terça-feira, 14 de abril de 2009

Ao Vencedor, as Glórias!

E aqui segue o corpo do e-mail, nas próprias palavras do vencedor!


Sarkhan Vol.dec v.1.0

4 Birds of Paradise
1 Llanowar Elf
4 Bloodhall Ooze
4 Nantuko Husk
4 Sprouting Trinax
3 Scarland Trinax
3 Murderous Redcap
2 Siege-Gang Commander

4 Thoughseize
4 Bitterblossom
4 Sarkhan Vol

4 Karplusan Forest
3 Llanowar Wastes
1 Sulfurous Spring
3 Twilight Mire
2 Graven Cairns
2 Fire-Lit Thicket
1 Auntie's Hovel
3 Treetop Village
2 Forest
1 Mountain
1 Swamp

A idéia que guiou a produção deste deck foi a interação entre cartas consideradas boas quando lançadas (Sarkhan Vol e Bloodhall Ooze) e outras cartas pouco jogadas no Standard. O deck é um híbrido muito agressivo, que é capaz de suportar o início de jogo de decks rápidos (como Kithkin e red-based decks) e pressionar quem der qualquer brecha.

O deck leva o nome do planinauta RG e todas suas habilidades caem como uma luva no deck: dar +1/+1 e ímpeto faz com que cartas que põem fichas se tornem muito mais violentas (ver Bitterblossom, Sprouting Thrinax e Siege-Gang Commander); pegar uma criatura do oponente não só tira um bloqueador e te dá um atacante, como também pode crescer o Nantuko Husk (e Scarland Thrinax) sendo, virtualmente, uma removal. Por fim, fazer 5 dragões 4/4 voar é como declarar Good Game em um número absurdo de situações - principalmente quando você tem outro Sarkhan Vol na mão.

Se acabo de explicar a forte interação de Sarkhan com boa parte das cartas do deck, existem várias outras sinergias que tornam muitas criaturas que seriam sub-optimals em estrelas: Bloodhall Ooze cresce com grande parte das cartas e muitas delas dão +2/+2 por turno para ele - tornando-o um desafio à altura de Imagem do Destino. Um Bloodhall Ooze com um Thrinax em 2 turnos já é uma criatura 5/5, deitando praticamente todas as outras do formato. Além disso, fazer no segundo turno um Bloodhall Ooze + Bitterblossom para acompanhar a Birds do primeiro é ter um início de jogo difícil de ser superado por praticamente qualquer deck do formato e exige que o oponente pare de se desenvolver para buscar respostas (remoções). Outra criatura pouco vista e que é protagonista do baralho é Nantuko Husk, que combinado com os geradores de fichas (Bitterblossom, Thrinax e Siege-Gang) pode acabar com a vida de qualquer jogador. Husk com Sprouting Thrinax na mesa corta metade da vida inicial, implicando em muitos chump blocks do outro lado. Assim, o Sprouting Thrinax também se dá bem com a maior parte do deck, aumentando o Ooze, tornando o Husk mortal e providenciando tokens para um forte ataque ao lado do Sarkhan Vol. De todo modo, sozinho ele pára um número alto de ameaças como Kithkins e criaturas dos Red decks (como Boggart Ram Gang e Shambling Remains), deixando muitos saprófitas para contar história. Se o Scarland Thrinax não tem a explosão do Folhelo Nantuko, ele cumpre o seu papel de comer criaturas pegas pelo Sarkhan e pode ser, a longo prazo, mais eficiente, já que coloca marcadores... e além disso ele dá um pump poderoso no Ooze.

Cartas mais óbvias como Birds of Paradise, Elves of Llanowar estão para acelerar um bom início e depois podem virar comida das suas criaturas ou mesmo ganhar um pequeno pump do Sarkhan. Bitterblossom é Bitterblossom, o melhor gerador de fichas do Standard (do Magic?) e sempre que ele está na mesa (e você não estiver praticamente morto) ele lhe fará grandes favores, podendo punir o oponente via pump do Sarkhan Vol (digamos que você tem 2 fichas e acaba de colocar a terceira - com o Vol, ao invés de atacar com 2 1/1, você ataca com 3 2/2, causando o triplo de dano) ou melhorando o Husk / Scarland. Murderous Redcap supre a deficiência de removals do deck (que no mais das vezes se limitaria ao planinauta com uma criatura que tenha "sacrifício" como habilidade), podendo também inflar o Husk / Scarland duas vezes ou ser sacrificado para o Siege-Gang, aumentando o seu efeito. Thoughseize entrou na lista como forma de lidar com threats do oponente antes dele jogá-las, mas ajudou pouco em vários games e resolvi tomar uma postura mais pro-ativa, cortando-o da lista. A lista acima eu testei um pouco contra 3 decks (um 5cc igual ao do Nassif no PT-Kyoto, um Blightning e um Kithkin). Nela eu ainda considerava usar várias cartas que logo vi que não pertenciam ao baralho, como Mycoloth (que pesava mais o baralho e tornava os removals do oponente bem mais fortes) e Goblin Assault (que atrapalha o Redcap e o Commander, bem como satura o custo 3 do deck e não interage bem com o Ooze) - essas eu nem testei, no "goldfishing" elas foram já cortadas.

A versão que joguei contra Boat Brew (RW) foi a 2.0, abaixo:

4 Birds of Paradise
2 Llanowar Elf
4 Bloodhall Ooze
4 Nantuko Husk
4 Sprouting Trinax
3 Scarland Trinax
4 Murderous Redcap
3 Siege-Gang Commander
1 Shriekmaw

4 Bitterblossom
4 Sarkhan Vol

4 Karplusan Forest
4 Llanowar Wastes
1 Twilight Mire
2 Graven Cairns
3 Fire-Lit Thicket
2 Auntie's Hovel
3 Treetop Village
2 Forest
1 Mountain
1 Swamp

O que motivou a mudança foi ver que, em boa parte dos jogos (mesmo contra o 5cc), eu preferia e desejava comprar uma carta que participasse das interações do deck e fortalecesse o "overall" do que eu me propunha fazer. Se eu precisava, em muitos jogos, fazer um acelerador no primeiro turno, resolvi colocar mais um Llanowar Elves. O quarto Redcap é porque ele é bom em praticamente todos os matches, aumentando minhas criaturas e matando as do oponente (ou atirando na cara dele). Além disso, a possibilidade de fazer ele no terceiro turno (via BoP) para acompanhar uma ameaça do segundo, limpando o bloqueador, abre o caminho para o jogo agressivo, desenvolvendo minha mesa e atrasando o jogo do oponente. Por fim, em um número alto de partidas eu desejei comprar o Siege-Gang no late game e fazer ele no quarto-quinto turno também é muito forte, especialmente se tivermos um Sarkhan Vol em jogo. Dois Commanders eram pouco e por isso aumentei para três, que parece ser um número bom. O Shriekmaw veio por causa da falta de removals no deck e como forma de lidar com o muito desagradável Burrenton Forge-Tender, imune ao Vol, Redcap, Siege-Gang e sempre bloqueador de Thrinaxes e Oozes. Uso apenas um no deck porque usar mais significaria cortar cartas que desempenham um papel já definido no plano de jogo. Acabou que o Shriekmaw não veio em nenhum jogo.

Por fim, paro de falar de minhas escolhas (algo que não deixou de ser um "card-by-card") e vou descrever as partidas contra os decks. Não tinha um sideboard ainda e ele foi montado após esse conjunto de jogos. Ele está no final, mas não terei tempo de testar partidas com ele. Dos seis decks que quis testar (Fadas, 5CC, Blightning, Kithkin, Boat Brew e BW Tokens) pude jogar contra 4. Fadas não me parece um match fácil, mas depende da lista do oponente (a tradicional ou a nova voltada para ganhar de Vocanic Fallout e os outros hates) e as listas sem Scion of Oona / Sower of Temptation me parecem muito mais tranquilas de lidar, pelo simples fato do Scion atrapalhar boa parte do seu jogo (como deixar as fadas dele maior do que suas fichas e ser jogado em resposta à segunda habilidade do Sarkhan ou a "comes into play" do Redcap). BW Tokens parece complicado também, porque o que realmente atrapalha este deck são os pumpers de fichas, que fazem que as do oponente fiquem melhores do que as suas. Se o jogo dele vier perfeito, com Blossom, Procession, Antífonas / Ajanis, simplesmente não dá. Sem testes, parece-me o match mais difícil. Os outros quatro decks do tier 1 do Standard que considerei foram justos, com alguns possíveis equívocos do lado de lá da mesa, frente um baralho desconhecido (difícil de culpar o oponente quando ele não sabe o que eu posso comprar / ter na mão).

O deck de Sarkhan Vol pode ser um tier 2 consistente, mas não acredito nele disputando nas primeiras mesas dos principais campeonatos, porque perder para fadas e BW Tokens - dois decks muito populares - não coloca boas credenciais. Mesmo que isso deponha contra minha decklist, é bom dizer e lembrar que não fiz playtests contra eles.

Contra 5cc (versão do Nassif PT-Kyoto)

Primeiro jogo:

Eu começo abrindo mana birds e ele faz vivid creek-vai. Faço Thoughseize (tirando comando azul), Bitterblossom contra uma reflecting pool do lado dele. No terceiro turno (sabendo da Broken Ambitions na mão dele), eu faço apenas um Nantuko Husk, Birds desvirada. Ele joga outra Reflecting Pool. Eu ataco com o Husk e uma ficha de fada, sendo a última bloqueada por um Plumeveil (Husk infla antes do dano ir p/ a stack, oponente vai a 16). Jogo um Sarkhan Vol pós-combate (p/ não tomar a Ambitions) e ele responde com uma Wall of Reverence em seu turno (volta a 20 de vida). Na minha vez, o Vol pega a Reverence e ataco com outra ficha de fada + Husk - novamente, a ficha é bloqueada e o Husk ganha +4/+4 (ficha e Reverence), oponente vai a 14, eu faço o Bloodhall Ooze que comprei e passo. Ele faz Volcanic Fallout ficando na minha mesa apenas o Husk e a Blossom; na dele o Plumeveil (ele tem dois manas untapped e 12 de vida). No meu turno, jogo um Sprouting Thrinax e ataco com o Husk, que leva a barreira embora com o sacrifício de um token de fada + Thrinax (sobrando 3 tokens em jogo). Oponente volta de Broodmate Dragon e eu ataco com o Husk e as fichas: como tenho 4 fichas em jogo (3 do Thrinax e uma de fada), ele bloqueia o Husk em um dragão e uma ficha 1/1 em outro. Antes do dano ir p/ a pilha, sac. em duas fichas, ele vai a 10 e um dragão morre. Eu jogo um Mourderous Redcap (ele vai a 8) e tomo na volta um Ultimato Cruel, voltando para ele o dragão, comprando cartas e aumentando a vida dele. Eu perco um token, os lands que tava segurando na mão (tinha comprado vários terrenos até aqui) e já estou a cerca de 10 de vida. No meu turno, compro um Sarkhan Vol que já pega o token de dragão dele e ataca com todo mundo (1 Husk, 1 dragão, 1 redcap e 1 ficha), levando ele a 4 de vida e sacrificando o dragão no pós-combate. Na volta ele faz outra Wall of Reverence, deixando 4 manas em pé, obviamente p/ o comando azul, que aparece na minha fase de combate p/ o Fog. Eu coloco counter no Sarkhan e ele faz o Broodmate Dragon na volta, indo a 9 de vida e ficando com 2 terrenos desvirados. Eu faço outro token de fada, compro um siege-gang commander, que entra recebendo +1/+1 e haste do Sarkhan: ataco com o Husk, o Redcap e o Sieg-Gang - todos 3/3 -, mais 3 fadas 2/2 e 3 goblins 2/2, ganhando o jogo.

Este jogo foi definido pelo início de Blossom+Husk (que se provou muito difícil p/ ele lidar) e as compras tardias do segundo Vol e do Siege-Gang Commander, que superaram a boa curva dele de Plumeveil no terceiro turno, Reverence no quarto, Volcanic Fallout no quinto, Broodmate Dragon no sexto, Cruel Ultimatum no sétimo... Detalhe: a Birds de primeiro turno permitiu que eu jogasse ao redor da Broken Ambitions sem ter que perder Tempo.

***

Ele faz vivid e eu mana bloodhall ooze. Na volta, ele faz filter UR e minha blossom é anulada por Broken Ambitions. No terceiro turno, tento um Sprouting Thrinax pré-combate, por causa de Plumeveil. Como a carta resolve, eu não ataco e passo o turno. Eot ele faz um Esper Charm, comprando 2 e fazendo a Wall of Reverence no turno dele (ele volta a 20). No meu turno, faço Scarland Thrinax + Llanowar Elves, antes atacando ele com ambos 3/3, levando-o a 17. Nos meus outros 3 turnos compro apenas terreno e recebo 3 Cryptic Commands, o suficiente para ele ter todo o tempo do mundo para voltar a vida ao inicial (e acima, dado o Plumeveil que ele resolve), desenvolver a mana base e zerar meu bloodhall ooze, quando o mesmo já estava 7/7. Então a situação é: do meu lado, Scarland Thrinax, Ooze (1/1), Sprouting Thrinax e Llanowar Elf... do lado dele, Plumeveil, Wall of Reverence, muita vida e terrenos. Meus próximos dois turnos são compras de Bitterblossom e Redcap, facilmente superados pelo Terror no Ooze (que se preparava p/ voltar às paradas de sucesso) + Wall of Reverence em um turno, Broodmate Dragon no outro. O Esper Charm na Blossom selou a vitória dele, pois já não era possível passar por 3 barreiras (que ganham 8 de vida por turno) enquanto tento defender de 2 dragões.

***

Esse jogo eu mulligo uma mão pouco agressiva de 4 lands, Husk, Vol e Sieg-Gang, em favor de uma com 2 terrenos, uma birds, um bloodhall ooze, Blossom e Nantuko Husk, algo como um "god-draw". Faço mana-birds, mana ooze-blossom e meu oponente segue o vivid dele com uma Reflecting Pool. Eu ataco com o Ooze 3/3, faço terreno-Nantuko Husk. Ele dá um Esper Charm na Blossom e leva do Ooze 5/5, Husk e fada, indo a 9. Thoughseize no meu turno retira o Camando azul e vejo Wall of Reverence, Mulldrifter, Esper Charm e terrenos. A Wall of Reverence aparece e coloca ele a 10 de vida. Comprar um Vol, agora é GG e várias cartas simplesmente me ganhariam no turno seguinte caso ele não comprasse um Comando para o Fog-Bounce (era o caso de um Sprouting Thrinax ou Sieg-Gang Commander). Ele bloqueia o Husk e toma 7 do Ooze, indo a 3... eu faço Redcap que comprei, levando ele a 1, sac o redcap p/ o Husk, oponente vai a 0.

Esse jogo é difícil de comentar, pois eu abri uma das mãos mais absurdas do deck e, mesmo o oponente tendo uma mão boa, era impossível para ele não perder esta.

***

O quarto jogo ele começa com 7 contra o meu mulligan para 5: abro de Treetop-vai, land vai, 3 turno Sprouting Thrinax (que recebe uma Broken Ambitions), 4 turno Sarkhan Vol (aqui tomo o Comando Crípitico), 5 turno Nantuko Husk versus um Mulldrifter do lado dele. Ele faz um Broodmate Dragon e ganha o jogo anulando mais uma ou duas mágicas.

Se no jogo anterior eu tive a mão que pedi a Deus, neste o mulligan para 5 me deu uma mão lenta que foi facilmente parada pelo meu oponente.

***

No quinto jogo (sem mulligans) eu fiz Llanowar Elves e ele ilha Pithing Needle nomeando o Husk. Eu fiz um Sprouting Thrinax que viu apenas uma filter land UW do lado dele. No terceiro turno, Thoughseize (Wall of Reverence descartada, contra 2 Mulldrifters e 1 Volcanic Fallout, visto que ele não teria mana p/ jogar o Fallout naquele turno) e Bloodhall Ooze fizeram as vezes da casa, com o Thrinax levando-o a 17. Ele evoca o Mulldrifter e, no meu turno, o Sarkhan Vol aparece p/ colocar ele a 7 de vida, com o pump no Thrinax, no Ooze (3/3) e no Elves. Ele não possui mais saída com 4 terrenos na mesa e morre em seguida.

Aqui é provável que ele tenha errado ao fazer a Needle p/ o Husk e não p/ o Vol (olhando depois é fácil...), mas dois dos outros jogos que eu ganhei o Husk apresentou um forte papel e, sendo o meu deck um rogue, ele pode ter dado um valor maior ao husk do que ao Vol. Anyway, se eu tivesse o Husk de segundo turno, a jogada dele certamente me atrapalharia, mas um Sarkhan na mesa também é muito perigoso p/ o oponente. A velocidade e consistência do Thrinax e do Ooze levaram o jogo, acelerados pelo Llanowar Elves. A compra dele também foi um pouco lenta e com a base de mana mais fraca. Comigo começando, talvez uma mão dessas seja um mulligan para ele, mas é difícil de saber.


Total: 3-2
***

Contra Kithkins:

Ele começa de mana Stalwart, mana Wizened Cenn, contra meu mana Birds, mana Nantuko Husk. Ele volta com o absurdo do Spectral Procession e eu tiro o Wizened Cenn dele com o Murderous Redcap. Como ele volta de Ajani Goldmane e Cloudgoat Ranger, eu pereço.

Simplesmente o melhor jogo possível de Kithkins contra este deck: os testes mostraram que o jogo contra Kithkins é um jogo de atrito, que muitas vezes você ganha com criaturas grandes e ele com superioridade numérica combinada com os "pumpers" (como Wizened Cenn e Ajani Goldmane).

***

Eu começo de Treetop vai, ele de Figure of Destiny. Faço uma Bitterblossom de segundo turno e ele faz Wizened Cenn. Eu jogo um Scarland Thrinax e ele faz o Knight of Meadowgrain. Em meu turno, Sarkhan Vol entra em jogo e rouba o Wizened Cenn, que dá um marcador +1/+1 p/ o Thrinax. Ele pumpa a Figure no eot, faz um Windbrisk Heights, outro Wizened Cenn e me passa o turno. O Vol rouba o novo Cenn - ambos vão juntos para o cemitério e um Redcap da minha mão derruba o Figure of Destiny. As fichas de fada entram na red-zone com o Thrinax 4/4, causando mais um pouco em meu oponente. Um Ranger of Eos pega 1 Figure of Destiny e 1 Forge-Tender, que entra pronto para parar o Thrinax. Eu faço um Bloodhall Ooze + Nantuko Husk, ficando sem business spells e os tokens de fada continuam voando em cima dele. Ele faz a Figura do Destino com manas suficientes para deixá-la 4/4 ainda naquele turno. Eu compro Thoughseize e mando no oponente, levando um Path to Exile em resposta no Husk e não descartando nada. A combinação de Bloodhall Ooze (3/3 e aumentando), Murderous Redcap e Scarland Thrinax (agora 5/5) seguram o chão sem dificuldades contra o Knight, o Ranger of Eos, a Figure e o Forge-Tender... mas o tempo não é infinito pois a Figure estará absurda em um instante - as fadas colocam ele já abaixo dos 10 de vida. As fadas continuam causando por cima (ele bloqueia uma na Figure que fica 8/8) e, como nos próximos dois turnos nenhum de nós compra nada, as fadas ganham o jogo.

Esse jogo foi ganho pela Bitterblossom, basicamente. Cartas como o Sarkhan Vol ajudaram muito, removendo dois Wizened Cenn da mesa dele (e colocando 2 marcadores +1/+1 na minha criatura), mas do lado dele o Ranger of Eos voltou todo o gás, atrasando muito o jogo. No final do jogo, quem comprasse melhor poderia virar a coisa toda (se eu comprasse o Siege-Gang Commander ou um Sarkhan; se ele comprasse um Cloudgoat Ranger...), mas como tivemos compras fracas (ele comprou apenas uma removal e eu um Thoughseize), ganhei com a vantagem da Blossom.

***

O terceiro jogo ele começa de Windbrisk Heights, eu faço mana birds. Ele faz Knight of Meadowgrain, eu faço Sprouting Thrinax. Ele faz outro Knight of Meadowgrain, eu faço o Murderous Redcap removendo um Knight. No turno dele, ele faz Wizened Cenn, Windbrisk Heights e Path to Exile no Thrinax, atacando 3. Eu compro e faço Husk+Bloodhall Ooze, esperando manter ele na mesa por um pouco de tempo. Ranger of Eos do outro lado (buscando Forge-Tender e Figure) encontra um Sarkhan Vol do meu, que rouba o Cenn e propicia o ataque do Husk 4/4. Ele faz um Spectral Procession, Forge-Tender e Figure. Eu roubo a figure no Sarkhan, faço o Sprouting Thrinax e bato com o Husk 2/2. Levar o Husk pode significar a morte dele (o Thrinax dá +8/+8, tenho ainda o Ooze, o Redcap, o Cenn dele e a birds em jogo), então ele bloqueia em uma ficha. Não importa: ele me ataca com 3 criaturas, fazendo um Cloudgoat Ranger de um Windbrisk Heights e um Ajani Goldmane de outro. GG.

Basicamente, o jogo estava razoavelmente equilibrado antes de pularem Ajani e Cloudgoat na mesa, mas o Forge-Tender que veio do Ranger of Eos reduziu a minha pressão (Ooze) e ele teve tempo de fazer uma mesa vitoriosa.

***

O quarto jogo eu fiz mana Thoughseize (tirando Spectral Procession), mana Blossom, mana Nantuko Husk. Mas ele começou muito bem de Stalwart e Wizened Cenn, com Unmake para o meu Husk. No quarto turno fiz um Sprouting Thrinax que levou Path to Exile, enquanto ele mandava uma Figure of Destiny na mesa. O PtE me deu o terreno para fazer o Siege-Gang Commander e me preparei para mudar um pouco as coisas, mas o Ajani Goldmane dele continuou me colocando na parede. O Sarkhan Vol que eu tinha na mão não parecia capaz de fazer muita coisa (e a birds que eu comprei, menos ainda), mas minha mesa podia conseguir certo tempo com as fichas. Ele faz um Knight of Meadowgrain e ativa o Ajani uma segunda vez, deixando o Stalwart 5/5, o Cenn 4/4 e a Figure 5/5, com 3 manas em pé e ataca com tudo. Eu consigo derrubar o Cenn e dar chump na Figure, mas os meus "life points" estão diminuindo e tenho pouco na mesa. Compro um Nantuko Husk que faço, esperando poder combinar ele com o Vol caso eu dure um pouco mais. Mas acaba que não dá para segurar e eu perco.

***

Aqui eu tenho um novo bom começo, com mana birds, mana Sprouting Thrinax, mana Sarkhan Vol dando pump (sem atacar, o plano é outro...). Ele faz mana Stalwart, mana Knight of Meadowgrain e no terceiro turno faz uma Figure of Destiny + outro Knight of Meadowgrain. Eu jogo um Redcap, removendo um Knight of Meadowgrain e colocando outro marcador no Vol (6 marcadores agora). Ele joga o Ajani Goldmane, infla as criaturas dele e bate com o Knight of Meadowgrain, que dou chump na birds. No meu turno, dou o Ultimate do Sarkhan Vol, faço outro Sarkhan Vol e bato 25 pontos de dano contra os 23 de vida dele :D

Total: 2-3

***

Contra Blightning:

Ele começa de Figure of Destiny e eu vou de mana birds - a Birds logo recebe um Tarfire (que ele usa para revelar para um Auntie's Hovel) e eu dois de dano do Kithkin Espírito. Faço Bitterblossom e levo um Blightning, descartando dois terrenos. Vou a 12 na minha manutenção e jogo um Sprouting Thrinax. No turno dele, após pensar muito, ele ataca com a Figura - eu jogo o Thrinax e o token de fada nela, que fica 4/4 e a fada morre p/ um Tarfire. Meu Thrinax deixa 3 tokens 1/1 em jogo e é meu turno. Vou a 11 e faço e Nantuko Husk Bloodhall Ooze, ficando sem nada na mão. Ele faz um Boggart Ram Gang e pensa um bocado... passa o turno. O Bloodhall cresce e minha vida diminui. Eu compro land, seguro na mão, ataco com a fada e passo. Ele faz um Blightning (vou a 7) e eu descarto o terreno. Ele joga um Goblin Outlander e passa. Agora eu tenho 6 de vida e sinto que não dá mais para ficar enrolando - nós dois estamos sobrevivendo das compras e se ele topdecka um Flame Javelin eu estou 99% morto. Faço o Murderous Redcap p/ tirar o Outlander e ataco com as fadas pelo alto, o Bloodhall Ooze (5/5) e o Nantuko Husk pelo chão, ficando 1 fada e 3 saprófitas para bloquear. Ele bloqueia o Nantuko Husk no Ram Gang (eu inflo comendo um saprófita) e no final do turno perco o Husk. Ele está a 12, compra, faz outra Figura do Destino (com mana p/ crescer duas vezes). Eu faço o Scarland Thrinax que comprei e ataco com tudo. As Figure boqueiam o Ooze (que deita uma delas e cresce o Thrinax) e, no próximo turno, após comprar um terreno, ele concede.

Jogo difícil que um topdeck bem dado ganharia para qualquer um dos lados (Flame Javelin de lá, Sarkhan Vol ou Siege-Gang de cá). Acabou que a Blossom e o Thrinax seguraram ele no início e ajudaram no late game, deixando o Bloodhall Ooze imenso.

***

No segundo jogo ele também vem de mana Figure, enquanto eu faço uma Treetop Village. No segundo turno ele joga um Goblin Outlander e eu novamente tenho Bitterblossom. Ele me ataca a 16 e faz um Blightning, me levando a 13 e deixando minha mão menor. Eu jogo Scarland Thrinax e levo um Boggart Ram na volta, que me coloca a 9 - 8 na minha manutenção. Faço um Sarkhan que pega o Ram Gang e dá um marcador para o Thrinax. Ele infla a Figure no end of turn e mata o Sarkhan com um Tarfire. Deixa as manas p/ inflar a Figura em pé (ou era o que eu achava). No meu turno eu faço outro Sarkhan e pego a Figura, atacando ele com ela, as fadas e o Thrinax (contra o Outlander solitário). Ele bloqueia a Figura, que passa p/ o Thrinax antes do dano ir para a pilha. No final do meu turno ele manda um Flame Javelin na minha cabeça e no turno dele manda outro. GG.

***

Essa ele foi com uma mão fraca e a minha estava muito boa, então acho que não dava para ele mesmo. Eu começo de mana birds e ele faz Acampamento Ghitu. Eu volto de Sprouting Thrinax e ele de Goblin Outlander - é bom colocar a pressão e eu ataco ele, enquanto faço um Nantuko Husk e Bloodhall Ooze. Ele faz um Ram Gang que jamais conseguirá me segurar - na verdade, o Ram Gang se junta ao Sarkhan Vol, atacando o Outlander solitário com Sprouting Thrinax, Bloodhall Ooze (3/3), Nantuko Husk e o Ram Gang. Ele concede pois não tem mais como lidar com tantas threats.

Acredito que essa mão deveria ser um mulligan para ele, pois com a maior parte das minhas compras ele não teria como lidar e o melhor plano para o jogo dele é me vencer no início ou me colocar a pouco de vida p/ topdeckar um burn. Ele começou a jogar no segundo turno com um two-drop fraco, então não é o melhor dos começos.

***

Ele faz Mogg Fanático no primeiro turno que mata a minha birds (eu vou a 19), enquanto ele joga uma Figure of Destiny, que fica 2/2 quando eu não jogo nada no meu segundo turno. Ele faz um Shambling Remains e me coloca a 17, eu faço um Nantuko Husk que morre para um Tarfire e a Figure fica 4/4 - eu estou a 9 e jogo outro Nantuko Husk, que leva um Flame Javelin e eu morro pouco depois.

***

Eu começo de mana Llanowar Elves e ele manda um Tarfire (revelando p/ a Auntie's Hovel) no meu acelerador. Eu mando uma Birds e Bloodhall Ooze e ele faz Figure of Destiny. O Bloodhall Ooze fica 2/2 e leva ele a 18, eu jogo um Sprouting Thrinax e Thoughseize, que tira um Boggart Ram Gang. De criatura ele fica com apenas um Shambling Remains, mas possui alguns burns (Flame Javelin e Blightning). Ele me faz um Blightning aproveitando que eu não tenho muita coisa na mão, mas eu volto ele de Murderous Redcap tirando a Figure e, com um Ooze 4/4, Sprouting Thrinax e ele só de Shambling Remains e burns na mão, o jogo é meu: o Javelin tira o Ooze no turno dele, no meu eu faço um Siege-Gang e levo ele a 6, ele compra e concede.

***

Total: 3-2

Contra RW:

O primeiro jogo eu faço mana birds de uma Karplusan Forest, indo a 19. Ele faz Figure of Destiny (todos os decks usam isso??) e eu volto de Scarland Thrinax.
Ele faz Knight of the White Orchid e eu jogo um Murderous Redcap no meu turno: mato o Cavaleiro, sac p/ o Thrinax (3/3 agora), persiste volta o goblin que mata a Figure. Ataco com o Thrinax e estamos a 17 (ele), 18 (eu). Ele faz outro Knight of the White Orchid (pegando uma plains dessa vez) e um Mogg Fanático, deixando a plains desvirada. No meu turno eu jogo um Sprouting Thrinax e ataco com o Scarland, que toma um Path to Exile. Ele faz um Reivellark no turno dele e passa o turno. Eu jogo Nantuko Husk e passo, indo a 14 do Reivellark. Um Ajani Vengeant entra e fecha um terreno meu, mas um Sarkhan Vol que cai do meu lado promete mudar muita coisa: pego o Lark dele, atacando com o Elemental o planinauta e ele com o Husk + Sprouting Thrinax. Ele não bloqueia: sacrifico a birds para o Husk, causando 7 nele e tirando o Ajani da mesa. Sacrifico o Lark para o Husk e volto a BoP + Scarland Thrinax. Praticamente nada salva ele da situação em que está e, ao comprar um segundo Reivellark, ele perde. GG.

***

No segundo jogo ele faz mana Figure (como sempre...) e eu faço mana Llanowar Elves. Os Elves morrem para um Fanático e a Figura me ataca 2/2. Eu faço Treetop Village vai. Ele faz terreno, infla a Figure e me coloca a 13 (eu tomei um de pain p/ fazer os Elves). Eu faço um Sprouting Thrinax que recebe um Path to Exile no turno dele. Vou a 9 e ele faz um Spectral Procession. Eu jogo um Siege-Gang Commander, dou chump na Figure com um token e levo 6 do ar. Ele joga Ranger of Eos, pegando Figure e Forge-Tender (perde land drop). No meu turno eu jogo um Murderous Redcap, causando 2 na Figure, mais dois quando o Redcap é sacrificado p/ o Siege-Gang (a Figure morre) e o persist tira uma ficha voadora. Fico com 1R aberto e passo o turno. Ele faz o Forge-Tender e novamente perde o land drop, me atacando com as fichas pelo céu e o Ranger of Eos pela terra. Existem várias listas de Boat Brew, algumas com Banefire, outras com Flame Javelin ou Incinerate (mesmo que dejam poucas) e isso confunde algumas situações do jogo. Decido bloquear com um token de goblin, que atiro em uma ficha do céu. Vou a 5, ele faz um White Orchid para resolver a "zica" dele e coloca a Figura do Destino na mesa. Compro e faço um Nantuko Husk, deixando 3 manas em pé, que podem tanto ativar a Treetop como atirar um goblin. Com o terreno do White Orchid ele faz um Reivellark, torcendo para eu não ter um Sarkhan Vol. Eu não tenho o Vol e o Forge Tender dele implica em mim perder 3RRR mais três crituras para tirar o Lark, que voltaria o Tender e a Figure. Desse modo, ele ganha o jogo.

***

Eu vou de mana Birds e ele faz mana vai. Eu volto de Sprouting Thrinax e ele joga uma Mind Stone. Bloodhall Ooze aparece aqui e ele vai a 17. Ele joga um Ranger of Eos, pegando um Forge Tender e uma Figure of Destiny. Ok, eu faço o meu Sarkhan Vol, que infla o Ooze, o Thrinax e a Birds, atacando ele para 9 de dano. Com 8, ele faz um Ajani Vengeant que manda uma Lightning Helix no Bloodhall Ooze. Com 11, ele não parece ser páreo para o Nantuko Husk que eu faço, inflando todo mundo com o Sarkhan e atacando a cara dele com tudo. Como ele morreria se o Husk passasse (por causa do Thrinax), ele o bloqueia. Depois do dano ir para a pilha, sacrifico a Bop p/ o Husk, que tira o Ruel e sobrevive. No turno dele ele não faz feio: manda um Path to Exile no Husk e o Ajani fecha o Thrinax. Ele faz o Forge Tender em conjunto com a Figure of Destiny, legado do Ranger. Não muda muito, pois o Sarkhan libera seu Ultimate e coloca 5 fichas 4/4 fly em jogo. Ele compra e concede.

***

Ele começa com Mogg Fanático e eu de Treetop Village. Ele faz Mind Stone e me coloca a 19, eu volto de Bitterblossom (finalmente nesse match!). Ele faz Ajani Vengeant, fechando um terreno meu e eu vou a 16 na manutenção. Uma fraqueza do deck é a ausência de 2-drops e eu passo o turno novamente. Ele fecha o mesmo terreno (uma Llanowar Wastes), faz Spectral Procession e não ataca na minha ficha de fada. Com 15, jogo um Nantuko Husk e troco uma ficha de fada por uma de espírito, preocupado com o Ajani. Ele manda outro Spectral Procession e de repente fico feliz com ele não poder mandar o Ajani branco (se é que ele usa). O Ajani RW vai a 6 tokens e começa a ameaçar um Armageddon do meu lado. Eu jogo um Bloodhall Ooze + Sprouting Thrinax, atacando o Ajani branco e comendo uma ficha de espírito. O Ajani Vengeant vai a perigosos 7 de lealdade para segurar o Nantuko Husk e ele joga uma Figure of Destiny. Troco duas fichas de fada por fichas de espírito e a esta altura tenho por volta de 10 de vida. Tanto as Lightning Helix quanto o Armageddon são muito perigosos - o Thrinax ataca o planinauta. Ele bloqueia na Figura, que cresce p/ 4/4 e me dá 3 fichas 1/1. Faço um Redcap, que remove 2 de lealdade do Ajani e é sacrificado p/ o Husk, voltando e derrubando a Figure. O perigo agora está nas Lightning Helix do Ajani, que combinadas com a Blossom podem me matar. Ele passa a segurar as fichas de epírito para se defender e não ataca (ao invés disso, quebra a Mind Stone e logo joga um Ranger of Eos, que pega 2x Mogg Fanático). O Ajani manda uma Hélice na minha cabeça e vou a 6 - 5 na minha manutenção. Compro uma BoP e ataco o Ajani com Nantuko Husk, fichas do Thrinax, redcap e Treetop Village - O Ooze 5/5 ataca ele, que vai a pouco menos de 20. Ele perde o Ajani. Eu faço a Bop e tenho bloqueadores suficientes para o turno dele, trocando as fichas de fada pelas de espírito e a Bop pelo Ruel. Com 2 Mogg na mesa, eu virtualmente tenho 3 de vida - 2 na minha manutenção. Compro um Scarland Thrinax e ataco com tudo. Ele bloqueia o Husk e o Ooze (7/7) e toma do resto, mandando os mogg na minha cara. Tenho 2 de vida e ele compra. Se vier Ajani Vengeant, o quarto fanático, Ruel (caso ele use 4 fanáticos, de fato) um burn ou Reivellark ele ganha. Se não, eu ganho. Ele compra uma Mind Stone e cicla. Vem uma Rugged Prairie. Ufa.

***

Eu mulligo e novamente ele joga o Fanático de primeiro turno e eu tento dar um slow play no meu Bloodhall Ooze, fazendo mana vai. Ele faz White Orchid e me põe a 19, eu faço Bitterblossom e passo. Vou a 16 e ele resolve uma Spectral Procession. Jogo um Nantuko Husk e passo o turno, tomando um Path to Exile nele e uma montoeira de dano (bloqueio o fanático em uma fada), indo a 10 - 9 na minha manutenção. Ele colocou uma Figura do Destino do lado dele e eu um Scarland Thrinax + 2 Bloodhall Ooze do meu - o plano é trocar fada por espírito e segurar o chão com Thrinax + Oozes (2 graças ao terreno do Path to Exile). A Imagem fica 2/2 no final do meu turno e ele ataca com tudo. Fada bloqueia espírito e cresce o Thrinax que bloqueou o Orchid (antes do dano ir para a pilha por causa do First Strike). Um Ooze bloqueia a Figure para salvar um pouco de vida. Ele faz Reivellark e torce para eu não ter Sarkhan Vol. Eu tenho, e ele toma o Lark que ataca o oponente a 16, deixa o meu Thrinax 4/4 e volta o Bloodhall Ooze. Ele compra e ataca com os espíritos - troco um em uma fada, deixando o Thrinax 5/5. Ele não faz terreno (ou seja, a Figura vai continuar 4/4), mas faz um Ajani Vengeant, que manda uma Hélice no meu Sarkhan Vol e o despacha. Um Ooze agora é 5/5 e o outro 3/3, junto com uma ficha de fada e o Thrinax 5/5. Sinto que o jogo pode mudar de direção e devo adotar uma postura mais agressiva. Compro uma Treetop Village e ataco o Ajani dele com o Ooze 5/5 (ele escolhe, ou perde o planinauta ou a Figura) e o leonino vai embora. A Treetop entra em jogo e no outro turno ele faz outro Ajani, dessa vez me mandando a pouca vida com a Hélice + Espírito (agora ele só tem 1 por causa das fadas). Com o Thrinax 6/6, Oozes 5/5 e 7/7, tenho pouca vida e precisava comprar outro Sarkhan Vol para ganhar ali mesmo. O Sarkhan não vem e ataco ele com tudo. Se ele tomar, vai a 6, que é o que ele faz. Ele compra o sexto terreno e faz Ranger of Eos para 2 Mogg Fanático, que me matam.

***

Total: 3-2

Após todos esses testes, acho que o deck possui uma chance no ambiente. Não vai quebrar o formato, é claro, mas torna-se mais uma opção divertida para surpreender por aí, principalmente pelas interações que o oponente, sem as conhecer, poderá baixar a guarda. Infelizmente, não tive tempo de testar o sideboard, que vai variar de acordo com o ambiente em que o baralho for utilizado. Mas um esboço fica aqui embaixo:

4 Vexing Shusher (Fadas / 5cc)
2 Shriekmaw (principalmente contra o Forge-Tender)
2 Gravepact (muito bom para o late game dos jogos de atrito, como Kithkin e Boat Brew)
3 Naturalize (para a Blossoms do Fadas e Blossom + Antífona do BW Tokens, sem contar o Sculler)
2 Pithing Needle (principalmente para os Ajanis, mas também para Figure of Destiny)
2 Xxxx - as cartas acima eu defini de acordo com as principais necessidades dos matches. Como o deck possui um estilo rogue e deve ser adaptado de acordo com o ambiente do jogador, deixo dois slots em aberto para que ele possa colocar duas cartas que sirvam em seu metagame. Caso seja necessário fazer uma sugestão dessas cartas, sugiro mais um Siege-Gang Commander (tem jogos que você quer muito comprar ele, e mais de uma vez) e outra Pithing Needle, pois o Ajani (principalmente o Goldmane) dá muito trabalho se ficar mais de um turno em jogo.













ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O CONCURSO:
  • Quando foi postado o resultado parcial na Ligamagic, o campeão estava apenas em terceiro lugar; o topo pertencia até então a Clisthenes Duarte, que acabou com o segundo lugar por apenas 5 milésimos;
  • Muitas pessoas enterraram suas chances de vitória por não terem enviado uma boa argumentação, ou mesmo não terem enviados argumentação alguma.
  • Um dos blogs avaliou as notas como de 0-5, e outro como de 0-10 (ao invés de 1-7), me forçando assim a obter uma média aritmética das notas. Depois com o resultado final, resolvi divulgar como notas de 0-10 mesmo, apenas a fim de ficar mais ilustrativo (pois a nota 6,9 não parece tão boa quanto a nota 9,9, por exemplo);
  • Eu recebi 8 PMSGs na Ligamagic e 19 e-mails me questionando e cobrando sobre os prazos que acabaram tendo pequenos atrasos. A grande maioria não participava do concurso;
  • Por medo de escolherem decks repetidos para a avaliação, ainda nenhum blog fez seu post sobre o deck favorito. Estou tentando resolver isso para que todos possam fazer suas postagens. =)

Não deixem de comentar, perguntar ou o que quer que seja!
Novamente, agradeço a participação de todos! E aguardem uma próxima versão/desfecho dessa (entrarei em contato com a Domain para tentar marcar o tal campeonato ao vivo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário