sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

T2: Revendo e Analisando as Criaturas do Formato

Quais seriam as melhores criaturas do tipo 2? Essa é uma abordagem que pode gerar páginas de discussão, e aqui nesse post venho explicar quais as minhas chamadas.


Entendam, é lógico que Cenn Fenecido é uma ótima criatura, mas no deck de Kithkins. Existem muitas criaturas boas em decks específicos, mas não são tantas as criaturas que são boas em "qualquer" deck. Quando eu digo qualquer deck, me refiro a uma versatilidade boa, que faça com que ela possa ser uma criatura chave de algum deck, e/ou figure em várias listas.

Para começar a lista, venho falar de um certo elemental que tem aparecido em sideboards e em decks cujo nome é a própria carta. Sim, é dele mesmo que estou falando, aqui está o Reveillark!

Ele joga no side do kithkins e do Merfolks, já teve um deck de combo e atualmente ainda joga em diversas variações de X Lark (Cruel Lark, Esper Lark, Vengeant Lark). Isso porque ele é uma criatura boa na mesa, e joga o oponente num dilema: Fico com o 4/3 na mesa me punindo ou mato ele e me viro contra as criaturas que ele vai voltar? O pior é que ela tem sinergia com tantas outras das melhores criaturas que jogam, citadas adiante!

Figure of Destiny também merece sua citação! Joga em 90% dos melhores decks agressivos, é bom na mesa, é ameaça sozinho, no começo como 2/2 e 4/4, e no final como 8/8. Pode ser buscada com a ajuda de um Patrulheiro de Eos, volta com o já citado Reveillark e ainda é um Kithkin!



Uma criatura que é boa tanto no começo quanto no final do jogo é tudo que um aggro quer, porque dropar ela no turno 2 para pumpar não é ruim, e se você invocá-la com 6 manas na mesa, deixará ela 4/4 ainda no passe e atacará com ela 8/8! Sempre boa, citação garantida!




Vaga-Pensador, na minha opinião, é Hours Concours! Sério, ele é simplesmente a melhor carta de compra do tipo 2! Comprar as 2 cartas por 3 manas e mais tarde vira um Chump Blocker que compra 2 cartas. Sinergia com Reveillark e Manekin, e só não é uma certeza absoluta porque o fadas consegue lidar muito bem com criaturas, o que faz com que ele possa utilizar outras draws, Jace por exemplo. Mesmo assim ele é uma criatura obrigatória em quase todos os decks midrange/control que usam azul, as vezes até forçando o splash, que é fácil de ser feito, já que ele possui apenas uma mana azul no seu custo.



A Facção Vendilion é outra a ser citada! Eu poderia citar o sucesso dela nos outros formatos, mas é no T2 que estou focando esse post, e mesmo no T2 ela é uma criatura excelente!

Nos tempos primordiais, os fadas utilizavam uma fadinha chamada Chatonilda (aka: Pestermite). Ela era boa, já que você conseguia 1 turno com ela prevenindo um ataque e depois ela atacava "legal", com seus 2 pontos de ataque. Mais pra frente começaram a perceber que a Vendilion MATAVA o atacante ao invés de virá-lo, e principalmente, que ela é MUITO forte contra decks de controle. Fazer uma Vendilion te permite tirar uma carta chave ou bomba que você possa ter dificuldade de lidar, ao passo que te dá uma criatura com poder 3 e evasão. Contra os agros, você pode tirar uma ajani ou então um demigod da mão do seu oponente, e ao mesmo tempo trocá-la por um aríete papão. Não te deu exatamente uma card advantage, mas ao menos tira um pouco da card selection do seu oponente!


Esse é, sem dúvidas, o meu "top4" de criaturas, na minha opinião são as mais versáteis e capazes de mudar o rumo de uma partida. No entanto, seria injusto eu deixar apenas essas cartas, com tantas outras que merecem uma citação, então aí vai:


Sim, todas essas criaturas merecem NO MÍNIMO uma citação. Colosso Camaleão é outro exemplo de ameaça sozinho na mesa, difícil de remover graças a sua proteção, ataca forte e resolve o jogo rapidamente. Possui seu nome em todo tipo de deck agro com a cor verde, Naya, Ramp, Elfos, entre outros.

Mogg Fanático SEMPRE foi bom, e desde que foi lançado é utilizado em decks agressivos por ser um dos melhores drops de turno 1. Causa algum dano no começo do jogo e mais tarde por dar um chump block e causar mais um, prevenindo inclusive a vida ganha por criaturas com Vínculo com a vida.





Informantes de Cozinha estão em baixa ultimamente, mas é uma carta simplesmente muito boa, pois tem um razoável poder agressivo (3 de poder por 3 manas) e uma recursividade legal com seu persist. Boa para ataque e para bloqueio, portanto versátil.





O Remador da Gruta das Marés ainda possui pouco espaço no T2, mas é uma criatura excelente. Ele tem um corpo razoável e te dá um "2 por 1" temporário, já que é um capturar pensamento com corpo.








Monge de Guerra Rhox tem a infelicidade de ser do fragmento Bant, que até agora não fez sucesso. No entanto, as coisas podem estar mudando com Conflux, e ele começou a ser a chance de Quick'n'Toast contra o fadas, já que tem um corpo forte e não é tão fácil de morrer, como são os Informantes de Cozinha.









E, para fechar a lista, venho citar uma das mais novas sensações de preço no Brasil e no Mundo:

Sim, com seu preço atual acima dos 20 dólares, e chegando perto dos 60 quando se conversa com Dealers, Cavaleiro da Lua Imóvel vem tendo seus dias de Glória. Motivo? Ele é forte contra o deck de Fadas, já que somente a Mistbind Clique pode com ele. Os tokens de fadas provenientes da Bitterblossom não podem bloqueá-lo, e ele SOZINHO pode ganhar o jogo contra Kithkins, BW Tokens... o formato atualtem suas melhores remoções da cor branca (Oblivion Ring, Condemn, Path to Exile...), e a outra opção são as pretas! Muitas cartas douradas e híbridas também favorecem o fato de que proteção contra duas cores seja muito forte, e Stillmoon é uma excelente carta para o Metagame. Ele não teve tanto valor na época em que Garruks e Colossos vagavam livremente, mas essa não é mais a realidade atual, e ao lado de um Burrenton para evitar os danos massivos vermelhos, Stillmoon vale MUITA coisa.

Na minha opinão, essa são as criaturas que mais merecem valor, por seu espaço em diversos arquétipos e listas. Eu conseguiria citar outras tantas criaturas ótimas, mas acho que se eu fosse citar todas as boas criaturas eu nunca terminaria esse post. Uma vez que a lista está terminada, vem aqui as duas citações honrosas que me sinto no dever de falar:




Semeadora de Tentação é aquela carta que tem pouco valor, mas muito efeito. Roubar uma criatura enquanto se ganha um 2/2 fly é muito forte, e mesmo que você tome uma remoção, ao menos um turno de ataque foi evitado, tal como um ataque seu foi realizado com um bloqueador a menos. Caso ela fique na mesa, é card advantage puro (1 a mais para você, 1 a menos para o oponente), e mesmo com pouco espaço, fica aí a citação.

Arquimaga de Glen Elendra é a criatura que você sempre quer ter na mesa. Ela não deixa de ser uma vantagem também, já que ela pode representar um 2 por 1, mas ela ainda tem sinergia com Reveillark e evita a carta mais jogada do T2 (segundo pesquisa da StarCitYGames.com), Comando Críptico. Isso justifica porque ela já custa cerca de 20 reais e "todo mundo quer".

Não quero falar de mais nenhuma carta, mas não consigo imaginar uma lista de criaturas T2 que não fale de Gaddock Teeg. Tudo bem que ele não está jogando quase nada atualmente, mas ele é aquele velhinho que fica no canto da mesa TUMULTUANDO a partida. Trava quase todos os planinautas, mass removals (não vermelhas), comandos, broken ambitions, entre outras. Quem sabe ele não volta a ver jogo no final de sua estadia no formato standard?

E vocês, que criaturas consideram melhores, num overall? Vale lembrar que não devemos citar criaturas que sejam boas somente em determinado deck, a exemplo de Cenn Fenecido no começo desse post!

Leiam, comentem, divulguem! Abraços e até breve!


ps: quando eu escrevo a postagem, ela fica linda, quando eu ponho no blog, fica uma merda. ;P Maldito layout =Þ

5 comentários:

  1. Pou , só pegou máquina a melhor carta agroo que se tem é figurinha do destino, a segunda é o stillmonn que no ambiente é tudo(pelo menos o fanático mata ele hehehe)e aterceira só porque não foi citado o sieg-gang.

    ResponderExcluir
  2. Acho que valeria ter colocado o demigod também, que está entrando em varios decks

    ResponderExcluir
  3. Achei que vc naum ia colocar a Sower, na minha opinião uma das melhorre, combinado com Scion, ou lark, é mamakina, e tirando que é a melhor 0u uma das melhores saidas contra o Stillmoon do outro lado... no hambiente ela tah mamakina...
    Concordo com a lista apesar de naum ver a vendilion jogando ultimamente ainda considero éla muito boa...

    ResponderExcluir
  4. eu acho gaddock muito bom!

    stillmoon e pokemon sao mto bons!

    =D

    GO,GO XINEIS, NICE BLOG!

    ResponderExcluir
  5. oque a abilidade vinculo com a vida faz?

    ResponderExcluir