domingo, 1 de março de 2009

Bitterblossom


Sim, o título é pequeno e não nos remete a menor idéia do que o artigo tratará. O motivo disso é que não consegui imaginar um título que pudesse abranger tudo que quero falar nesse post.

Algumas pessoas poderão discordar de mim, mas vou agora fazer uma afirmação que me parece até óbvia. Bitterblossom é a melhor carta do tipo2. Ponto.

O simples lançamento dela possibilitou um novo arquétipo (o fadas ¬¬ ), que foi o deck-to-beat por muito tempo. Até hoje, 4 coleções depois, o deck é bom o bastante para ter sua presença no top8 do PT:Kyoto, que teve como campeão o jogador francês Gabriel Nassif.

Fora o fadas, outros decks, como o BW Tokens (que é tido como um dos melhores decks T2 atuais) também utilizam a Bitterblossom! Quem já jogou com elas no deck sabe quantas partidas podem ser ganhas com uma simples blossom resolvendo no segundo turno. Mas aí vem a grande questão, porque essa carta é tão boa?

Eu quero ser Agressivo!

Muitas vezes você quer ser o agressor, você quer jogar seu oponente na parede, e nesse ponto, a vida perdida não te afeta realmente certo? Basta pensar numa situação "simples" (e obviamente hipotética): Blossom x Peixe de Aquário (ou seja, seu oponente não faz nada além de ficar parado).

A vida caminharia assim, a partir da primeira vez que a blossom resolvesse sua habilidade.

TURNO 1 MINHA VIDA 19 VIDA DO OPONENTE 20
TURNO 2 MINHA VIDA 18 VIDA DO OPONENTE 19
TURNO 3 MINHA VIDA 17 VIDA DO OPONENTE 17
TURNO 4 MINHA VIDA 16 VIDA DO OPONENTE 14
TURNO 5 MINHA VIDA 15 VIDA DO OPONENTE 10
TURNO 6 MINHA VIDA 14 VIDA DO OPONENTE 5
TURNO 7 MINHA VIDA 13 VIDA DO OPONENTE -1

Notem que você matou seu oponente a 13 pontos de vida ainda. Parece interessante né? Apenas a fim de ilustrar o poder da carta, podemos dizer que você mataria seu oponente mesmo que ele começasse a 171 pontos de vida! Lógico, que nenhum oponente ficaria sem fazer nada por 20 turnos, mas 171 pontos de dano causados por UMA ÚNICA carta parecem bastante, certo?


NOTA: Caso alguém se pergunte como achei esse valor, isso é uma PA, basta jogar os valores na fórmula ao lado, sendo n=18 (20 menos o primeiro que você não ataca e o último que você morre).

Valores impressionantes não? Uma carta de duas manas que mata seu oponente em 6 turnos sem depender de nenhuma outra, que pode causar valores imensos de dano TAMBÉM sozinha!

Não é o bastante pra você? Que tal então imaginar os decks em que Bitterblossom melhor joga, o BW tokens e o Fadas? Ambos os decks possuem um Pump consistente, seja o BW com suas Antífonas e Ajanis, ou então o fadas com sua Prole. Nessas condições, você poderia fazer o "pumper" no terceiro turno, o mesmo que você ataca pela primeira vez, ou seja, suas fadas atacariam 2 por turno. Vejam o "plano de jogo" nessas condições:

TURNO 1 MINHA VIDA 19 VIDA DO OPONENTE 20
TURNO 2 MINHA VIDA 18 VIDA DO OPONENTE 18
TURNO 3 MINHA VIDA 17 VIDA DO OPONENTE 14
TURNO 4 MINHA VIDA 16 VIDA DO OPONENTE 8
TURNO 5 MINHA VIDA 15 VIDA DO OPONENTE 0

Matei meu oponente em 5 turnos com a blossom + pumper na mesa!

Lógico que não seria tão simples assim, mas dá pra ter uma noção da força da carta? Ela impõe um clock razoável no seu oponente, um clock que mata seu oponente MUITO ANTES de você morrer. Para se ter uma idéia, caso seu oponente tirasse todas as suas criaturas de jogo e voltasse a 20 pontos de vida no turno em que ele fosse morrer, ele morreria novamente com você tendo ainda 6 pontos de vida! Isso no caso 1, sem pumps. Nesse segundo caso, ele teria ainda o direito de "resetar" uma segunda vez, e morreria com você aos 5 pontos de vida ainda. Isso significa, que tomando duas cóleras causaria 60 pontos de dano em seu oponente ao custo de 15!

Saindo de situações hipotéticas, resolver uma Bitterblossom te deixa manas abertas para fazer outras spells, sendo no deck de fadas que anulará as mágicas do oponente ou no BW tokens que continuará fazendo mais criaturas e tirando as respostas do oponente através de cartas de descarte e etc.

E aí vem a pior parte das pessoas que dizem que Bitterblossom "é ruim". Eu acabo de provar que ela pode ser uma carta BEM agressiva, mas e quando seu oponente está jogando de MonoRed por exemplo? Ele certamente é mais agressivo que você, e você vai ficar perdendo um de vida por turno? Pode ser bom? Lembre-se que agora...


Eu quero ser Controle!

A Blossom entra em jogo no turno 2, e você atacará pela primeira vez só no Turno 4 (que é correspondente ao turno 2 nas tabelas anteriores). Se você ataca pela primeira vez no turno 4, a morte em 5 turnos mata no turno 9, o que é tempo mais do que suficiente para um MonoRed ou um Blightning ter te matado, então fica fora de cogitação você ser o aggro (lógico, isso depende de sua mão e etc, mas numa análise inicial sem outras cartas em questão...).

Agora, como seu oponente estará te atacando? Eu posso supor que duas cartas realmente "te causam" medo, seriam elas a Imagem do Destino e a Gangue do Aríete Papão. Ambas batem, no turno 3, uma boa quantidade de dano (respectivamente, 4 e 3). No caso de você começar, o turno em que elas atacam esse tanto de dano, você já tem uma pequena fada para bloquear, o que significa ganhar dois ponto de vida nesse turno. Note que você teria 17 se tomasse um ataque da gangue, mas terá 19 tendo bloqueado na fada! E daí em diante, você ganha 2 pontos de vida por turno! Lógico que seu oponente pode matar o bloqueador com um Incinerar por exemplo, que te garante OS MESMOS DOIS PONTOS DE VIDA A MAIS, pois o incinerar poderia ter causado o dano em você! Ah, seu oponente não faria isso, ele usaria no máximo um Mogg Fanático, certo? Mesmo assim você não perdeu vida! O dano do Mogg causado na fada evitou que ele causasse em você, e o 1 de vida perdido na habilidade da blossom foi recuperado quando o Mogg matou a fada!

Mesmo que você esteja apenas fazendo Chump Blocks, a carta te dá vida, fora a potencial card advantage, porque se em N turnos você matar uma criatura do oponente bloqueando, você já tem um 1-por-0, já que sua blossom continua na mesa! Lógico, você perdeu tempo, já que sua carta demorou pra conseguir fazer essa troca, mas a vantagem está aí, e ela pode aumentar ainda (2-por-0, 2-por-1 se você tomar a removal na blossom e tiver matado uma criatura com blocks...)

Como você sempre será o Control ou o Aggro numa partida de magic (pois essas são as únicas opções de postura numa partida), a Bitterblossom nunca será ruim! Lógico, comprá-la quando você tem 3 pontos de vida pode não parecer atraente, mas nem tudo pode ser perfeito. Vale a pena colocar as coisas na balança: É melhor uma carta que te melhora MUITO o jogo quando descida no começo dele ou uma que não é draw "morta" quando tenho >5 de vida? É a mesma coisa que falar que Goldmeadow Stalwart é uma compra ruim no final do jogo, e por isso não devo usá-lo no kithkin. É totalmente sem sentido! Embora existam decks que não se aproveitem tanto da Blossom, como por exemplo um Quick'n'Toast, a maioria dos aggros que tem a cor preta a utilizam, pois ela é útil tanto quando você quer ser aggro como quando seu oponente abre mais forte que você e você se vê na condição de control!


Já vi muitas pessoas falando que Bitterblossom é uma carta que deve sair no sideboard para a entrada do side de verdade contra o monored. Isso é uma coisa que eu NUNCA fiz, e nem pretendo, com base na minha explicação acima. Inclusive, acredito que um dos únicos modos de ganhar do Monored estando de fadas é JUSTAMENTE fazendo a bitterblossom NO SEGUNDO TURNO. Por mais que seu oponente use cartas como Volcanic Fallout, numa conta "overall", você notará que a blossom foi uma vantagem!


O artigo terminaria aqui, então esse último parágrafo é apenas um escudo contra certas críticas que virão: minha opinião de que blossom é a melhor carta do T2 não me diz que ela seja "ridiculamente melhor do que qualquer outra carta". Eu enxergo o valor de Figura do Destino, eu enxergo o valor de Comando Críptico, e de muitas outras cartas. Somente acho que Blossom seja a que mais tem impacto e valor numa partida, portanto peço que evitem críticas do tipo "comando é melhor do que blossom", pois a idéia do artigo não é defender qual a melhor carta, e sim os pontos fortes dessa carta.


Um abraço a todos, e aguardem novas atualizações!

4 comentários:

  1. GO,GO BLOSSOM!!


    esse blog ta muito bom!!


    parabeenss!

    ResponderExcluir
  2. Artigo bem escrito e tudo mais, só não entendi o por que do tema.

    Pensei que todos soubessem que Bitterblossom é uma das melhores cartas do T2 e seu poder é inquestionável.

    Você podia ter focado na nova discussão do momento que é: Caso você esteja de 5cc e o seu oponente de Faeries, se vale a pena gastar Esper Charm na Blossom ou não.

    Segundo o Chapin parece que não. :P

    Continue com o bom trabalho, abraço!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, uma excelente carta....
    Não é a toa que a Wizards começou a lançar tantos hates contra ela
    xD

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi MUITA gente questionando o poder da blossom... Muita gente achando que ela é carta para deck de fadas apenas...

    E por isso vim mostrar o poder dela sozinha, embora, lógico, ela seja melhor com cartas sinérgicas, mas só pra mostrar como sozinha ela já resolve muita coisa. =)

    ResponderExcluir