quarta-feira, 18 de março de 2009

Os Melhores Jogadores da História!

Quem leu esse título pode estar achando que estou me referindo a alguns pro-players que vêm se destacando, mas não. Esse post vem de uma idéia inicial, do post do Fox no MastigandoNaQuintaFeira. Afinal, é normal vermos comentários sobre goleiros, Marcos x Rogério Ceni, Peter Cech x Buffon, e por aí vai. Quando saímos desse foco, partimos para Ronaldo x Kaka x Zidane, que são jogadores totalmente diferentes! E é disso que quero tratar, de nossos Zagueiros, Meio-Campos, Atacantes e mesmo nossos goleiros!

Após tanta analogia, finalmente explico que esse post visa falar de criaturas, mas não com uma abordagem estratégica, e sim uma abordagem histórica, para que você saiba melhor sobre as melhores criaturas que já existiram, e o que fez elas merecerem um título.


Alguém já parou para pensar no papel das criaturas no Magic? Elas são importantíssimas, e um deck costuma ter 2 estratégias, ou ele usa criaturas de força pequena e média em alta quantidade para matar seu oponente ou então ele utiliza poucas criaturas de poder elevado para que essas finalizem o oponente depois de suas jogadas terem controlado a partida.

Existem sim, alguns POUCOS decks que não utilizam criaturas. Eles tendem a combar, ou simplesmente usar terrenos que viram criaturas para matar seu oponente. Isso deixa o Magic legal, essa versatilidade, mas esses decks são raras exceções.

E vendo o valor das criaturas, acabo não vendo por onde começar. Eu diria que sou competitivo a relativamente pouco tempo, mas participo de um ambiente competitivo desde a época de Invasão/Odisséia. O que sei de antes disso é puramente teórico, mas foram muitas as histórias ouvidas, e tendo que o ambiente t4 atual vem de Investida para frente, acredito que o texto se encaixe legal. =)

Mas as minhas primeiras citações são anteriores. Embora um deles tenha sido relançado, a história de Espectro Hipnótico e Espectro Flamejante merecem ser citadas. São criaturas que uma vez na mesa, fazem tudo que você quer: Minam os recursos de seu oponente enquanto causam os pontos de dano desejados. Eles só precisam atacar uma vez para que seu oponente já esteja em desvantagem, afinal, qualquer remoção nele já é um 2-por-1 se você já descartou uma carta. Esse tipo de vantagem funciona excepcionalmente bem contra decks de controle ou combo, e fazem ambos merecerem a citação.

Falando em Card Advantage, que tal uma feitiço com corpo? As criaturas com efeitos de CiP (Comes Into Play), ou seja, aquelas que realizam um efeito quanto entram em jogo, tem um poder também gigantesco! A primeira a ser citada será o Avalanche Riders. Ele simplesmente é um feitiço com corpo, e uma remoção nele te leva a situação de 2-por-1. Imagine-se com 2 criaturas na mesa, e seu oponente tem 3 terrenos, esperando para usar a cólera no próximo turno. Esse é o momento em que você, além de atrasar um turno da cólera, ainda consegue causar 2 pontos de dano a mais. Pode ser ruim?

E que tal uma criatura que dê uma card advantage de verdade? Estou falando exatamente do mago preto mais popular de todos, o Confidente Sombrio. Criado por Bob Maher, já fez muitas pessoas dizerem que ele é uma das melhores criaturas que já existiram, embora ele nunca faça coisa alguma. Essa frase parece estranha? Não está. Ele nunca faz nada, porque ele possui um alvo GIGANTESCO em sua testa, e quase nunca fica na mesa para realizar seu efeito. Não é pra menos, pois uns 2 ou 3 turnos dessa habilidade funcionando bastam para decretar uma vitória. É MUITA vantagem.

Outra criatura que teve seu impacto na época foi o Wild Mongrel. Sinérgico com as habilidades de Madness (Loucura), com a habilidade de Recapitular, de Treshold, e melhor que tudo isso, uma criatura 2/2 de duas manas sem NENHUMA desvantagem, pelo contrário! Numa época em que as melhores remoções eram Terror e Slay, além de algumas mágicas de dano, o Mongrel era quase imortal. Melhor ainda, ao se salvar, ele ganhava mais poder para causar alguns pontos de dano a mais! Ele sem dúvida marcou na história, e só não ganhou o prêmio MVP por muita época por causa de um amigo muito sorridente...

O que acham de uma criatura que só precisa atacar uma vez para matar seu oponente? Parece forte? Eu sei que Phage não é muito boa, mas Psychatog é! Ele simplesmente era um "must block", porque se você não bloqueasse, você estava morto! Não, você não matava seu oponente no quarto turno, mas quando ele atacasse pra valer, você estava morto!

Preciso agora falar de uma dupla dinâmica, que me parece Bebeto e Romário. Embora um deles seja muito mais badalado, ambos marcaram história juntos, tanta a baixinha Birds of Paradise como o menos badalado Llanowar Elves. Enquanto a Birds consegue consertar toda a sua curva de mana, os Elfos possuem seu valor justamente por serem Elfos. Em meio a tantos "lords" que melhoram os poderes dos elfos, isso é uma vantagem maior do que o 1 localizado no poder. Veja-os como armadores, eles não marcam e não fazem gols, mas boa parte das jogadas só acontece graças a eles.

Mas quem disse que criaturas boas trazem card advantage, tem habilidades ativadas ou desencadeadas, ou qualquer coisa do tipo? Para aqueles que ainda não sabem de quem eu quero falar, é dele, o único, o que mais causou impacto, a forma disforme de poderes altíssimos: Tarmogoyf!

Qualquer barulho que eu faça em volta dessa criatura não será o bastante, porque ele simplesmente jogou MUITO em TODOS OS FORMATOS que já jogou. Block, t1, legacy, t2, t4, não importa! Tarmogoyf é tarmogoyf, e se é válido no formato, joga.

Outra dupla que deu o que falar, inclusive ganhando um deck (cujo nome era Finkula) é o Meddling Mage (carta do invitational, feita por Chris Pikula) e Shadowmage Infiltrator, criado por Jon Finkel. Um deles consegue irritar mesmo seu oponente, travando um combo ou impedindo certas mágicas de seu oponente. O outro é simplesmente uma máquina de vantagem, com sua evasão para não ser bloqueado e suas compras a todo turno para te trazer a vantagem necessária. Desnecessário dizer que Finkula se refere a Finkel e Pikula, o nome dos dois jogadores. Isso basta pra mostrar o valor deles?

E que tal uma criatura que tanto pode ser agressiva como pode te garantir um fôlego a mais? Baloth Voraz jogou na maioria dos Green-Based decks, e continua a jogar, mesmo que a beira de sua queda para o vintage.

E que tal um goleiro que também faz gols? Mogg Fanático é uma criatura atacante, que depois vira um goleiro, conforme a definição do mastigando. =)

Eu adoraria não citá-lo, mas Icorídio merece! Seja no deck de Dredge ou seja em agros da época, que também contavam com Braids e Nantuko Shade, Icorídio sempre teve seu valor e praticamente possibilitou um arquétipo, mais do que suficiente para merecer uma citação.

Alguém tem dúvidas que magos são os melhores tipos de criatura? Se sim, dê uma olhada também nas novas Vendilion Clique e Spellstutter Sprite. Enquanto a Spellstutter anula mágicas de custo 1 e 0, o que é muito forte no ambiente atual (e mais ainda no vintage), a Vendilion tem um poder gigantesco. Ela é tanto agro, tirando uma carta do oponente e sendo um 3/1 que ataca feito no passe, como também é um bloqueador surpresa que tira outra threat da mão do oponente. Ambas já tem seu valor no legacy e no t4, além de participarem do deck to beat no T2. Embora sejam novas, já começam a marcar seu espaço na história do Magic!

Muitas outras criaturas tiveram seu valor ao longo da história. Squee, Yavimaya Elder, Spiritmonger, Glacial Wall, Sakura-Tribe Elder... é quase impossível falar de todas elas, por isso vou encerrar por aqui o artigo!

Espero que tenham gostado, e não se esqueçam de comentar!

5 comentários:

  1. Bem legal o texto...
    Sempre tive curiosidade para saber como eram os tempos antigos do magic, já que jogo e leio seriamente sobre o jogo a pouco tempo...

    ResponderExcluir
  2. Quase achei você ia falar de outra coisa, que eu quero fazer na semana que vem no Mastigando. Mas gostei do artigo, só falta mesmo uma seleção olimpica ai. Coloca a escalação!!!!
    huahua
    fox

    ResponderExcluir
  3. Eu só queria saber porque voce tava com vontade de excluir o icorideo...

    ResponderExcluir
  4. Caraca que blog feio cara poxa se esforça mais ,ou vai ajuda o fact or fiction ,vc ganha mais rsrsahahaaha abraços for all

    Até +

    ResponderExcluir