITED: Forte, quase bomba! 6/6 trample por 7 manas é no máximo razoável, mas aí ele começa a voltar mais criaturas, removals, pumps, burns... se atacar 2 vezes você já praticamente ganhou o jogo! Muito forte!
T2: Ele tem as cores do Mana Ramp, e me engana como carta boa. Eu acho que é USÁVEL junto com o comando primário para tutorar o monstrinho, pois contra o mono red por exemplo (se você ainda estiver vivo...) ele ganharia o jogo. Seilá, é ruim, mas tem as cores certas...

Child of Alara - WUBRG
Legendary Creature - Avatar (Mythic Rare)
Trample
When Child of Alara is put into a graveyard from play, destroy all nonland permanents. They can't be regenerated.
6/6
LIMITED: Pô, ele custa 5 manas, uma de cada cor... no selado eu considero impossível, a menos que você abra um pool muitooo forte em termos de fixers (mesmo assim, usar ele para remover os obeliscos?). No draft, se você for pra fazer 5-colors (estratégia que existe desde 3xAlara) ele é legal, mas eu não gosto da estratégia.
T2: Surpresinha. Eu imagino o QnT usando isso por exemplo, mas o melhor efeito dele é conta Kithkin (Oblivion Ring e Unmake não disparam) e mesmo o Mono Red que é legal pode dar o Magma Spray e ignorar o efeito... eu acho extremamente divertido, mas acho que não vai jogar não.

Conflux - 3WUBRG
Sorcery (Mythic Rare)
Search your library for a white card, a blue card, a black card, a red card, and a green card. Reveal those cards and put them into your hand. Then shuffle your library.
Illus. Karl Kopinski
#102/145
LIMITED: 8 manas, 5 definidas e diferentes. Pode até ganhar o jogo, mas você não espera conseguir resolver uma carta dessas, né? No draft é ruim, no selado é inaceitável.
T2: Bom, as pessoas podem falar muitas coisas, mas eu acho a carta melhor do que o Ultimato. O Ultimato te dá um fôlego contra aggros, o que é bom, mas você dificilmente usa ele na sétima land, já essa aqui não, você usa com certeza na oitava, e se você desvirar, você ganhou e ponto (com o ultimato você ainda pode não ganhar o jogo...). Fora o fato que tomar Ultimato e voltar de Ultimato te põe na desvantagem, mas tomar Ultimato e voltar disso, te põe na vantagem! Eu acho que tem chance de jogar sim!

Countersquall - UB
Instant (Uncommon)
Counter target noncreature spell. Its controller loses 2 life.
LIMITED: Não sou grande fã de counters limited, mas os aceito. Acho que pode ser usado até de main deck esse aqui, já que anula cartas de todos os arquétipos possíveis e ainda dá um choque no cara de graça. Não é excelente, ficaria geralmente no side, mas pode até entrar no main que acredito que ela não prejudique o deck.
T2: Forte. Negate joga, qualquer deck que use negate e tenha as manas vai preferir isso. Fadas deve/pode usar, QnT também, e quem sabe novos arquétipos (Grixis Agro? Grixis Control? Esper?). Acho a carta boa, vale reservar 4 desde o lançamento!

Elder Mastery - 3UBR
Enchantment - Aura (Uncommon)
Enchant creature
Enchanted creature gets +3/+3, has flying, and has "Whenever this creature deals damage to a player, that player discards two cards."
LIMITED: Bom, essa é uma aura que pode valer a pena o possível 2-por-1, já que se você atacar uma vez no cara... ela dá evasão, ela aumenta consideravelmente o P/T, se ela encostar no cara já é um 2-por-0, então o 2-por-1 dele vai virar, no fim das contas, um 3-por-2. Só tenha em mente que isso deve ser usado com sabedoria, quando o cara estiver tap out ou você tiver “certeza” que ele não vai responder a altura, porque virar 6 manas e tomar um magma spray em resposta...
T2: Carta para limited, só e apenas!

Esper Cormorants - 2WU
Artifact Creature - Bird (Common)
Flying
"I am Boxxy, you see?!"
3/3
LIMITED: Carta clássica e boa. 4 manas por 3/3 com evasão, é artefato (o que possibilita N interações Esper) e é bom. Não tão forte quanto a 4 manas 4/4, mas boa, até porque pode jogar em Bant também.
T2: Não... frágil, muito custo, pouco corpo.

Exploding Borders - 2RG
Sorcery (Common)
Domain - Search your library for a basic land card, put that card into play tapped, then shuffle your library. Exploding Borders deals X damage to target player, where X is the number of basic land types among lands you control.
LIMITED: Legal. Limpa o deck, acelera o jogo (acelera a 6ª mana? Bom...) e pode ser um finisher causando uns 3~4 no oponente. Não é uma carta excelente, mas sendo comum, existe uma chance de você ter umas 2 dela, possibilitando assim um 4 colors (ou 5, dependendo de como você draftou).
T2: Um ramp lento demais, e acelera menos que Garruk. Só joga pra fixar a mana, mas pede R/G, enquanto outros fixers custam menos e pedem apenas G. Não tem como, é feito pra limited!

Fusion Elemental - WUBRG
Creature - Elemental (Uncommon)
Fusion Elemental is like riding a pony, which probably doesn't sound dangerous, except that in this case the pony is 300 feet tall and covered in chainsaws, and to get on the pony you have to take an elevator with sixteen live cougars.
8/8
LIMITED: Só tem que passar por cima do problema do custo, porque na mesa é um 8/8 respeitabilíssimo.
T2: Criaturas Vanilla não tendem a jogar no constructed, a menos que sejam 2/X por 1 mana, etc. Se voltarem as shocklands, o bicho pode até jogar em algum aggro estranho, mas eu não apostaria nada nele, já que muitas vezes uma Horde of Notions ou algum dos outros monstros de 5 diferentes será melhor.

Giltspire Avenger - GWU
Creature - Human Soldier (Rare)
Exalted (Whenever a creature you control attacks alone, it gets +1/+1 until end of turn.)
{T}: Destroy target creature that dealt damage to you this turn.
2/2
LIMITED: Bom! Exalted já é forte, o corpo dele é razoável e a habilidade relevante! Ele pumpa o atacante seu e mata o do cara! Podia ser 2/3, mas é uma carta forte!
T2: Não... Exalted não é habilidade pra constructed, e virar para matar o bicho que já causou dano? Ainda com um corpo frágil desses? Quando fosse matar algo de relevante, ia morrer antes...

Goblin Outlander - BR
Creature - Goblin Scout (Common)
Protection from white
2/2
LIMITED: Bom! 2 manas por 2/2 com proteção sempre é bom, ainda mais num ambiente multi-colorido, onde a criatura tende a ter proteção efetivamente contra algo que o oponente use! Pena que dificilmente sai no segundo turno (a menos que você seja 3-color, o que eu considero ideal).
T2: Reprint de invasão, mas com tipo relevante agora (goblin). Bom, contra kithkin por exemplo é fortíssimo, e bem mais em conta do que stillmoon (que é mais caro e melhor...).

Gwafa Hazid, Profiteer - 1WU
Legendary Creature - Human Rogue (Rare)
{W}{U}, {T}: Put a bribery counter on target creature you don't control. Its controller draws a card.
Creatures with bribery counters on them can't attack or block.
2/2
LIMITED: Ele é muito frágil... você trava as criaturas do oponente, mas aí ele compra a removal (várias existem) e as criaturas dele atacam, embora as draws já tenham sido dadas. Eu talvez usasse 1 pelo seu corpo normal (2/2 por 3 manas), sabendo que se meu oponente fizer algo que seja realmente impossível de lidar eu posso usar a habilidade, mas isso é o máximo...
T2: Não, só contra molequinhos de monogreen ou algo assim.

Hellkite Hatchling - 2RG
Creature - Dragon (Uncommon)
Devour 1
Hellkite Hatchling has flying and trample if it devoured a creature.
2/2
LIMITED: Bom! Uma carta típica de Jund que PRECISA devorar alguém, senão é péssimo. Mas mesmo que devore 1 só, já fica aceitável. Bom principalmente nos decks com vários bichinhos fracos e/ou unearths pequenos.
T2: Não... tantos Devour melhor que não tem jogado, você não usaria esse que é ruim, né?

Jhessian Balmgiver - 1WU
Creature - Human Cleric? (Uncommon)
{T}: Prevent the next 1 damage that would be dealt to target creature or player this turn.
{T}: Target creature is unblockable this turn.
1/1
LIMITED: Bom! Se pingers são bons, Healers não são tãooo fortes, mas mesmo assim tem seu impacto na mesa. A habilidade de unblockable pode resolver o jogo em determinado momento de mesa travada.
T2: Cara feita para limited.

Knight of the Reliquary - 1GW
Creature - Human Knight (Rare)
Knight of the Reliquary gets +1/+1 for each land card in your graveyard.
{T}, Sacrifice a Forest or Plains: Search your library for a land card, put it into play, then shuffle your library.
2/2
LIMITED: Bomba!? Arruma sua curva, limpa seu deck, e vai pumpando no processo. Lembrando que existem Panoramas também! Muito forte!
T2: Rumores falam todo tipo de coisa dessa carta. Falam que é um tutor legal para UrzaTron, wasteland ou coisas do tipo. Eu acho frágil e demorado pra fazer efeito, acredito que se for jogar em algum deck vai ser para ter a função de um pseudo-terrávoro, ou do lado do crusher. No t4, com fetchlands e tudo mais existe uma certa chance também... e para por aí, nada que justifique os 30 reais a que provavelmente será lançado.

Knotvine Mystic - RGW
Creature - Elf Druid? (Uncommon)
{1}, {T}: Add {R}{G}{W} to your mana pool.
2/2
LIMITED: Médio... ele acelera 2 turnos, mas só faz isso pra conseguir 6 manas no quarto turno... Tem um custo “proibitivo” e é “legalzinho”. Acho a carta interessante, provavelmente usaria, mas não é nada de espetacular...
T2: Não, demora muito pra acelerar...

Maelstrom Archangel - WUBRG
Creature - Angel (Mythic Rare)
Flying
Whenever Maelstrom Archangel deals combat damage to a player, you may play a nonland card from your hand without paying its mana cost.
5/5
LIMITED: Novamente, o que mata o custo, porque se entrar em jogo é quase vitória. 5/5 fly, quando causa dano você faz freespell ainda... pena que com esse custo não entrará em jogo quase nunca...
T2: Dúvidas e dúvidas... sem dúvida jogar um Nicol Bolas, um Conflux ou um Ultimato de graça são opções tentadoras, mas vale a pena fazer uma criatura frágil para isso? Acredito que seja uma carta para colecionador só.

Magister Sphinx - 4WUB
Artifact Creature - Sphinx (Rare)
Flying
When Magister Sphinx comes into play, target player's life total becomes 10.
5/5
LIMITED: Causa dano no cara ou te dá vida... 5/5 fly por 7 manas... é uma carta que eu usaria sem dúvida no deck, porque ou vai igualar o rush ou te colocar a frente nele... (a menos que você tenha 2 e o cara 20 por exemplo, mas aí nada salvaria...).
T2: Eu não vejo nenhum modo disso jogar, porque por esse tanto de mana tem N spells melhores...

Malfegor - 2BBRR
Legendary Creature - Demon Dragon (Mythic Rare)
Flying
When Malfegor comes into play, discard your hand. Each opponent sacrifices a creature for each card discarded this way.
6/6
LIMITED: Fortíssimo! 6 manas pelo 6/6 fly que provavelmente vai ser uma cólera unilateral! Tudo bem que você pode tomar uma removal e ficar bem chato o jogo, mas é algo como “ou você tem a removal ou já era”. E de qualquer forma, é como se cada carta da sua mão tivesse virado uma remoção também, o que não é de todo ruim! Acho a carta muito forte!
T2: Não sei dizer... ele tem um tamanho respeitável para pressionar, ele tem um efeito forte, mas não dá pra jogar com ele no control, já que perder a mão não tem nada de control, e não sei se existe espaço para ele num deck aggro... tem que ver, mas acho que não rola...

Meglonoth - 3RGW
Creature - Beast (Rare)
Vigilance, trample
Whenever Meglonoth blocks a creature, Meglonoth deals damage to that creature's controller equal to Meglonoth's power.
6/6
LIMITED: Bomba! Por 6 manas ele bate 6/6 trample, e se bloqueia, causa 6 no cara! Muito forte!
T2: Incógnita também... causa impacto o suficiente na mesa, já que bate com trample e segura a race do cara... não sei se vai jogar, mas esse eu queria que jogasse, pelo menos um pouco! Pena que querer não significa nada, e existem drops melhores... mas quem sabe? Estou em dúvidas mesmo!

Nacatl Outlander - RG
Creature - Cat Scout (Common)
Protection from blue
2/2
LIMITED: A pior proteção no limited, mas ainda assim é 2 manas por 2/2!
T2: Existem poucos bounces, e pode ser bloqueado pelo fadas por causa da blossom e da vault... nem ao menos é warrior para ganhar marcadores do bramblewood paragon! Pelo menos não toma agony warp, mas é meia boca...

Nicol Bolas, Planeswalker - 4UBBR
Planeswalker - Bolas (Mythic Rare)
+3: Destroy target noncreature permanent.
-2: Gain control of target creature.
-9: Nicol Bolas, Planeswalker deals 7 damage to target player. That player discards seven cards, then sacrifices seven permanents.
5
LIMITED: Roubar criatura pra sempre é forte, quebrar terreno é forte, ultimate ganha o jogo, mas seilá... por 8 manas tem muitas bombas piores, só que ele vs as bombas é forte porque ele rouba elas pra você! Se a mesa estiver pau a pau e você fizer ele, desequilibra! Forte, mas não acho tãooo bomba assim!
T2: Aqui entra outro problema... eu gosto da carta, porque o deck que vai ele consegue zerar a mesa... agora imagine, o oponente não vai floodar de criaturas porque não quer tomar o N-por-1 da cólera, mas quando ele tem 1 ou 2 na mesa e você rouba com o bolas ele consegue se defender enquanto ganha lealdade para usar o ultimate (que ganha o jogo). Lembrando que o bicho fica roubado mesmo que o Bolas morra, eu acho ele forte, mas mil pessoas vão me xingar falando que ele não vai jogar nada... Opinião cada um tem a sua!

Progenitus - WWUUBBRRGG
Legendary Creature - Hydra Avatar (Mythic Rare)
Protection from everything
If Progenitus would be put into a graveyard from anywhere, reveal Progenitus and shuffle it into its owner's library instead.
10/10
Illus. Jamie Jones
LIMITED: Ele não entra em jogo, simples assim.
T2: Ele também não entra em jogo (muito difícil), e morre pra cólera. Só estilo pra coleções, mas não joga!

Rhox Bodyguard - 3GW
Creature - Rhino Monk Soldier (Common)
Exalted
When Rhox Bodyguard comes into play, you gain 3 life.
An enlightened soul caged in a body made for battle.
2/3
#122/145
LIMITED: Exalted é bom no Limited, e ele quando entra te dá um pequeno folego. Tem MUITOS drops melhores de 5 manas, mas é aceitável se você tiver o slot com poucas cartas...
T2: Carta para limited. ;)

Scarland Thrinax - BRG
Creature - Lizard (Uncommon)
Sacrifice a creature: Put a +1/+1 counter on Scarland Thrinax.
2/2
LIMITED: Bom! Fonte de sacrifício para Jund, vai pumpando com o tempo, aproveita a morte de criaturas “trocadas” em batalha, é legal com iguanar e necrogenesis... eu gosto bastante!
T2: Acho difícil, Nantuko Husk me parece melhor, mas talvez possa ser usado alguns disso também... não sei dizer, mas acho que não.

Shambling Remains - 1BR
Creature - Zombie Horror (Uncommon)
Shambling Remains can't block.
Unearth {B}{R}
4/3
LIMITED: Bom! Drop puramente ofensivo, mas bem forte, e o unearth dele vem a calhar, tanto para causar mais 4 de dano como para ser devorado depois.
T2: Sabe que eu não duvido? Esse sim tem algum potencial, porque ataca forte, e causar 4 pós-cólera é bom! Só não é melhor que o goivador porque morre pra agony warp e lash out! =(

Skyward Eye Prophets - 3GWU
Creature - Human Wizard (Uncommon)
Vigilance
{T}: Reveal the top card of your library. If it's a land card, put it into play. Otherwise, put it into your hand.
They lament the doom that is coming to Bant without realizing the part their own leaders have played in it.
3/3
#125/145
LIMITED: Forte! Ele tem um corpo relativamente pequeno, mas poder atacar e comprar no passe (ou melhor, colocando o land em jogo) é forte! Eu gosto da carta, ela parece dar um fôlego bom ao longo do jogo!
T2: Tem um efeito bem forte, mas é muito frágil por 6 manas... sorry, mas não.

Sludge Strider - 1WUB
Artifact Creature - Insect (Uncommon)
Whenever another artifact comes into play under your control or another artifact you control leaves play, you may pay {1}. If you do, target player loses 1 life and you gain 1 life.
3/3
LIMITED: Muito forte! 4 manas por um 3/3 que fica pingando a vida do cara! É uma habilidade ao mesmo tempo defensiva e ofensiva, e vale muito a pena! Achei a carta muito forte!
T2: Eu quero MUITO que jogue, porque considero o efeito “poderoso”, mas ficar dropando criaturas artefatos para tomar a cólera me soa triste... =\ Apostaria que não vai jogar, mas torço pelo contrário!

Sphinx Summoner - 3UB
Artifact Creature - Sphinx (Rare)
Flying
When Sphinx Summoner comes into play, you may search your libary for an artifact card, reveal it and put it into your hand, then shuffle your library.
3/3
LIMITED: Muito bom! 5 manas por um 3/3 fly, que tutora outro flyer, uma cápsula removal ou uma cápsula draw! Fora outras “bullets” artefatos que você pode ter!
T2: Pode ser legal se lançarem mais artefatos, para valer a pena você usar esse bicho quase que exclusivamente pelo tutor... mas difícil... bem difícil...

Suicidal Charge - 3BR
Enchantment (Common)
Sacrifice Suicidal Charge: Creatures your opponents control get -1/-1 until end of turn. Those creatures attack this turn if able.
LIMITED: Potencial para ganhar o jogo. Você faz O QUE QUISER com as criaturas do oponente, e no late game vai, muito provavelmente, matar na volta. Mesmo que não mate na volta, só de trocar suas criaturas pelas do oponente ou matar várias criaturas dele já vale a pena!
T2: Não, a carta é feita para limited...

Vagrant Plowbeasts - 5GW
Creature - Beast (Uncommon)
{1}: Regenerate target creature with power 5 or greater.
6/6
LIMITED: Bom, mas é muita mana para uma “não-bomba”. 6/6 que regenera a si mesmo e outros com poder 5 é bom, mas carta quase que exclusiva para selado (se ainda tivesse cycling para jogar no draft também...).
T2: Não, mais uma para limited!

Valeron Outlander - GW
Creature - Human Scout (Common)
Protection from black
2/2
LIMITED: Forte, black tem boas criaturas e várias removals! O corpo vale o custo!
T2: Ele PODIA ser um elfo, né? Desse jeito é até legal, mas ah, se fosse um elfo...

Vectis Agents - 3UB
Artifact Creature - Human Rogue (Common)
{U}{B}: Vectis Agents gets -2/-0 and is unblockable until end of turn.
4/3
LIMITED: Razoável, ataca 4 ou 2 inbloqueável... razoável!
T2: Lembra daquela já velha história de cartas pra limited?

Vedalken Outlander - WU
Artifact Creature - Vedalken Scout (Common)
Protection from red
2/2
LIMITED: Mesma coisa dos outros outlanders. =)
T2: O melhor outlander empatado com o primeiro. Aquele trava o kithkin, esse o Mono Red!

Zombie Outlander - UB
Creature - Zombie Scout (Common)
Protection from green
2/2
LIMITED: O melhor no limited IMO, já que verde costuma ter as melhores criaturas, mas num geral, igual a todos!
T2: Médio no T2, já que o BG perdeu sua força, mas bom também!

Colorless (7/7)

Armillary Sphere - 2
Artifact (Common)
{2}, {T}, Sacrifice Armillary Sphere: Search your library for up to two basic land cards, reveal those cards, and put them into your hand. Then shuffle your library.
LIMITED: Limpa o deck e arruma a curva! Um bom enabler da 4ª cor, gosto bastante! Se você acha que 5 cores é possível, vai precisar disso!
T2: Difícil, não acho nada que possa fazer valer a pena perder 2 turnos para buscar lands BÁSICOS ainda...

Bone Saw - 0
Artifact - Equipment (Common)
Equipped creature gets +1/+0.
Equip {1}
LIMITED: Bom! Deixa uma criatura por vez com +1/+0... é uma carta justa, eu usaria com certeza! Faz seu 2 drop trocar pelo 3 do cara, e por aí vai!
T2: Acho que não vai jogar, mas posso estar enganado. É melhor que Lasca-Ossos, na minha opinião, mas os decks que se aproveitariam disso preferem Pumps gerais...

Font of Mythos - 4
Artifact (Rare)
At the beginning of each player's draw step, that player draws an additional two cards.
LIMITED: OMG! Vantagem pro cara antes é difícil de lidar, já que você andará, a via de regra, com um turno a menos. Imagina então tomar a removal nisso? Não, melhor não!
T2: Bom, se no sanity grinding joga Howling Mine, existe a chance (remota) disso ver jogo, mas eu honestamente acho péssimo.

Kaleidostone - 2
Artifact (Common)
When Kaleidostone comes into play, draw a card.
{5}, {T}, Sacrifice Kaleidostone: Add {W}{U}{B}{R}{G} to your mana pool.
LIMITED: Ele cicla e é um enabler das cartas de 5 cores... o ideal seria ter uns 2~3 desse para uma criatura daquelas, mas não sei não...
T2: Não, você não ganha nem um turno com isso, e se for jogar algum deck de 5 cores, é melhor que ele se sustente sozinho do que usar uma carta dessas...

Mana Cylix - 1
Artifact (Common)
{1}, {T}: Add one mana of any color to your mana pool.
LIMITED: Muito bom! Corrige MUITO bem a curva, e deve ser usado em decks de 4~5 cores. Se você pretende aproveitar as cartas difíceis de se usar (como o Maelstrom), precisará disso e etc!
T2: Não, os terrenos sozinhos já cuidam dessa parte...

Manaforce Mace - 4
Artifact - Equipment (Uncommon)
Domain - Equipped creature gets +1/+1 for each basic land type among lands you control.
Equip {3}
LIMITED: Muito bom! Deixar uma criatura com +3/+3 ou +4/+4 é fortíssimo! Qualquer porcaria comprada vira um monstro com essa carta! Muito boa, ainda mais no ambiente lento de limited de alara.
T2: 4 pra descer e 3 pra equipar? Teria que ter um efeito muitoo mais devastador do que esse...

Obelisk of Alara - 6
Artifact (Rare)
{1}{W}, {T}: You gain 5 life.
{1}{U}, {T}: Draw a card, then discard a card.
{1}{B}, {T}: Target creature gets -2/-2 until end of turn.
{1}{R}, {T}: Obelisk of Alara deals 3 damage to target player.
{1}{G}, {T}: Target creature gets +4/+4 until end of turn.
LIMITED: Eu considero bomba! Não importa a cor, todos os efeitos são bons! Pra mim é bomba, porque resolve o jogo e é muitooo versátil!
T2: Eu gosto da carta, mas acho que na sexta mana existem muitos drops melhores... talvez jogue 1-of no QnT, manaRamp ou coisa assim, porque uns 2~3 turnos disso na mesa e o jogo começa a resolver para você, mas é só isso...

Land (5/5)

Ancient Ziggurat
Land (Uncommon)
{T}: Add one mana of any color to your mana pool. Spend this mana only to play a creature spell.
LIMITED: MUITO bom! Pena que é incomum e você terá no máximo 1! Considerando que o mais importante é curvar em termos de criatura no Limited, esse terreno corrige tudo!
T2: Eu vejo jogo para ele em vários decks que poderão aproveitar isso para fazer “turbo aggros” de 3 ou 4 cores com apenas 21 terrenos por exemplo. Acho bom, reservem suas 4!

Exotic Orchard
Land (Rare)
{T}: Add to your mana pool one mana of any color that a land an opponent controls could produce.
LIMITED: Médio pra ruim. Pode te salvar como pode te fo... atrapalha o mulligan ainda por cima. Eu não gosto, deixaria de fora a menos que estivesse de 5-colors (e mesmo assim ia pensar antes de por ¬¬).
T2: A “nova reflecting pool” é bem ruim. Como saber o deck do cara? E se o cara tiver de kithkin ou mono red? Só se fosse de side contra QnT/decks das mesmas cores que o seu, mas me diga, QUEM gastaria slots do side com um terreno desses? Sério, se for vai ser 1-of no MD, e eu acho que atrapalha!

Reliquary Tower
Land (Uncommon)
You have no maximum hand size.
{T}: Add {1} to your mana pool.
LIMITED: Ah, efeito praticamente irrelevante, ambiente multicolorido... não!
T2: Há quem diga que é bom, mas eu não sou grande fã também... são poucas as vezes que você tem que descartar cartas no final do turno, e a mana que ele dá é incolor... talvez rode 1-of em decks que compram várias cartas, mas eu não usaria, porque se você está tendo que descartar, é porque a vantagem é MUITO sua (a menos que seja mirror de QnT por exemplo, mas aí 1-of seria justo já).

Rupture Spire
Land (Common)
Rupture Spire comes into play tapped.
When Rupture Spire comes into play, sacrifice it unless you pay {1}.
{T}: Add one mana of any color to your mana pool.
LIMITED: Muito bom! Tudo bem que você perde o drop do segundo turno pra maximizar isso, mas pode ser jogado mais tarde e corrige MUITO BEM a curva!Novamente, deck de 4~5 cores? Você PRECISA disso!
T2: Talvez jogue, embora seja uma tapland que ainda vai tapar outra, mas sendo comunzinha, acho que vale a pena fechar o set!

Unstable Frontier
Land (Uncommon)
{T}: Add {1} to your mana pool.
{T}: Target land you control becomes the basic land type of your choice until end of turn.
LIMITED: Outro “corrige curva”! Vale a pena, porque já se ouviu muito nos limiteds de alara “faltou mana de tal cor”, e isso consegue resolver o problema! 4~5 cores? Precisa disso!
T2: Esse eu vejo menos chance no T2, embora ele não seja tapland e corrija bem num turno de urgência... acho que é o piorzinho, mas deve valer a pena guardar 4 também, para um ambiente que tende a ser muitooo multicolorido!



BÔNUS! BREVE COMENTÁRIO SOBRE O IMPACTO DE CONFLUX, NO SELADO E NO CONSTRUCTED!

As cartas douradas continuam em alta, e com tantos fixers se torna mais viável um deck de 5 cores. Notem que, ao mesmo tempo em que isso acontece um draft realizado Shards-Shards-Conflux teria poucas cartas da última edição, então muita atenção é necessária, pois se tiverem 2~3 players tentando o five-colors, é provável que ambos fiquem sem fixers bons o suficiente e tenham decks ruins. Os fixers são muitas vezes pegos também por jogadores de 4 ou até mesmo 3 colors, e considerando que muitas pessoas gostarão mais de ir para 5-colors agora, draftar 2 cores para ter um deck mais consistente pode valer a mais a pena do que nunca!

Branching Bolt acaba de subir 25 pontos na bolsa de valores. Tem MUITOS flyers na edição, mas muitos MESMO! Eu diria que você deve, de alguma forma, ou lidar com flyers, ou usá-los, porque do contrário...

No constructed (tipo 2 para ser mais exato) as coisas devem mudar levemente. Existem mais cartas de lots of mana, cartas boas para aggro e cartas boas para control. O mono red e vários decks com red tendem a ganhar muitas forças contra fadas, o mirror de control E o mono red ganham uma arma (Banefire), e quem sabe algum bizarro arquétipo lotado de criaturas multicoloridas não apareça? Encontro cada vez mais força em um deck BR, que além das peças já citadas, também ganha Scepter of Fugue, uma excelente carta contra decks de controle.

É necessário enxergar que estamos em uma época de decks tribais, graças a 4 edições disso contra apenas 2 da temática Alara. Os decks que jogavam na época de TSP-PLC-FST eram uns, e com o lançamento de Lorwynn, nenhum tribal se tornou sério. Com o surgimento de Morningtide (ou melhor de Mutavault) muita coisa mudou. Bitterblossom, da mesma edição, fez um arquétipo começar a ter sucesso e se tornar o que hoje é - o deck to beat. Shards of Alara saiu, Conflux começa a dar o ar da graça, e já estão falando que a edição é ruim, e não vai conseguir mudar o ambiente tribal. Depois, com um ambiente multicolorido, quando for sair a próxima edição (a primeira de um novo bloco, depois de Alara Reborn), vão falar que a edição é ruim, pois o ambiente Multicolorido de Alara é muito melhor. Isso é um processo cíclico, e seria muito mais interessante para todos nós que ponderássemos oportunidades, pois para quem não lembra, Bitterblossom foi lançada a 20 reais (com dealers e em sites de venda) e no seu tempo áureo já chegou aos seus 70 reais. Não são as cartas que são caras, e sim as pessoas que temem fazer investimentos.

Agradeço a todos que leram aqui até agora (prefiro quando comentam, mas sem problemas ;P ), críticas, sugestões ou elogios, não deixem de comentar!

Como sempre, no final de semana não deve ter post, mas aguardem novidades e divulguem mais do que nunca, porque uma parceria está prestes a ser fechada - e com ela surgirão alguns prêmios por aqui... (falo sério :D )

6 comentários:

  1. Man parabéns, venho acompanhando seu blog a um tempo. Vc está fazendo um Bom trabalho! To aprendendo muita coisa aqui.

    ResponderExcluir
  2. otimos comentarios!

    Muito boa a analise da coleção.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Ae, já testei o Bolas no Toast e não tiro ele de maindeck contra oponente nenhum. É 2-of certo e bom contra QUALQUER deck. Só tem espaço no Toast, mas é certo de jogar.

    ResponderExcluir
  4. Muita boa a análise, continue com posts interessantes como este!
    Ótimo para ler e treinar para o Pré-Release (atrasado DENOVO) de Conflux

    Parabéns

    ResponderExcluir
  5. otimo post!
    parabeens, o problema e q muita gente nao tem conta, ai fica dificil de comentar!!
    mais ta mtu bom!
    o blog, tudo!
    ahh, e sobre o legacy, vcs poderiam fazer uma analise de um monored???
    vlw

    ResponderExcluir