terça-feira, 3 de março de 2009

Personalizando seu Deck: Parte2

O link para a parte 1 desse artigo você encontra aqui. =)

Uma vez explicando todas as nuances que te levam às escolhas para a personalização do deck, nos resta agora pensar: Como vou deixar esse deck com a minha cara?

O principal fator para essa decisão é você "adivinhar" o metagame. Você precisa ter em mente o que você vai enfrentar, e precisa conhecer MUITO bem o seu deck.

É comum você ver pessoas falando que jogaram com o deck de tal top player em um campeonato, mas com modificações para enfrentar outro certo tipo de deck. O que você não percebe, é que essas mudanças não foram feitas com uma análise da lista apenas.

O primeiro passo para se modificar o seu deck é conhecê-lo dos pés a cabeça. Você não pode querer jogar "deixando a vida te levar". Você precisa saber o que você quer fazer, você precisa ter seu plano de jogo contra cada deck, e ver quais as suas fraquezas nesse plano.

Por exemplo, a fim de simplificar, digamos que eu esteja jogando de Fadas contra um MonoRed. Eu pretendo segurar o jogo, fazer uma Blossom no segundo turno para poder bloquear as criaturas mais fortes OU ter uma Broken Ambitions para anular uma possível threat. O plano da Broken Ambitions parece melhor se eu também tiver um terror, pois aí eu estaria protegido tanto contra o Boggart quanto contra o pump de uma Figure que a deixe 4/4. Eventualmente farei uma Mistbind ou uma Scion, conseguirei controlar a mesa e começarei a atacar.

Fugindo da idéia de ser ou não um bom plano, isso é o que eu pretendo fazer. A importância de um plano de jogo, é saber que uma mão que tenha 2 ilhas, 1 Pântano, 2 Spellstutter Sprite, 1 Scion of Oona e 1 Mistbind Clique, embora seja uma mão com terrenos e boas spells, foge do seu plano de jogo, e um mulligan pode ser considerado.

Lógico, se você já treinou bastante, você deve conhecer outros planos, e poderá assumir um risco de jogar com outro plano, etc, etc.

E aí vem um problema na hora de personalizar seu deck: Você pode tanto usar cartas que mudem seu plano de jogo como usar cartas que eventualmente ganharão o jogo.

Um exemplo funcional hoje em dia (ou a pouco tempo atrás) era usar uma única cópia de Loxodon Warhammer no deck de fadas. Perceba, você não pode colocá-lo no seu plano de jogo, pois você tem uma única cópia dele! Ele fica no deck para, eventualmente, você comprá-lo e ganhar uma vantagem imensa contra vários decks, que te permitirá mudar seu plano de jogo (ou até abandoná-lo!). Dá pra ter uma idéia do quão complexo é? Além do seu plano de jogo, você deve ter um outro plano para quando essa carta vem, mas ela não pode ser incluída num plano oficial! A exemplo do deck de Nassif, que usava uma Pithing Needle. Ele não pode incluí-la no plano de jogo dele, mas EVENTUALMENTE, quando ele comprá-la, ela será uma resposta para planinautas, Figure of Destiny... mas espera, a figura pode já estar fora de controle quando a Needle vier! Então, nesse caso, você teria um plano diferente se ela começa na sua mão ou se ela vem mais tarde no jogo! Pode-se dizer que no primeiro turno, se você sabe que seu oponente usa as figuras, seria bom nomeá-las, mas mais adiante, nomear uma Ajani seria mais vantajoso.

A idéia principal disso tudo, é que você PRECISA ter testado o deck para poder modificá-lo. Loxodon Warhammer é bom no fadas? Se você já testou o deck, e sabe que a fraqueza dele são os decks agressivos, notará que é (ou foi) uma boa idéia utilizá-lo. Mas se você nunca testou o deck, você não vai entender. E será que vale a pena tirar esse Loxodon para colocar alguma outra carta? Só testando!

Assim, como primeiro passo para modificar uma lista, encontra-se TESTÁ-LA, muito, contra vários decks. É importante dizer que em um ambiente lotado de Moggs Fanáticos, a força de Scion of Oona é reduzida. Ao mesmo tempo, contra o BW Tokens, a Scion é uma carta excelente. Se você testar o deck apenas contra um ou dois arquétipos, poderá cortar cartas importantes em outros matchs, então teste contra a maior varieadade possível!

Uma vez testado, procure as fraquezas. Você já não será mais um "aonde a vida me levar". Você saberá o que está fazendo, saberá as mágicas que joga, quando joga, porque joga. Procure decks que mesmo com um bom plano, continuam difíceis de serem batidos. É para ganhar desses decks que você modificará a lista. Mas lembre que usar Mark of Asylum porque você teme Firespout pode representar um GRANDE problema. Lembre-se que esse mesmo Mark of Asylum é um mulligan se você jogar contra Fadas ou BW Tokens, além de um topdeck inútil (pior que terreno) numa parte avançada do jogo. Ao passo que um Celestial Purge pode não ser ótimo, mas é ao menos aceitável contra 99,99% dos decks.

Esse é o segundo passo! Procurar cartas VERSÁTEIS, que além de cumprir o objetivo pela qual estão lá, terão utilidade em outros momentos do jogo! Se você ao menos tiver como se livrar de cartas ruins, ao estilo de Careful Consideration, a carta pode ser considerada, pois ela será uma carta que servirá ao menos para ser descartada (no exemplo).

Agora, além dessas opções, existem cartas que realmente mudam TODO o seu plano de jogo.

Nassif, por exemplo, optou por tirar as Cóleras para colocar as Wall of Reverence. Isso muda TODO o seu plano de jogo, do início ao fim! Você, sabendo que não pode mais contar com as Cóleras, sem dúvida pensará diferente sobre o que anular, o que deixar entrar em jogo, quando bloquear, etc! Outras cartas serão ainda "techs", que mudarão o modo de pensar.

Já faz um bom tempo, e eu joguei um Nacional (com um resultado ridículo, já que eu nunca havia draftado e não treinei porque não tinha dinheiro nem ambições, com direito a 0-6 na parte draft do evento). A minha vaga para o nacional, veio num regional que eu joguei de Affinity. A maioria das pessoas diziam que Affinity jogava sozinho, mas no regional, das 8 rodadas, 7 foram affinitys! E além disso, peguei outro affinity no top8! O que me rendeu mais vitórias, é um "combo" que até hoje funciona. Hoje, no T4, utilizam a carta Fatal Frenzy para dar um Alpha Strike com um Atog por exemplo. Na época, eu usava a carta Predators Strike para matar o oponente com o mesmo atogue. Era um plano totalmente diferente, porque os dois jogadores estavam na race, e quando eu atacava com o Atog, a idéia básica era bloquear com qualquer criatura, porque se ele passasse ele ganhava o jogo. O predators strike funcionava com um "não pode ser bloqueado", e NINGUÉM tinha resposta na época.

Isso é uma personalização da lista, porque eu sabia o que esperar, eram Goblins e Affinitys, e ambos perderiam para essa jogada. Fora o fator psicológico (porque meus oponentes tremiam perante a mana verde aberta). =)

Eu poderia tentar dar dicas, mas nenhuma delas seria boa o suficiente. Entendam, cada deck, com 2 ou 3 cartas mudadas, já tem uma estratégia TOTALMENTE diferente, e dependendo dessas duas cartas, já muda suas fraquezas e facilidades. Um fadas com 3 Sower ou 3 Vendillion Clique já tem TODA a sua estratégia mudada. O deck com Cliques tem mais força contra controls em geral, enquanto o com Sower é forte no mirror e contra decks mais aggros (exemplo apenas).

É por isso que não indiquei exatamente quais mudanças devem ser feitas, e sim quais os passos para se modificar. Verifique as forças e fraquezas do seu deck, imagine quais os seus oponentes, e depois disso, fortaleça seu baralho e deixe-o com a sua cara. Você geralmente vai mais errar do que acertar, mas mesmo com erros, alguma coisa você deve conseguir, e em cada acerto, um campeonato será vencido. =)

Espero que tenham gostado, sugestões sobre listas para serem modificadas, ou comentários de qualquer tipo, deixem abaixo!

2 comentários:

  1. parabens!!
    gostei que vc posto hj!!

    meu deus!

    a cada dia eu aprendo mais aqui!


    vc pode me tirar uma duvida antiga???

    qual e o metagame do T1.5??


    FLW

    ResponderExcluir
  2. Interresante o post, esses pontos quevc levantou com certeza são os pontos fundamentais para se fazer um deck competitivo. Tenho jogado a pouco tempo, e vejo que essas dicas estão me sendo muito valiosas. um abraço e continue com o bom trabalho

    ResponderExcluir