terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Desafio #2

Qual o melhor começo de jogo possível?


Você está jogando de Mono Red. Sua mão inicial é muito boa, contando com:

x1
x1
x2
x2
x1

Pressupondo que você não saiba qual é o deck do oponente, qual seria a melhor jogada caso:

a) você começasse;
b) seu oponente começasse e fizesse um riacho vívido;
c) seu oponente começasse e fizesse uma planície;
d) seu oponente começasse e fizesse um Cume dos Ventos Velozes;
e) seu oponente começasse e fizesse um Conclave Feérico;
f) seu oponente começasse com uma planície e um Homunculus Real;
g) você quisesse matar seu oponente o mais rápido possível, sem depender de compras específicas.

Vale lembrar que você pode supor algumas compras, mas explique exatamente (eu faria mana tal, se eu comprasse a carta X faria isso, senão faria isso, etc) como isso afeta suas decisões.

Para se basear, imagine que essa é a lista do seu deck, argumente a respeito da possível lista do seu oponente, e baseie nisso suas opiniões.

Lembre que a "melhor jogada" é a que maximiza seus objetivos, e cada um pode supor uma coisa, o importante é a fundamentação do seu pensamento, não se você supôs certo ou errado. ^^

Eu poderia dizer quais são suas draws, mas pessoas poderiam "arriscar", baseados nas draws de depois, então prefiro que trabalhem com as probabilidades e digam o que acham que acontecerá.

Eu sei que é um pensamento longo, não precisam responder tudo, respondam o que puderem, voltem a responder mais tarde, e vejam cada opção! Pretendo depois fazer um "Desafio #2 "Resolvido"", comentando as respostas mais completas e mais adequadas. Eu evito fazer isso, já que é prepotência da minha parte eleger a melhor resposta, mas farei o possível para ser democrático. =)

Abraços e bom brainstorming!

20 comentários:

  1. Po vai dar trabalho vo pensar...
    Isso é bom pra quem não sabe se comportar nas partidas, independente do deck, por incrivel que pareça tem gente que não sabe disso.

    Zaghi

    ResponderExcluir
  2. Eu começaria de Montanha Figure em praticamente todas as opções.

    As únicas opções que você talvez não deva começar com o Figure é na "opção a)", caso você tenha medo que o oponente abra de mana fanático, mas mesmo assim eu começaria de mana Figure.

    E na "opção f)", caso você queira se livrar do Homunculus, antes que ele "cresça".

    Estou com sono, mas parece que é isso. Tem alguma pegadinha que passou despercebido por mim? :P

    PS: Na opção c e d o oponente pode estar de RW, mas mesmo assim eu não ligo muito de perder um Figure por um Fanático, acho que vale a pena o risco. :)

    ResponderExcluir
  3. Começaria de Mana fanático apenas na opção f

    Em todas as outras teria que adotar a postura do deck e faria Mana - figure. Caso não houvesse comprando o terceiro land iria de Ghitu - Figure e Mana Gouger.

    ResponderExcluir
  4. Eu faria Mana figura, ghitu pump na figura, em todas as partidas,assim eu garanto a terceira land de pé no terceiro turno pra pumpar a figura no terceiro ou fazer o 4/4.
    Pra ser o mais rápido possivel, seria o 4/4 no terceiro turno, comprando uma montanha pra poder pumpar a figura e fazer o mogg no 4º
    Assim no turno 4 já teria batido 2 da figura no turno 2, +2 no turno 3,+8 no turno 4 =12. no quinto turno, você teria 3 cartas na mão, poderia cer 2 burns pra fechar o jogo, rancando os bixos da mesa e batendo, ou batendo com tudo, estourando o mogg e dando os burns, poderia ser ser uma quinta land e um demiggod.
    Acho que a abertura que eu falei, ela é a que reduz o clock do oponente ao maximo.

    ResponderExcluir
  5. Concordo totalmente com o thorgrim!
    =D

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. mountain figure
    mountain figure bateu 2/2 (2)
    ghitu pump bateu, mogg (6)
    bateu tudo pump um figure (13)
    se voltasse de Wrath of God tinha o 4/4 na mao.
    se fosse RW BW ou WW, se teria bichos maiores e poderia topdeckar burns ou fica com 3 4/4.
    contra fada e dificil ele tira bichos maiores como figure e gugger e se ele fizer a bitterblossom vai ter que usar pra se defender.

    flwss

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o Thorgrim =/

    Mana figure realmente é a melhor opção.

    ResponderExcluir
  9. Por que a cara triste ao concordar comigo? :P

    ResponderExcluir
  10. Só para contrariar todo mundo, na opção "e". Na do conclave, começar com fanático acho eu uma opção melhor que o Figure.

    Deduzindo que vc está enfrentando um fada (e ainda seja o primeiro game, então provavelmente não tem Infest no deck), vc tem q ser o mais aggro possivel conseguindo dropar suas criaturas cedo,

    Começando de fanático e o oponente passando o turnos sem fazer nada, vc pode fazer o figure sem medo de tomar uma Spellstutter anulando ela. O segundo Figure ele poderia anular com um broken ambitions ou remove soul, mas aí já não teria como evitar de nenhum jeito.

    Ou seja, mesmo que eu começasse de Figure, no segundo turno eu prefiro descer 2 criaturas do que inflar o primeiro Figure, mas começando de fanático eu evito tomar uma Spellstutter e o dano causado seria o mesmo.

    ResponderExcluir
  11. sei lá, eu acho que na opçao a, eu começaria com o acampamento, porque eu ainda não saberia o deck que estarei combatendo, e esperando ele descer a mana pode me dar a dica de como continuar.
    bom no caso do riacho
    no caso b, eu faria mana figure, pra não tomar um remove soul no proximo turno, e mesmo que o cara que o cara tenha um terror, ou um boomerang, vc ganhou um time walk.
    no caso c e d, eu desceria o acampamento, pois provavelmente eh algum de kithkin, e ter a iniciativa, eh muito bom contra esse deck, mesmo que no terceiro turno, e como é monored, e muito provavel que venha algum burn pra lidar com o cenn, eu jogaria no inicio pensando no controle, se descer o cenn ou o campinagrao esperar um burn vir no draw, até descer a terceira mana pra descer o figure, ou pra controlar com o acampamento.
    no caso do conclave, o melhor e descer a figura no primeiro turno, porque se não é bom possivel que vc não a desça mais.
    bom no caso f, o melhor é mana mogg, pra acabar com o bixo antes de aparecer algum artefato.
    mas quando descer, só sacrificar realmente se o cara descer o artefato, não precisa ir logo sacrificando.
    no caso caso g, pra mim o melhor eh mana figure, mana figure e pump na primeira, torcer para vir uma terceira montanha, mana goivador, ou acampamento mogg e pump na outra figure.
    bom eu não sou um jogador agroo intaum eu não posso falar muito desse deck, mas acho que isso que eu faria.
    um abraço

    ResponderExcluir
  12. @thorgrin - Começar com o mana figure pode ser bom, mas o importante é falar sobre o plano de jogo, no outro turno pumpa e faz figura, pumpa e faz mogg, faz figura e mogg sem pump? É esse o "ponto alto" da questão, não o primeiro turno, mas os primeiros 3 e o que você faria depois, dependendo de cada situação de draw e etc. ^^

    ResponderExcluir
  13. Ahh.. monoR eh um deck brainless, independente da jogada você vai ganhar ou perder o jogo de qualquer maneira :)

    OBS: Ok, eu sou preguiçoso demais pra ficar teorizando as jogadas do monoR

    ResponderExcluir
  14. @Allison: Você está se contradizendo. Você diz que contra Fadas você tem que ser o mais aggro possível e não vai abrir de mana Figure, como assim? =/

    @Chineis: Eu tinha entendido que era só o 1o turno, mas vamos lá.

    Opção a) Eu começaria com mana Figure, depois não tem como saber. Só descobrindo o deck do oponente, mas o mais provável é fazer Ghitu e dar pump no figure, para no 3o turno quando você entender melhor qual o deck do seu oponente, você optar por dar o 2o pump no Figure ou fazer o Gouger.

    Opção b) Começaria com Figure, depois ghitu + pump. Contra Toast uma das coisas que você mais quer nesse match é abrir com Figure e deixar ele 4/4.

    Opção c) Planicie é a mesma coisa. Muito provável que seja um Kithkin e um Figure 4/4 no 3o turno é a melhor resposta para Meadowgrain/Cenn etc. O pior que pode acontecer é você ter que no 3o turno dar sac no Fanatico para matar um token de procession para evitar que ele ative uma Windbrisk.

    d) Windbrisk pode ser BW, WW ou RW. Como eu disse no outro comentário, não ligo muito de perder meu Figure para um Mogg Fanático, ainda mais com o cara abrindo de Planicie ou Windbrisk, acho que vale a pena o risco. Contra todos os decks citados, ainda acho a melhor opção ghitu, pump sempre. Ah não ser que o cara no 2o turno faça outra Windbrisk e um Figure, dai você faz o fanático ao invés de dar pump no teu.

    ResponderExcluir
  15. e) Contra fadas continuo com o mesmo pensamento de Figure, Ghitu pump, um Figure 4/4 que não toma Agony Warp tem praticamente o mesmo impacto na mesa do que contra um Toast.

    f) Começaria com um Fanatic para matar o Homunculus e depois ghitu Figure, pra caso eu achar que contra o deck dele seja importante ser mais agressivo do que de costume eu faria o Gouger.

    g) Se for pra jogar no Automática, ignorando o deck do oponente. Você abre de Mana figure, Ghitu, Figure, Gouger e no turno 4 pump nos 2 figures e Fanatic. :)

    Bom, acho que é isso!

    ResponderExcluir
  16. Throgrim, disse que teria que ser o mais aggro possível baixando o máximo de criaturas o quanto antes, pra mim, mesmo descendo figure no 1º turno, no segundo turno eu optaria por descer as outras 2 criaturas da mão ao invés de inflar o figure, se for para causa 1 de dano no segundo turno, é melhor que seja com o fanático, para evitar a Spellstutter anulando alguma coisa.

    Descer o Figure de primeiro turno, inflar no segundo para no terceiro tentar deixar 4/4, também é uma jogada válida, mas é extremamente arriscado, se vc tomar Agony Warp em resposta ou mesmo um terror, é praticamente 2 turnos perdidos e ainda vai ficar sem nenhuma criatura na mesa para pressionar o fadas.

    Outro ponto é fazer Figure, no segunto turno inflar e tomar uma warp/terror.

    Fazendo mana fanático e depois 2 Figures, para no terceiro fazer ghitu e inflar os 2 figures, ao invés de ter apenas 1 criatura 4/4 (com risco de morrer em resposta), vc vai ter o Mogg e mais 2 criaturas 2/2 com possibilidades de virarem 4/4 no proximo turno e ainda manter a pressão caso 1 deles tome Warp ou Terror.

    Acho que poderia ficar horas discutindo esses tipos de jogadas, isso que tudo que eu escrevi corresponde somente a alternativa "e" do desafio.

    obs: Gostaria de falar como está legal o seu Blog e o Blog do Thorgrim/Stalker, com posts frequentes e ótimos assuntos para se discutire com pessoas que levam isso a sério.

    ResponderExcluir
  17. Se o cara no segundo turno fizer Broken Ambitions em 1 dos Figures ou no eot fizer um Terror ou Agony Warp, você também "perderá" o turno.

    Não acho que Fanatic cause uma pressão do jeito que eu gostaria contra um Faeries.

    A chance do cara ter uma Bitterblossom ou Broken Ambitions acaba sendo maior do que a chance dele ter Terror/Agony Warp que normalmente usam de 4 a 5 cópias somando as duas spells.

    Contra Faeries pode ser que eu arrisque um Gouger de 3o turno, por que nesse turno ele não poderia anular o Gouger com uma Spellstutter e nem com um Comando, a única opção seria Broken Ambitions. (Não são muitas listas que usam Remove Soul md)

    Na pior das hipóteses você precisa ter um plano de jogo caso o oponente responda com Scion no passe e Sower no turno dele.

    Na realidade essa lista de Mono Red é bem antiga, o ideal seria o desafio ser com o novo BR que usa 4 Volcanic Fallout MD ou pelo menos com o BR Blightning que anda muito mais popular do que o Mono Red. hehe

    Não acho que você esteja errado Allison, é só uma forma de pensar. Até que ponto vale a pena correr riscos em tal turno, fazendo tal jogada.

    ResponderExcluir
  18. hum é complicado eu adoro os red deck wins e o br, tem uma fluidez incrível, a resposta certa é montanha e figurinha, com dois caso em exceção o cara começar mana mogg fanático ou mana birds/elfo ou aquele nobre de não sei das contas que pode se utilizar num doran agro é muito complicado vc não comprar a quarta land c pode colocar ela no quarto turno ou no segundo é fato de conhecer o baralho e é complicado pois vai depender muito do deck que vc enfrenta exemplo se o cara faz land azul vc não baixa o 4/4 vc infla, se o deck do cara é vermelho vcnão infla a segunda vez faz o 4/4 primeiro. o red é um exelente baralho único problema dele é a estrutura que o ww, rw oferece com tolkens de espírito ou ranger ou cartas que fazem 4 por 1 e isso tudo num baralho agressivo isso tudo sem falar no burreton.

    ResponderExcluir
  19. Contra fadas vc tem q começar d mana figure, senão toma o remove soul no t2 e perde automático, jah q o seu land eh ghitu, então vc n faz o gouger t3 tbm. Mogg vc deixa pra baixar depois, qd tiver burn d backup pra stutter ou o opp tiver tapado. Ou qd o opp ta com 1 d vida :)

    E em tds eu começo d mana figure, principalmente no ultimo. Se o cara faz homunculus jah da pra comemorar :P
    Eh q vc ve q ele ta d esper aggro, então com figure e gouger vc ganha a race com ctz. Deixa o mogg pra possiveis strixes (nunca se sabe neh).

    ResponderExcluir
  20. Só pra deixar claro que contra fadas que é o que o pessoal está discutindo mais, eu faria mana figura, ghitu pump na figura e bate, montanha Gouger, o bixo é um monstro contra fadas, naum toma remoção, com vc no play só toma um conter, e se o cara voltar de scion no passe sower que como o Thorgrim disse é o que mais preoculpa, vc tem um mog pra dar na scion e muito provavelmente já vai ter comprado um burn pra dar na sower fora que vc aindo poderia fazer o quarto land e esvaziar a mão descendo a outra figura...

    ResponderExcluir