sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Conhecendo o Magic: the Gathering

Então, sexta-feira, semana com textos fracos... você tem algum amigo que você acha que gostaria do jogo, mas nunca foi apresentado? Sempre tem aquele cara que parece não ligar muito pro jogo, mas que poderia gostar. Ou então aquele que até já te perguntou, mas quando você esboçou um comentário, acabou desistindo.

Esse texto é voltado para uma primeira impressão do jogo. Se você gostar dele, sinta-se a vontade para imprími-lo e usá-lo para apresentar o Magic a potenciais novos jogadores. Eu usei o mínimo de "Magiquês" possível, aliás, só fiz comentário a algo que exija conhecimento se ele passou batido, porque a intenção é você fazer a apresentação INICIAL com esse texto, para aquele pai ou indivíduo que nem imagina do que se trata isso! Sem mais, vamos ao texto.


"Que que esses meninos estão fazendo com esses cartões telefônicos?"

A grande maioria das pessoas enxerga o jogo desse jeito! São "cartõeszinhos desenhados", e quando se pergunta sobre o que estão fazendo, a resposta eterna é "eu seilá?". Tem hora que um compra mais que o outro, aí ficam virando de um lado para o outro...

Como um guia básico, basta você entender o jogo. Embora a fantasia não influencie nas regras (que são claras e objetivas), a mensagem do jogo é: Você é um planinauta! Mas o que é um Planinauta? Um planinauta é uma espécie de Herói, capaz de viajar entre planos. Isso é o que acontece no Magic! Cada edição nova lançada (e acreditem são muitas! Uma a cada três meses!) te leva a um novo plano, e nesse plano, você pode conquistar territórios, aliados, e aprender a realização de magias!

"Peraí, magia? Não quero nada desse tipo para mim..."
Pode ficar tranquilo! Essas "mágicas" são tão inofensivas quanto as que vemos em filmes ou em jogos de video-game! "Fazer uma mágica" é uma ação que envolve simplesmente conceitos básicos DO JOGO, a mesma coisa que apertar os botões do seu joystick! Nada de ações complexas que possam induzir algum tipo de coisa "real". É somente o nome-fantasia, para deixar o jogo mais divertido!

Voltando a explicação, no universo de Magic, os terrenos são repletos de poderes mágicos, chamados de Mana. Esses poderes são renováveis, então todo o poder que você pega em determinado momento acaba voltando para ele e podendo ser reutilizado mais tarde. Com esse poder mágico (mana), você pode invocar criaturas para lutar ao seu lado, jogar mágicas para aumentar os poderes de suas criaturas, para destruir criaturas do seu oponente, entre tantas outras opções!

A mana é dividida em 5 cores, pois cada tipo de mágica é diferente de se jogar. Para conjurar uma mágica de fogo por exemplo, você precisaria de mana vermelha, que vem das montanhas. Planícies adicionam mana branco, Ilhas manas azuis, Pântanos manas pretas e as florestas com suas manas verdes completam as 5 cores do Magic.

Por falar em cores, vale a pena explicar rapidamente o porque delas!

A Cor Branca representa coisas boas! Basicamente, é uma energia boa, relacionada a paz, a ordem, a justiça... Não que ela não tenha poderes para atacar, mas enxergue como os humanos de Senhor dos Anéis. Uma aliança forte, bem estruturada e armada, tanto para defender seu povo como para massacrar seus inimigos. Ela prega a igualdade, o bem e o valor da honra! Seus poderes costumam ser muito fortes para quebrar encantamentos, e a cor é inimiga natural do Caos (vermelho) e do Mal (preto), enquanto é aliada da Natureza (verde) e da Mente (Azul).

A Cor Azul representa a mente. Conhecimento, sabedoria, lidar com os outros. Ela pode evitar que as mágicas sejam jogadas, desfazer mágicas que foram feitas, e logicamente te obter mais conhecimento, pois isso é o que realmente importa. Construir artefatos mágicos também tem muita relação com a cor azul, que costuma não ter grande poder bélico, mas possuir uma grande influência nas guerras ocorridas nesse universo. A cor é inimiga do Caos (vermelho) e dos Instintos provenientes da natureza (verde), mas é aliada das cores mais ordenadas, sejam elas Boas (branco) ou Más (preto).

A Cor Preta é a maldade. Egoísmo, Poder e justificar os meios através do final. É comum você sacrificar alguns meros peões para conseguir chegar aonde quer, acabar com a vida, ou conseguir mágicas extremamente poderosas ao custo de alguns pontos de vida. Ressucitar Mortos-Vivos para lutar ao seu lado e destruir criaturas de seus oponentes são só alguns exemplos do que a mágica conjurada com essa mana pode fazer. Logicamente a cor é inimiga do Bem (branco) e de toda a protuberância da vida que a Natureza (verde) possui, mas se dá bem com os Poderes Mentais (azul) e com o Caos (vermelho).

A Cor Vermelha é o puro Caos e Destruição. Agir no ímpeto da emoção, destruir o que há pela frente, conjurar mágicas destrutivas, isso é o que um mago vermelho faz! Bárbaros sem lei, mágicas capazes de incendiar oponentes e criaturas, além é claro de elementais explosivos, com alto poder destrutivo. Uma cor caótica, que se dá bem com os instintos da Natureza (verde) e com o poder destrutivo e Maligno (preto), mas não com a Ordem (branco) ou com a irritante mania de pensar antes de tudo (azul).

Por fim, a Cor Verde é a natureza, animais, druidas, seres da floresta! Um bem diferente, instintivamente natural. Uma mágica verde pode invocar poderosos fenômenos da natureza para ser muito destrutiva, mas também valoriza o coletivo, o bem-maior. Desde pequenos elfos e esquilos até grandes Bestas e outras criaturas, todas prontas para lutar ao seu lado. O mago verde também costuma estar sempre pronto com mágicas que ampliem o poder de combate das suas criaturas, valorizando sempre a vida. Seu instinto é natural e inocente, se dando bem com a Bondade (branco), mas também com o Ímpeto de outros selvagens (vermelho), mas não com o conhecimento (azul) ou com a morte (preto).


O Magic tem essas 5 cores por um motivo. Além de conseguir representar todo tipo de personagem e ação, cada cor possui duas aliadas e duas inimigas, completando assim o Pentagrama essencial do Magic. Atrás de qualquer carta existe esse pentagrama, e lá você pode ver que cada cor tem duas cores adjacentes (aliadas) e duas cores opostas (inimigas). É assim que funcionam as alianças no mundo do Magic.

Existem também itens que pedem manas INCOLORES. Isso significa que como um construto, qualquer um é capaz de utilizá-lo, pois ele não tem consciência ou ideais, e tanto faz a cor da mana utilizada para invocá-lo.

Para entender um pouco melhor o jogo, saiba que cada carta possui, no canto esquerdo, no meio, o seu tipo. O tipo da carta revela o que ela é no jogo, ou, melhor explicando, se estiver escrito:

Terreno, essa carta é um território, que te fornece mana (poder mágico) para jogar suas mágicas;
Criatura, com poderes mágicos você pode conjurar uma mágica de invocação, que te trará a criatura representada na carta para lutar por você;
Feitiço, mágicas de conjuração complexa, com efeitos muitas vezes fortes;
Mágica Instântanea, mágica de rápida conjuração;
Encantamento, uma mágica de efeito duradouro;
Artefato, item que pode ser utilizado por você ou seus exércitos;
Planinauta, um aliado especial, com poderes equivalentes aos seus.

Seu objetivo é conquistar territórios, ou seja, expulsar outros planinautas daquele território. Cada partida de Magic é um Planinauta vs outro (você e seu oponente), lutando pelo território alheio. É por isso que antes jogava-se apostando uma carta do seu baralho, para representar o território ganho. Fazem mais de 10 anos que isso não existe mais, e atualmente as apostas são TOTALMENTE PROIBIDAS, ou seja, você nunca, sob hipótese alguma, perderá suas cartas jogando.


Só para recordar, você tem criaturas que lutam por você, seja atacando seu oponente ou te defendendo, mas a grande maioria das criaturas não pode fazer ambos! Ou seja, ela pode ficar parada ao seu lado pronta para te defender, como também pode sair de perto de você para atacar outros jogadores! Essa é a graça do jogo, a sua estratégia define tudo! Você pode optar por usar criaturas que te defendam a todo custo, ou atacantes suicidas! Mágicas que destruam as criaturas do oponente, ou que evitem que suas criaturas sejam destruídas! Ou ainda, ambos, construindo uma defesa e um ataque sólidos! Só você quem decide isso, e seu oponente não saberá o que está acontecendo até ele decifrar sua estratégia, coisa que você também tentará fazer!

Eu definiria Magic como um Xadrez divertido. Imagine todas as opções que um jogo de Xadrez oferece, com toda a diversidade e possibilidades que o mundo fantasioso agora apresentado tem! Diversão inteligente, abusando da imaginação e do raciocínio lógico dos jogadores!

Vai dizer que não ficou com vontade de jogar pra conhecer... ? =)

Texto por Cauê Paulo "Chineis" Hattori




Gostou? Comenta! Esse post será linkado diversas vezes, pois será ele meu portal para tentar conseguir parcerias na blogosfera de blogs NÃO-relacionados a Magic!

6 comentários:

  1. muito legal a iniciativa, da uma boa introduzida nos conceitos, e tira muitos mitos dos pais...

    ResponderExcluir
  2. podz cre!
    nao tenho nemhum amigo, mas vo guarda o texto!
    =D

    ResponderExcluir
  3. Texto devidamente copiado e guardado, com todos os créditos para a sua pessoa. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Esse é o tipo d post q eu vo copia e guarda direitinho aqui, imprimir, e sempre q me perguntarem, entregar pra pessoa :D

    ResponderExcluir
  5. É muito bom sempre ter referências para mandar os amigos olharem quando quiserem saber mais sobre Magic. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  6. naum meu colega q faz loucuras no magic
    um dia estava-mos jogando uma partida no modo gigante de duas kbças e nos nao estava-mos saindo com nada a unica coisa q conseguiamos era mau mau nos defender ai ele desceu uma carta q o primeiro nome dela e pinça ai tem 4 dessas e precisava de uma carta q ia salvar a gente ai ele tinha uma critura q eu nao sei o nome dela q ele paga uma mana de pantano e regenera ela e no fim do turno ela morre ai ele usava essa pinça nele e em outras criaturas e uns tren doido la com um bixo q vc sacrifca uma vida ele ganha +2/+2 e quando ele morre vc compra duas cartas e ele foi fasendo isso no final do turno dele ele tava com vinte cartas na mao compro quase o grimorio dele todoeu ri pra carambanaum consegui nem jogar de tanto q eu ri do desespero dele rsrsrsrs!!!!

    ResponderExcluir