terça-feira, 17 de março de 2009

CONTROLE!


Conforme sabemos, o magic é resolvido numa base de Rock-Paper-Scissors (o famoso Jo-ken-pô), ou seja, existem decks Agressivos que perdem de decks de combo, que por sua vez perdem de decks de Controle que por sua vez perdem de decks agressivos. Óbvio, as coisas não são tão simples assim, mas essa seria uma essência básica, que acaba funcionando num ambiente Vintage.


Agora, muitos de nós já ouvimos falar dos decks "aggro-combo", como é o Elfs Ball no t4, que pode tanto combar como ser um deck de elfos beatdown, ou então o antigo Reveillark, que era um Control que eventualmente poderia combar.

Mas a grande estrela desse artigo não é nenhum desses, e sim o Control, em seus diversos aspectos.

Existem diversos decks de controle, porque existem diversas formas de se controlar um oponente. E ainda existem MUITOS decks que agem como "aggro-controls", ou seja, são decks agressivos que possuem alguma forma de controlar seu oponente. Mas quais são os modos de controlar seu oponente?


Board Control

O Board Control é o modo mais clássico de controlar seu oponente. Se seu deck utiliza uma Cólera de Deus ele é o que? Controle! Some a isso alguns Oblivions Rings e mais algumas remoções, e você terá um ótimo deck de controle.

O chamado Board Control costuma ser forte contra decks agressivos, pois ele costumará controlar as criaturas, embora tenha como lidar com outros tipos de permanentes. É importante saber lidar com esses tipos de permanentes, para evitar que uma carta como uma Bitterblossom ou uma Mobilization ganhe o jogo sozinha contra você.



Hand Control (Disruptions)
Um "Hand Control" seria uma espécie de deck de descartes. Você não precisa se focar nisso, mas o Rats da época de Investida/Mirrodin por exemplo era um bom exemplo. Coloque algumas Duress, outras Cabal Therapy, some alguns Ratos e pronto, seu deck já possui um bom Hand Control. Esse tipo de controle não é tão bom contra aggros, que tem cartas com pesos "iguais", mas é muito forte contra decks de controles, já que você ganha o poder de escolher o que ele terão ou não na mão, e ótimo contra decks de combo que possuem cartas chaves (que podem ser tiradas). É muito comum você ver "aggros-control" com 4~8 disruptions, atualmente temos os Thoughtseize, que servem para você ter algum elemento de controle em meio a suas cartas agressivas.

Land Control (Lockers)
Uma ótima opção é você "lockar" seu oponente. Que adianta as melhores cartas já lançadas, se você não tiver manas para jogá-las? E para fazer isso, tanto faz se você vai destruir os terrenos do oponente com criaturas, com mágicas ou com terrenos. A pior parte é que as vezes você nem vai ter que destruir, apenas alguns "lockers" já servem, como é o exemplo de Rishadan Port. Icy Manipulator, e os mais pesados Tangle Wire e Mishra's Helix.


Stack Control
Esse ganha o prêmio de chatisse. Desde os mais primórdios tempos as pessoas gostam do Stack Control, que se baseia em controlar tudo aquilo que passa pelo stack, através de proibições. Sim, estamos falando de Counterspell, Cryptic Command, Mana Leak e outras cartas que anulam mágicas. O melhor do stack control é a possibilidade do fator blefe. Descartes são essencialmente feitiços, assim como sweepers (cartas que limpam a mesa), portanto seu oponente sabe o que aconteceu, mas ele não sabe se você realmente possui o counter ou não. A partir daí, tudo fica mais difícil para ele, porque esse é o foco do artigo:

ESCOLHAS!

Seu jogo é feito de escolhas. Se você joga no automático, você não faz escolhas (ou pelo menos não pensa antes de cada uma delas). Se você não está pensando, você está jogando errado (a menos que você acredite que o deck "é isso", e qualquer jogador, por melhor que seja, faça as mesmas jogadas que você está fazendo.

Agora, se você discorda disso, você chega ao ponto em que estou discutindo. Não é só você que tem que fazer escolhas para jogar direito, seu oponente também precisa, e se você tira as escolhas dele, ele obrigatoriamente se torna um jogador automático. É baseado nisso que vale a pena você ter elementos de controle. O deck de fadas por exemplo, ele pode se comportar como aggro, com mãos que contenham 3 criaturas por exemplo, mas sempre com alguma Spellstutter ou mesmo uma Broken Ambitions que te deixe em posição de escolher se a escolha de seu oponente poderá entrar em jogo. Outros, como o BW preferem utilizar o supracitado Thoughtseize ou um Sculler, que limitam as jogadas de seu oponente tirando as cartas que você julga te trazerem mais problemas.

Outros ainda optam por combinações simples entre Fulminator Mage e Reveillark, as vezes com o auxílio de um Manekin. Por mais que você não deixe seu oponente sem terrenos, uma atrapalhadinha você vai dar, e é só o que você precisa, de algum tempo que atrapalhe o seu oponente (que fez todo um plano de jogo e agora terá que fazer uma readaptação para jogar com um terreno a menos do que o previsto) para poder fazer sua jogada.

Enquanto seu oponente fez suas escolhas baseado nas informações que tinha, você vai lá e o atrapalha, anulando uma criatura que ele esperava na mesa, matando uma criatura que ia ser um bloqueador essencial ou descartando aquela mágica que ele queria fazer em seu turno.

Magic não é um jogo solitário, e por isso não se trata apenas de suas escolhas, mas também das escolhas do seu oponente. Como você não pode prever o futuro, vale a pena utilizar elementos de controle mesmo em decks que aparentemente não precisam deles.

E lembrem-se que mesmo no Zoo, usavam Vindicate e agora usam Gaddock. Cartas que servem para atrapalhar seu oponente, mesmo num deck que teoricamente deveria funcionar como "mindless aggro".

Existem decks com poucos ou nenhum elementos de controle, como é o caso do Affinity, mas preste atenção aos Canonist do side, e perceba que sem elementos de controle, é muito difícil que um deck obtenha bons resultados.



Venho mais uma vez me desculpar pela demora para atualizar. Viajei no último fim de semana, estive treinando para o PTQ (que por sinal, não consegui a vaga :/) e a faculdade anda apertando nesse começo de semestre, mas já já estarei voltando a programação normal. =)

Comentários abaixo! Abraços e obrigado a todos aqueles que lêem o blog!

2 comentários:

  1. muito bom o texto, dar uma controlada no adversário sempre vale a pena ^^
    e de quebra ainda tive uma idéia do q vou fazer no deck do concurso =P

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  2. eu atualmente to jogando com um deck azul-vermelho-preto. é uma combinação arriscada pois muitas vezes não tenho as manas que quero, mas ultimamente desde a última vez que mechi no deck (proporção de magicas e terrenos) esse problema tem desaparecido (devido à grande quantidade de terrenos especiais), mas basicamente sou um agro-control, ataco diretamente com magias vermelhas e pretas, criaturas voadoras e criaturas efeito (caçador de sangue, diabos queimados de piche, lançador de fúria e por aí vai) e controlo usando a parte azul e chata de meu deck para finalizar com ataques diretos dos planeswalkers ou de meus monstros grandes ou enchendo o terreno de fichas de criatura baratas.

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