quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Vale a Pena Abrir Boosters de Conflux?

A grande maioria dos jogadores sofrem desse tipo de dúvida quando uma nova edição é lançada. Será que vale a pena comprar boosters dessa nova edição ou é melhor comprar da edição anterior? Aí começa todo tipo de argumento, porque Lorwynn tem Thoughtseize, Garruk, Comando Azul/Preto/Verde, mas Alvorecer tem Mutavault e Bitterblossom, e por aí vai.

Uma verdade? Ninguém sabe! É muito difícil você dizer "o que vale mais a pena", e com certeza não sou eu que vou conseguir falar o que vale mais a pena pra você!

No entanto, vou deixar aqui uma pequena prévia, algumas comparações para você imaginar se vale ou não a pena você abrir boosters da nova edição - Conflux.

Para base de nossa comparação, Shards of Alara possue 229 cartas, sendo elas 68 raras, 61 incomuns e 100 comuns (fonte: Magic Domain). Conflux, por sua vez possui 45 cartas raras, 40 incomuns e 60 comuns, com 145 cartas.
ps:Shards of Alara tem 249 cartas, mas estou desconsiderando os terrenos básicos.

Em um booster de Shards of Alara, tem algumas cartas que queremos tirar, ou porque ela é muito boa/cara, ou porque ela AO MENOS "paga" o booster. Da seleção realizada por mim mesmo, listei essas cartas:

Battlegrace Angel
Elspeth, Knight Errant
Ethersworn Canonist
Knight of White Orchid
Ranger of Eos
Master of Etherium
Tezzeret the Seeker
Ad Nauseam
Gobling Assault
Hells Thunder
Predator Dragon
Ajani Vengeant
Broodmate Dragon
Cruel Ultimatum
Empyrial Archangel
Rafiq of the Many
Realm Razer
Sarkhan Vol
Stoic Angel

Infest
Bant Charm
Esper Charm
Grixis Charm
Jund Charm
Naya Charm
Rhox War Monk
Sprouting Thrynax
Tidehollow Sculler
Wolly Thoctar

Wild Nacatl
Agony Warp
Blightning
Steward of Valeron

Ou seja, 19 cartas raras, 10 incomuns e 4 comuns. Notem que algumas delas não valem nem 1 real, como Agony Warp, mas tomando por base o lançamento da edição, e portanto, você querendo um set desses, digamos que valha a pena abrir o booster. Note também que existem raras nessa lista que não mostraram a que veio, por exemplo Sarkhan Vol ou Stoic Angel, mas são cartas boas que merecem seu lugar na lista. Mesmo que hoje elas não joguem, na época acreditávamos que elas jogariam!

Das 68 cartas raras, 19 delas pagam o booster, ou seja, 28% delas. Com as incomuns, temos 10 para 61, ou seja, 16,5%.

Passando agora para Conflux, pode-se dizer HOJE, que o que "paga o seu booster" é:

Martial Coup
Nyxathid
Scepter of Fugue
Banefire
Bloodhall Ooze
Goblin Razerunners
Cylian Sunsinger
Noble Hierarch
Thornling
Knight of the Reliquary
Maelstrom Archangel
Nicol Bolas, Planeswalker

Celestial Purge
Path to Exile
Esperzoa
Volcanic Fallout
Countersquall
Ancient Ziggurat
Reliquary Tower

Lapse of Certaintly
Wretched Banquet
Might of Alara
Scattershot Archer
Rupture Spire

Ou seja, 12 Raras, 7 Incomuns e 5 Comuns. Lembrando que não estou considerando cartas como Scepter of Dominance, que tem uma opinião mais repartida. Até o momento essas são as cartas que "valem a pena". Se calcularmos 12 cartas raras dentre as 45 totais, teremos um total de 27% de cartas raras, e dentre as incomuns, 7 para 40 nos retorna um valor de 17,5% das incomuns são boas.

Chegando ao "Confronto Final", teremos que entre as raras, 27% de Conflux contra 28% de alara, e dentre as incomuns, 17,5% de Conflux contra 16,5% de Alara!

Lembrando que algumas cartas incomuns de Conflux tem preços que as incomuns de Alara nunca alcançaram, a exemplo de Path to Exile, que tem custado cerca de 10~12 reais, ou seja, uma incomum que paga o booster!

Ainda só para citar: Wall of Reverence está custando MUITO pouco, e por isso não foi nem colocada na lista, mas ainda assim é uma carta que MUITO provavelmente irá jogar, então acaba sendo bom você possuir um set (ou 2~3 dessas) para jogo!

Se vale a pena abrir boosters de Conflux, isso só você pode dizer, mas agora você pelo menos tem alguma base para avaliar qual edição tem "mais cartas raras".

Lógico que muitas pessoas vão "discordar" da análise, dizer que eu coloquei cartas que não pagam o booster, e deixei de incluir outras que deveriam estar na lista, mas cabe a cada um fazer suas próprias modificações para avaliar o que vale ou não a pena!

Espero acabar com as indecisões do tipo "vendo ou abro o booster?", que sempre surgem após uma boa colocação no evento. =)

E se experiência própria conta, eu abri dois boosters de Conflux, e veio um Nicol Bolas e um Malfegor (que pelo menos é Mítico!).

Abraços e espero que tenham gostado!

Gostou? Comenta!

8 comentários:

  1. Chineis, acho que você esqueceu de comentar que algumas das raras que você citou são Míticas (como o caso do Elspeth), sendo assim MUITO mais difíceis de abrir em um booster do que uma rara normal.

    Eu nunca achei que valesse a pena comprar boosters, abrir só se você ganhou eles através de uma premiação e olhe lá.

    Sinceramente, acho muito mais fácil fazer uma vaquinha, abrir uma sociedade ou "abusar" dos amigos para conseguir as cartas que você precisa, do que sair abrindo booster que nem adoidado.

    Uma boa pedida são os FNMs da Domain, que custam apenas 5 reais e o vencedor tem ganho uma média de 60 reais em créditos na loja. Que na pior das hipóteses da para fechar uns 2 sets de incomuns boas do formato.

    ResponderExcluir
  2. Então Thorgrin, na realidade, a grande maioria dos Fridays de São Paulo dá uma premiação desse nível, na Wirewood costuma dar esse valor, no da Comics deu 60-40-20-20, e por aí vai, embora o da Domain realmente seja o "melhor" em termos de custo benefício.

    Mas deve ser levado em conta outros fatores, do tipo que jogadores ADORAM abrir boosters, e por mais que eu nunca compre, conheço N jogadores que compram "sempre"! Alguns preferem ao invés de pegar sets com créditos, pegar boosters mesmo, fora boosters de premiação e por aí vai.

    Sobre as míticas, sem dúvida muda a distribuição, mas isso se avaliarmos em termos de caixas, e também não dá pra ser exato na divisão, porque existem raras "mais raras" que outras...

    Essa é uma visão grosseira, mas todos sabem que vem menos Lagoa Espelhada do que Travessura de Puca nos boosters de Shadowmoor... =)

    Em todo caso, entendo a relevância do seu comentário!

    =)

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ambas as opnioes, mas sempre vale ressaltar que é bom abrir os booster para ajudar as lojas, e consecutivamente o comercio.

    ResponderExcluir
  4. Essa coisa de abrir booster ou não, depende bastante. Porque pelo custo/beneficio, é melhor deixar os dealers abrirem os boosters, e voce vai e comprar os sets que voce precisa para o seu deck. No meu caso, a última vez que eu abri um booster foi quando eu estava treinando irl para o PTQ selado do final do ano passado.

    Como o Craig Jones disse certa vez, não abra booster só por abrir, use como um treino, jogue drafts e aprenda mais com isso. É chineis, seu post me deu idéia para um outro artigo :)

    ResponderExcluir
  5. Normalmente ou ultimamente eu só abro booster em draft, todo o crédito ganho na wire ta indo pra isso mas é pq eu já fechei de tudo das outras edições t2.

    Sábado jogamos 1 mesmo com o apagão e terça com a premiação de sabado outro, como a loja ainda não ta com o estoque de conflux por enquanto tudo que ganha nos fnm e 8-mans eu uso para isso e consequentemente eu vou fechando set das cartas boas.

    Mas isso vai de cada um, depende exatamente dos objetivos e do que o jogo representa para esse individuo.

    ´Zaghi

    ResponderExcluir
  6. hahaah!
    otimo post chineis!
    kra, eu nao sei se eu deveria ta flando isso aki mas...
    eu vi no yputube um jeito de vc saber o que vem nos boosters das edicoes!
    a cara achou um jeito, e funciona!
    ele ta vendendo um livro pra explicar, tbm ele ensina pra shards, beta e um monte, e ainda t eda a formula pra usar em outros sets!
    eu tava querendo comprar o livro, mas eu to com medo de ser mentira!
    ajuda
    (bom, eu acho que nunca deveria ter flado isso, mas...)

    http://www.youtube.com/watch?v=Xo7JQDb7pQU

    ta aki ta o link do video, pode ver que e verdade

    ResponderExcluir
  7. Esqueceu de comentar da Apocalupse Hydra no meu primeiro booster conflux consegui uma dessas e vale em média R$15,00 e mais um Fusion Elemental que é R$3,00

    ResponderExcluir
  8. Progenitus não entraria na lista da conflux ?!

    ResponderExcluir