segunda-feira, 2 de março de 2009

Personalizando seu Deck: Parte1

Muitas pessoas devem conhecer o deck QnT, para os que não o conhecem, podem ver uma análise profunda do deck (pré-conflux) aqui. Esse artigo foi escrito por mim mesmo, mas já faz um bom tempo (dia 15/11/2008, para ser exato. ^^ ).

Desde quando escrevi o artigo, o mundo mudou. Surgiram vários decks Lark-Based (decks baseados na carta Reveillark), inclusive o temível deck-to-beat Vengeant Lark. Fadas perdeu um pouco de seu poder com tantos decks caçando-o, mas continua como um deck excelente, assim como o temível BW Tokens.

No meio de tantas novidades, o 5cc (pseudônimo do QnT atualmente) começou a se moldar, e parecia já ser uma má opção. A partir daí, surge, do nada, uma nova versão muito diferente do 5cc, que você pode ver direitinho uma análise no blog Breeding Pool (aguardo o $$ do merchandising^^).

Pode-se notar a grande diferença da lista por mim postada no primeiro artigo com a do campeão, mas a verdade é que MUITA coisa mudou. Broodmate começou a jogar no lugar do Cloudtresher, Cóleras não são mais usadas, e até a estratégia mudou um pouco. A única constante é a presença de cartas one-of. Mesmo nessa lista do Nassif, existem 3 cartas one-of, são elas Pithing Needle, Terror e Celestial Purge. Eu tenho minhas teorias para o porque dessas cartas. Na minha opinião ele buscou usar Hates de maindeck que não fossem inúteis a ponto de poder custar um jogo. Por exemplo, ele tem 2 hates para Ajani Vengeant, o Purge e a Needle. Da mesma forma, se fossem dois purges, ele teria problemas contra um deck de Bant ou um BG Elfos (que vão pouquíssimas permanentes pretas), mas se ele usasse duas Pithing Needles, ele não poderia destruir uma Bitterblossom por exemplo.

Aí você vai dizer, "Pow, mas ele tem UM celestial purge, como ele vai destruir uma Blossom desse jeito?". Notem que ele pode anular a Blossom, e também destruí-la com o Esper Charm, o Purge é APENAS mais uma opção, é uma carta que ele QUER ter, porque ela pode vir, mas ela não precisa necessariamente vir, e uma segunda cópia dela é desnecessária. Eventualmente, caso ele a compre, ela terá altas chances de ser boa (exceto contra um Bant, por exemplo ;P ).

A questão é: As cartas que ele usou como One-Of SEM DÚVIDA foram baseadas no ambiente que ele esperava encontrar. O que era imaginado (e muito bem imaginado por sinal) eram sem dúvidas o RW Lark, o BW tokens, Faeries, Blightning e QnToasts. Tanto ele esperava QnT que ele usava 4 Scepter of Fugue no sideboard!

Agora, principalmente "pensando pequeno", todos nós sabemos que em nossa loja que jogamos, nem todos tem todas as cartas. Talvez os jogadores da Domain se compliquem, porque lá tem MUITA gente, e as vezes aparecem ainda pessoas novas, então o ambiente se torna mais imprevisível (na verdade, previsível, pois as pessoas se baseiam nos torneios grandes para a escolha de seus decks). Outras lojas "menores" (e são muitas essas), acabam vendo cerca de 10~15 figurinhas carimbadas, pessoas que jogam sempre com o mesmo deck, porque é o deck que elas tem! Muitas pessoas gostam inclusive de preparar seu deck para o ambiente da loja em que jogam (eu não iria de MonoRed se na loja tivessem 8 jogadores de Kithkins, por exemplo).

E mesmo se não pensarmos pequeno, é razoável imaginar que um 5cc que bate nos 3 melhores decks do ambiente (ok, era o Nassif pilotando, mas o deck não pode ser ruim, certo?) estará mais presente, certo? Ao mesmo tempo em que aumentam os 5cc desse tipo, diminuem os RW, BW e Fadas, e com o sumiço desses decks, o 5cc perde sua força! Com eles perdendo a força, os RW, BW e Fadas voltam a jogar, e junto com eles, os 5cc que ganham deles! Entendem onde quero chegar? Isso é um carrossel que não para de girar até que alguém consiga quebrar o metagame (um deck que ganhe do 5cc E TAMBÉM dos RW, BW e Fadas).

Sendo assim, o deck dele foi o ideal, e deve ter ganho até por ter conseguido adivinhar o metagame (coisa que muitos players devem ter tentado, mas apenas ele conseguiu).

Essa mesma lista que ganhou o torneio ontem, não é a mais eficaz para o torneio de amanhã, graças a maldita globalização. =)

E é baseado nisso tudo que acabei de dizer, que vou escrever a parte dois desse artigo, dando dicas para personalizar o seu deck, tanto com techs como com cartas do ambiente. Na idéia inicial, eu ia falar tudo aqui mesmo, mas para justificar o porque de personalizar o seu deck ao invés de jogar com o deck que foi campeão, acabei me prolongando demais, e acredito que o texto ficará cansativo demais se for postado em parte única.

Não percam, amanhã, todas as dicas necessárias para poder personalizar o seu deck e deixá-lo com a sua cara, ao mesmo tempo em que o prepara para enfrentar o metagame, que é sem dúvidas o problema principal dos jogadores que querem ganhar um regional para iniciar seu sonho de top player.

Obrigado pela audiência, comentem abaixo! =)

EDITED: adicionando link para a parte2.

4 comentários:

  1. Mto lúcida a análise, no aguardo da 2ª parte!

    ResponderExcluir
  2. concordo com o jandira!


    ta muito bom esse blog!!


    e chineis, nao acho que ficaria cansativo ler tudo de uma vez!

    mas de qlqr forma, espero amanha!

    flw

    ResponderExcluir
  3. Opa, muito legal o blog!

    Hoje estou começando a fazer um também sobre o formato Pauper.

    Curti e vou seguir!

    Lacobos

    http://pobre-magic.blogspot.com/

    ResponderExcluir